Viajar pode ser uma boa oportunidade para expandir seus conhecimentos sobre diversos assuntos, entre eles, a história do nosso país. Desde a chegada dos portugueses, em 1500, o Brasil recebeu diversos povos que impactaram a nossa formação cultural. Que tal conhecer as cidades brasileiras que preservam toda essa história em suas igrejas, seus casarões e suas diversas atrações?
Confira dez lugares para conhecer as origens e a formação do Brasil.
Fundada durante o Ciclo do Ouro, em 1711, Ouro Preto está a 100 km de Belo Horizonte. Nela, você encontra um belo acervo da arquitetura e da arte colonial brasileira ao caminhar pelas pequenas e seculares ruas de paralelepípedo do seu centro histórico. A visita aos vários casarões coloniais, às igrejas e às esculturas de estilo barroco transportam você para o Brasil Colônia. O Museu da Inconfidência, por exemplo, conta a história de um dos capítulos mais importantes do Brasil, quando Tiradentes e seu grupo lutaram pela independência. A cidade também abriga várias esculturas de Aleijadinho, que podem ser encontradas em igrejas como a Matriz de Santo Antônio.
Repleta de casarões, igrejas e esculturas barrocas, a 189 km de Belo Horizonte, fica São João del-Rei. Além das atrações históricas, a cidade tem uma vida noturna agitada, na qual é possível encontrar variedade de restaurantes, bares e rodas de samba. Inclusive, muitas pessoas aproveitam a cidade para curtir o Carnaval.
Mas a grande atração de São João del-Rei é o passeio no trem Maria Fumaça. Em cerca de 1 hora, é possível fazer uma viagem até a cidade de Tiradentes (MG), o que é perfeito para admirar todas as belezas naturais de Minas Gerais e aproveitar toda a elegância desse transporte secular.
Para quem quer conhecer as obras do grande mestre da escultura Aleijadinho, a cidade de Congonhas, em Minas Gerais, é o destino certo. A cidade reúne um acervo e tanto do artista. Na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, é possível admirar as 12 estátuas em pedra-sabão que representam profetas em tamanho natural. A Basílica ainda abriga 64 imagens, esculpidas em cedro, em tamanho natural e pintadas pelo Mestre Ataíde.
Alcântara abriga um conjunto de mais de 300 pontos históricos. Por isso, é conhecida como “a cidade que parou no tempo”. Afinal, apenas caminhando, é possível conhecer diversos casarões, igrejas e ruínas de edifícios que foram construídos em momentos importantes da história, como a Casa do Imperador, que começou a ser construída para receber D. Pedro II; logo em frente, encontra-se o Convento do Carmo e as centenas de anjos talhados em seu altar; e, no fim do passeio, é possível ir à praia e visitar a base de lançamento de foguetes de Alcântara.
Cachoeira é um dos principais pontos turísticos da Bahia e carrega o título da cidade baiana que mais preservou sua identidade cultural e histórica. Às margens do Rio Paraguaçu e a 130 km de Salvador, foi lá que ocorreram os primeiros movimentos para as lutas contra os portugueses na busca por independência.
Fora a beleza dos casarões e das igrejas coloniais muito bem conservadas, existem dois pontos turísticos que você precisa visitar: a Casa do Licor, que é referência na produção dessa bebida no Brasil, e a Fábrica de Charutos Dannemann, que foi fundada em 1873.
Conhecida como a primeira cidade planejada do Brasil, Rio de Contas nasceu como um pequeno povoado chamado na época de “Pouso dos Crioulos”, fundado por escravos fugidos ou alforriados. Anos depois, com a descoberta do ouro na região, ganhou o título de cidade, passando a se chamar Rio de Contas.
Além de preservar boa parte da história do Brasil e ter um rico patrimônio, a cidade chama a atenção pelas suas belezas naturais, como as cachoeiras, que ficam a apenas 3 km do centro da cidade. Por isso, é considerada um dos tesouros da região da Chapada Diamantina.
Petrópolis abriga um dos maiores patrimônios históricos do país. O clima ameno à beira da Mata Atlântica foi determinante para que a família imperial a escolhesse para passar o verão.
Na cidade, é possível visitar o Museu Imperial, que abriga um grande acervo artístico e cultural do Brasil Império. Além disso, é um excelente destino para quem gosta de cerveja – a cidade é considerada o berço da bebida no país. Lá, é possível visitar a Cervejaria Bohemia e muitas outras do Circuito Cervejeiro de Petrópolis.
Pirenópolis é uma aconchegante cidade no interior de Goiás, e sua arquitetura é uma mistura de influências barrocas e neoclássicas. Os edifícios são constantemente revitalizados, garantindo excelente estado de conservação.
Para mais de casarões, igrejas e museus, Pirenópolis ainda conta com uma série de belezas naturais, incluindo cachoeiras e áreas de conservação natural.
Localizada bem pertinho da fronteira entre o Brasil e a Argentina, São Miguel das Missões abriga várias ruínas de construções e edifícios muito importantes da nossa história. As principais estão localizadas no Sítio de Arqueologia de São Miguel Arcanjo, com ruínas de diversas edificações jesuítas.
Ademais, é possível visitar o Museu das Mansões, que possui em seu acervo diversas imagens esculpidas no período jesuítico, e assistir ao espetáculo “Ruínas”, que apresenta a saga dos jesuítas e dos povos indígenas Guarani.
São Francisco do Sul é mais uma cidade que une belas paisagens a um patrimônio histórico riquíssimo. O município é considerado um dos mais antigos do Brasil e preserva até hoje muito de sua tradição colonial.
Essa aconchegante cidade gaúcha nos proporciona uma série de museus, parques, áreas de conservação e praias. Assim, é um destino completo para passar as férias, relaxar, divertir-se e aprender mais sobre o Brasil.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br