6 destinos para conhecer o Maranhão, de Barreirinhas a São Luís

6 destinos para conhecer o Maranhão, de Barreirinhas a São Luís
Confira os melhores destinos para conhecer melhor o Maranhão e suas belezas
17 de maio, 2023

Lençóis Maranhenses 

Se você gosta de contemplar a natureza, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses precisa entrar nos seus planos de férias. A 250 quilômetros da capital, São Luís, trata-se do maior campo de dunas da América do Sul e uma das paisagens mais deslumbrantes do país, com suas lagoas de águas cristalinas, que dão vida ao cenário desértico. Um bom ponto de hospedagem é a cidade de Barreirinhas, devido à sua estrada asfaltada e infraestrutura turística. São muitas as opções de pousadas e alguns hotéis com mais luxo. A melhor época para visitar é entre junho e setembro, início da seca, quando as lagoas ainda não evaporaram completamente e o sol as deixa mais azuis.

shutterstock_705749338 (1)

Rio Preguiças

Com cerca de 130 quilômetros de extensão e deságue no Oceano Atlântico, o Rio Preguiças é uma ótima opção para se conhecerem, na mesma viagem, os Lençóis e outras belezas naturais. É um dos principais cursos d’água do Maranhão. O passeio também pode ter como ponto de partida o município de Barreirinhas. Seja de barco ou lancha, o turista é presenteado com a beleza diversificada do Nordeste, passando por dunas, manguezais e praias de águas doce e salgada, tendo a chance de contemplar de perto a fauna típica da região. O nome, curioso, vem da forte presença do bicho-preguiça na mata.

shutterstock_2027784116_720

Mandacaru

Seguindo pelo Rio Preguiças, é possível chegar a um novo destino: Mandacaru. O povoado reserva um presente particular para os viajantes: o Farol da Marinha, também conhecido como Farol Preguiças ou Torre do Farol. Com 160 degraus, equivale a um prédio de 14 andares. Lá de cima, a vista rende fotos perfeitas para as redes sociais. De volta ao vilarejo, não perca a oportunidade de experimentar a caipirinha de caju, fruta típica do Maranhão. Vale conhecer, ainda, as lojinhas de artesanato e recarregar as energias para outro tour, na Praia de Caburé, onde o Rio Preguiças se encontra com o mar, compondo um cenário único.

shutterstock_1500940100 (1)

São Luís 

Não é por acaso que o centro histórico de São Luís foi tombado como Patrimônio Imaterial Brasileiro pela Unesco. Nele, está preservado um dos maiores conjuntos arquitetônicos de origem portuguesa da América Latina. São quase 4 mil prédios e casarões coloniais, com espaços culturais, cinema, teatros, restaurantes e diversas lojas com o melhor do artesanato genuinamente maranhense. Outra atração imperdível é o Teatro Arthur Azevedo, inaugurado em 1817, símbolo da história local. Se os planos de férias são entre junho e julho, a agitação cultural estará em torno do Bumba meu boi, um dos ícones do Maranhão. Apenas na capital, existem mais de 100 grupos dedicados à tradição, que se juntam às apresentações de quadrilhas e de grupos de dança e música. Inclusive, a cidade é considerada a capital nacional do reggae. O ritmo ganhou até um espaço próprio, com vasto acervo, o Museu do Reggae.

shutterstock_2005112849 (1)

Praia do Calhau

A pouco menos de 10 quilômetros do centro de São Luís está a Praia do Calhau. Areia amarela, dunas e morros circundam bares e restaurantes, que garantem comodidade aos turistas interessados em aproveitar o dia de sol. Na hora de alimentar nativos e turistas, a culinária regional mistura a cultura de diferentes povos que por ali passaram, como europeus, africanos e indígenas. Entre as inúmeras delícias, destaca-se o arroz de cuxá, cozido em água e sal, com molho à base de vinagrete, gengibre, camarão seco, farinha de mandioca e pimenta-de-cheiro. Uma unanimidade local.

shutterstock_2206852319 (1)

Passeio por Raposa

A 30 minutos de São Luís, Raposa é um portal que dá acesso a um conjunto riquíssimo de belezas naturais. Entre as principais atrações estão suas famosas dunas, conhecidas como “Fronhas Maranhenses”, uma versão mais compacta dos Lençóis Maranhenses. O passeio de barco que leva até esse cenário encantador é garantia de um visual de tirar o fôlego, com lagoas, praias e vegetação memoráveis. Quem já foi, confirma: todo o percurso é de impressionar até os viajantes mais exigentes, com direito a parada em uma criação de ostras. Para quem gosta de frutos-do-mar, Raposa não poderia ser mais agradável. A cidade também é conhecida como uma das maiores colônias de pesca do estado, com peixes e camarões frescos que enobrecem a culinária local.

shutterstock_2228116911_720

Tags:

Encontro Maior Idade Bancorbrás: destinos e histórias que ficam para sempre

Shopping Basket