Conhecida pelo fascínio que desperta em seus visitantes, Praga é apelidada de “cidade dourada” em razão de suas cores, que, quando contrastadas com o nascer e o pôr do sol, assumem uma beleza incomparável. Inclusive, turistas de todo o mundo admitem tratar-se de uma das mais belas cidades da Europa, título em muito validado pelo patrimônio arquitetônico local.
A Praça da Cidade Velha é um dos mais populares pontos turísticos de Praga. É onde estão situados prédios em estilos arquitetônicos variados, como a Catedral Týn, gótica, e a Igreja de São Nicolau, barroca. A culinária local também é destaque nos bares e restaurantes locais.
Na praça da Cidade Velha, uma das principais atrações turísticas é o Relógio Astronômico, o medidor de tempo mais famoso do mundo, construído em 1338. A dica é estar por perto em alguma hora cheia, entre 9h e 23h, para assistir ao desfile dos 12 apóstolos, que saem com cornetas e sinos de uma portinha que se abre na fachada, perto dos ponteiros do relógio. Vale, ainda, subir na torre para ir ao museu e ter uma vista panorâmica do centro da capital tcheca.
Bem próximo à Praça da Cidade Velha fica um outro lugar que vale a pena entrar no tour: o bairro judeu. A região é carregada de história, já que, no século X, foi o único lugar no qual os judeus podiam morar dentro de Praga. Por isso, é onde ficam as principais sinagogas da capital, além de um dos cemitérios mais antigos do mundo.
Além de ser o mais antigo cemitério judeu do mundo – em uso do início do século XV até 1787 –, é reconhecido por ser muito diferente de qualquer outro. Por se tratar do único local em que judeus podiam ser sepultados, é composto por centenas de lápides colocadas umas sobre as outras. Estima-se que mais de 10 mil pessoas foram enterradas lá. Em uma de suas extremidades, podem ser encontrados, ainda, restos de vários rolos da Torá e de livros de oração judaica que foram arrancados e incendiados.
A Ponte Carlos, a principal e mais antiga de Praga, carrega uma história curiosa. Foi inaugurada por Carlos IV no dia 9 de julho de 1357, às 5h31. O dia e o horário, escolhidos por ele com base em crenças supersticiosas, formam uma pirâmide crescente e decrescente numericamente: 1 – 3 – 5 – 7 – 9 – 7 – 5 – 3 – 1. Vale destacar que a atração é imperdível para quem gosta de admirar o pôr do sol. A garantia é de momentos e fotos incríveis.
Com mais de 450 mil metros quadrados de área, esse Patrimônio Mundial da UNESCO é uma das construções mais grandiosas da era medieval. Mais parecido com uma pequena cidade, o conjunto tem ruas, casas, palácios, museus e igrejas. É nele que estão localizados: a Catedral de São Vito; o antigo Palácio Real de Praga; o Jardim Real; a Rua do Ouro; a Basílica de São Jorge; o Palácio do Arcebispo; a Torre de Pólvora Mihulka; a Torre Negra; o Palácio de Sternberg; o Palácio de Lobkowicz; e a Torre Daliborka. Uma visita imperdível.
Atração número um do Castelo de Praga, a Catedral de São Vito não perde em imponência para o seu vizinho. Para se ter uma ideia, as suas torres chegam a medir 100 metros de altura: não à toa, trata-se da maior catedral da República Tcheca. Ela é toda construída em estilo gótico e abriga o túmulo de São Venceslau, de São João Nepomuceno e do Rei Carlos IV, bem como as joias da coroa. De cima de uma de suas torres, é possível avistar o ponto mais alto de Praga.
Diferentemente do que o nome propõe, a Casa Dançante é um prédio ocupado por escritórios. Outra característica peculiar é que é composta por 99 painéis de concreto de formato irregular, que exigem uma cofragem individual. O edifício também nunca foi pintado, mantendo o aspecto rústico que reflete um estilo desconstrucionista de arquitetura. Além de admirá-lo por fora, é possível subir até o seu último andar e conhecer o restaurante de influência francesa.
Para relaxar e contemplar a mais bela vista de Praga, a pedida é o parque Letná. Além dos passeios pelas áreas gramadas ou pela avenida arborizada, vale deliciar-se com uma bebida no famoso jardim da cerveja. Se o desejo é de um café ou um bolo, ou mesmo um jantar, o pavilhão Hanavský tem as melhores opções. O prédio de ferro fundido pseudo-barroco, construído no final do século XIX, oferece terraços muito charmosos.
Em Praga, o Beer Spa é outra das atrações que merece atenção. Sua proposta, embora seja de promover relaxamento, como em qualquer spa comum, tem um toque inusitado. Nas banheiras, a água dá lugar à cerveja, que também pode ser consumida da torneira que fica na borda. A experiência pode ser compartilhada por até três pessoas, tornando-se ainda mais divertida.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br