O trem do fim do mundo - Revista Meu Clube Bancorbrás

O trem do fim do mundo

O trem do fim do mundo
Conheça essa aventura por um dos lugares mais incríveis da Argentina
12 de setembro, 2024

Que tal, na sua próxima viagem, escolher um passeio com muita cultura e cheio de histórias? Estamos falando do “trem do fim do mundo”, em Ushuaia, um programa maravilhoso na terra dos nossos hermanos.

Localizada no extremo sul da Argentina, Ushuaia recebe o apelido de fim do mundo por ser a cidade mais austral do planeta. O passeio tem caído nas graças dos brasileiros pela receptividade da população local e por outras belezas da Patagônia. O trajeto é feito em uma locomotiva que percorre o apaixonante Parque do Fogo e atravessa grandes montanhas de neve e lagos congelados que são verdadeiros presentes da natureza.

O trem do fim do mundo
Visitante apreciando a vista em Ushuaia, província da Terra do Fogo, na Argentina (Créditos: Freepik/irabrester)

De presidiários a turistas 

Atravessando as terras patagônicas, você pode conhecer mais sobre o passado do lugar. A locomotiva começou a funcionar em 1909, servindo ao propósito exclusivo de transferir presos até o presídio de Ushuaia. Em 1952, sua estação foi reformada completamente, usando madeira para preservar o seu estilo tradicional. A melhor época para visitar é no inverno, de junho a setembro, quando a neve toma conta do horizonte e forma verdadeiras obras de arte naturais.

O passeio se assemelha a uma vigem no tempo, cada quilômetro percorrido é um relato diferente sobre a história local. O trajeto dura 1 hora e 30 minutos e, ao todo, possui 7 quilômetros de extensão. Fique atento, pois são apenas três horários de saída da locomotiva e seu comboio de Ushuaia até ao Parque Nacional da Terra de Fogo. Ao chegar ao destino final, explore o parque ou permaneça no trem para voltar até o ponto de partida.

Os custos do passeio são variados, entretanto, saiba que será preciso fazer dois pagamentos na estação Fim do Mundo: um na embarcação e outro na entrada do Parque Nacional da Terra de Fogo. O pagamento é necessário mesmo que você não desça no parque. O trem oferece diversas classes, com diferentes tarifas, e o pagamento pode ser feito antecipadamente, por meio do site oficial, ou na hora. A escolha fica por conta do turista.

 

O trem do fim do mundo
Linda vista do Parque Nacional da Terra do Fogo, Argentina (Créditos: Freepik/ Intelekio)

Estação Fim do Mundo 

O passeio começa a 10 quilômetros da cidade de Ushuaia, na estação Fim do Mundo, os quilômetros finais são em uma estrada de chão, porém de fácil acesso. Ao chegar à estação, você verá a belíssima decoração, com objetos históricos da estrada de ferro e dos antigos presidiários que habitavam lá, como os antigos uniformes usados por detentos do século passado.

Ao longo de todo o percurso, são narrados fatos marcantes sobre sua paisagem e história. Mas você não fala espanhol? Não se preocupe, as explicações estão disponíveis em sete línguas. É só pegar fones de ouvido, selecionar o seu idioma e curtir a viagem – esse fato demonstra a tamanha receptividade do povo local com os turistas. Conforme o trem percorre os trilhos, chegamos a um dos pontos altos do passeio: a passagem pelo Bosque de Lengas e pelas águas encantadoras do Río Pipo.

Estação Macarena

Sem parar, a locomotiva segue adiante atravessando as belezas da cidade. Ao chegar à Estação Macarena, o trem faz uma breve parada de 15 minutos. Aproveite essa pausa para conhecer as cascatas que nomeiam a estação. Trata-se de um excelente local para fazer fotografias das cascatas ou apenas vislumbrar o horizonte coberto de neve e esbarrar em vestígios das tribos indígenas que habitavam a região.

O trem do fim do mundo
Cachoeira Macarena, entre a floresta do Parque Nacional da Terra do Fogo, Argentina (Créditos: Freepik/picardophotography)

Cemitérios de Árvores 

O trem prossegue o passeio, avançando em direção ao interior do Parque Nacional da Terra do Fogo. Nessa etapa do trajeto, se destaca o Cemitério de Árvores – o local, como diz o nome, é um verdadeiro cemitério de árvores a céu aberto. Devastado por causa dos cortes e das extrações de madeira na época em que os presos habitavam a cidade, na região encontramos vestígios de história.

Parque Nacional da Terra do Fogo 

O trem do fim do mundo
Paisagem na província de Terra do Fogo, Argentina (Créditos: Freepik/bydronevideos)

A chegada ao Parque Nacional da Terra do Fogo marca o fim do passeio. Agora o turista pode conhecer as belezas escondidas no local ou retornar até a primeira estação. O parque costeiro tem mais de 60 mil hectares de extensão, com uma rica vida selvagem. Além disso, há inúmeras lagoas e baías – uma mais bonita que a outra.

Ushuaia

ushuaia
Cidade de Ushuaia, na Terra do Fogo, Argentina (Créditos: Freepik/bydronevideos)

Além do passeio, a cidade no arquipélago da Terra do Fogo oferece várias opções de turismo, uma delas é a Ilha do Pinguim. O local é habitado por esses animais e é conhecido por suas excursões ou caminhadas entre eles. Os passeios devem ser marcados com antecedência devida à alta demanda.

Entrando agora na gastronomia, o prato mais tradicional dessa região é o cordeiro fueguino. A carne assada na fogueira fica tão macia que não precisa nem de faca para cortá-la. Os frutos do mar também são muito presentes no cardápio ushuaiense, especialmente a merluza negra, iguaria local. Mas, como bons argentinos, a parrilla não pode ser esquecida quando se trata de gastronomia.

Não perca a oportunidade de fazer o passeio no “trem do fim do mundo”, com suas belezas naturais e histórias cheias de cultura. Consulte a Bancorbrás Turismo e conheça esse destino que, apesar de perto do Brasil, é diferente de tudo que você já viu. Boa viagem!

Tags:

Shopping Basket