Alagoas: terra de encantos e beleza - Revista Meu Clube Bancorbrás

Alagoas: terra de encantos e beleza

Alagoas: terra de encantos e beleza
Alagoas reserva cores, sabores e maravilhas que sempre guardam lugar especial no coração dos turistas
19 de abril, 2023
Praia

O que esperar de um destino que leva a fama de Caribe brasileiro? Quando o assunto é tranquilidade, sol e mar, Alagoas tem lugar de destaque. E não é para menos. Suas praias de águas calmas, mornas e cristalinas exibem um colorido sem igual, compondo paisagens que já trazem satisfação só de se admirá-las. Com uma culinária diversificada e um dos mais ricos artesanatos do país, o estado guarda lugar especial no coração de quem o conhece, deixando aquele “gostinho de quero mais” na despedida.

A Revista Meu Clube Bancorbrás preparou dicas imperdíveis da região, começando por Maceió, a capital localizada no centro do pequeno, mas grandioso litoral de 230 km de extensão. A área central da orla possui ótimas praias com infraestrutura turística. Entre elas, se destacam Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara, que, além de quiosques e bares, contam com jangadas que partem periodicamente rumo às piscinas naturais, o principal cartão-postal do lugar.

Na Pajuçara, você encontra o restaurante Imperador dos Camarões, criador do famoso chiclete de camarão, prato que traz o fruto do mar envolto em uma mistura de queijos. Próximo a ele está o Pavilhão do Artesanato – também conhecido como Feirinha. O local é uma ótima opção para o turista que valoriza artes regionais e que não resiste a um souvenir. As opções são variadas, indo desde bolsas de palha até bonecos de cerâmica. Os edifícios históricos também são uma atração à parte. Destacamos aqui a Catedral Metropolitana, também conhecida por Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, a padroeira da cidade. Situada no centro, na Praça Dom Pedro II, ela possui 200 anos de história. Vale a visita.

Um casal de turistas posam para a foto nas águas criatalinas de uma praia em Alagoas. A mulher a esta em cima das cstas do homem e os dois aparentam estar muito felizes

Litoral sul

O litoral sul de Alagoas reserva verdadeiras joias, e o percurso para conhecê-lo é facilmente realizado de carro ou com as empresas parceiras da Bancorbrás. A via principal é a BR-101, sentido sul. A primeira parada está localizada a 25 km, no município de Marechal Deodoro, que leva o nome do primeiro presidente da República. Além do centro histórico, com igrejas, museus e edificações coloniais, é lá que fica a badalada Praia do Francês.

As barreiras de corais levam, na maré baixa, à formação de piscinas naturais de águas calmas e mornas, ideais para quem quer relaxar. Além disso, há várias barracas e ambulantes para atender aos turistas. Dica: se possível, faça a visita em dias úteis, já que, por ser uma das praias mais procuradas da região, costuma lotar nos fins de semana.

Um pouco mais ao sul, a 30 km da capital, está Barra de São Miguel, considerado como o principal balneário alagoano. Nos seus 10 km de costa, o mar tranquilo é ideal para a prática de caiaque ou stand up paddle

Você também não pode perder os passeios de catamarã ou lancha contratados diretamente com a Bancorbrás Turismo. Eles incluem paradas no aquário natural de Barra de São Miguel, no banco de areia que divide a Lagoa de Roteiro e no ponto de convergência entre as águas dessa lagoa, do Rio Niquim e do oceano, popularmente conhecido como “encontro das três águas”. As deliciosas iguarias típicas, como siri, sururu e ostras costumam estar igualmente incluídas.

Para finalizar as dicas do litoral sul, chegamos à Praia do Gunga. A 50 km de Maceió, é uma opção um pouco mais vazia e muito boa para mergulhos. Lá se encontra um famoso mirante de onde é possível contemplar a vista do grande coqueiral, que vai até a beira do mar. É um ponto de parada obrigatório para aqueles que apreciam lindas fotos em seus álbuns de viagens.

vista superior de um mirante circular, em volta do mirante muitos coqueiros, ao fundo o mar

Litoral norte

No sentido oposto, o litoral norte de Alagoas tem como point mais querido a badalada Maragogi e suas piscinas naturais, as mais cobiçadas do estado. Distante 128 km da capital, o município abriga a segunda maior barreira de corais do mundo. As opções de hospedagem e infraestrutura atendem bem aos viajantes.

Entre suas atrações de maior destaque estão as praias de Antunes, Peroba e Pontal do Mangue, mais afastadas da área central. Para acessar as piscinas naturais, contrate o transporte feito em catamarãs, jangadas ou lanchas. Chegando lá, você pode praticar flutuação com esnórquel e ver pequenos peixes e crustáceos a centímetros de distância. Além dos bares e restaurantes de rua, os de hotéis e pousadas ficam abertos à noite para o público, mesmo para aqueles que não são hóspedes, oferecendo o melhor da culinária local.

Seguindo em frente, paramos em São Miguel dos Milagres. Menos agitada que Maragogi, a cidade conta com cenários tão paradisíacos quanto os da sua vizinha. Ela está a cerca de 100 km de Maceió, e conta com sete praias e rios de exuberância singular, todos com uma característica em comum: o sossego. 

A costa costuma ser praticamente deserta, ideal para quem quer passar um período longe da turbulência das metrópoles e em contato com a natureza. São Miguel dos Milagres ainda oferece opções de passeios de buggy, jangada e caiaque e banhos em piscinas naturais. Entre elas, a chamada Rota Ecológica de Milagres, com cerca de 30 km de extensão, que mistura dunas, matas e orlas incríveis.

Os bares e restaurantes atendem a todos os gostos. Ainda no litoral norte, um pouco mais próximo de Maceió, está a Praia de Paripueira, que dispõe de uma margem agradável, com mais piscinas naturais e barracas que servem esplêndidos acarajés.

vista superior das piscinas naturais de Maraggogi, a imagem possui barcos, turistas e plantas na água

Muito além do litoral

Não só de praia vive o turista que visita Alagoas. O interior do estado também guarda suas preciosidades. Uma delas é a Foz do Rio São Francisco. O Velho Chico, como é carinhosamente chamado, é o maior rio genuinamente brasileiro e tem grande importância para a América do Sul. No belo percurso por ele traçado, os turistas são agraciados com o encontro das suas águas com o mar e com dunas móveis de areia em tons dourados, que criam um verdadeiro espetáculo natural. 

O trajeto pode ser feito por conta própria ou com empresas de turismo parceiras, seguindo de Maceió pela BR-101, sentido sul, até Piaçabuçu, de onde saem os barcos que vão até o encontro das águas. 

Outro ponto turístico de grande relevância histórica é o Quilombo dos Palmares, famoso povoado de resistência negra do período da escravidão. Hoje, ele abriga o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural (Iphan) em 1985. 

A atração fica a cerca de 80 km de Maceió e a entrada é gratuita. 

Com tantos encantos, fica fácil entender o porquê de Alagoas ser um dos mais procurados destinos turísticos brasileiros. Faça essa viagem pela Bancorbrás!

Tags:

Shopping Basket