A cidade mais populosa do Brasil é completa: compreende desde arranha-céus, restaurantes cinco estrelas e boates lotadas a parques urbanos, padarias aconchegantes e passeios sossegados. “Turistar” na autêntica, enérgica e diversa Sampa é sempre ter algo para fazer. E, hoje, a Bancorbrás traz algumas opções para realizar essa viagem em família, esticando em alguns points imperdíveis no litoral e no interior.
Às margens do Rio Pinheiros, o @villalobosparque é um destino imperdível para quem visita São Paulo. Muito mais do que contato com a natureza, o espaço, que é integrado ao Parque Urbano Cândido Portinari, proporciona cultura e história às centenas de visitantes que recebe diariamente. Em seus mais de 730 mil metros quadrados, opções de lazer não faltam, e para os mais variados gostos: academia gratuita ao ar livre, pistas de skate, quadras de basquete, campos de futebol e um playground pet friendly incrível. A dica é ir de bike ou alugar uma lá mesmo para conseguir desbravar o parque ao máximo. E, por incrível que pareça, o local também pode ser o pit stop perfeito para estudar. Acessível, inclusiva e moderna, a Biblioteca Villa-Lobos, @bvlbiblioteca, está longe de ser um lugar sem graça e monótono.
Que tal apreciar a cidade a 91 metros de altura? A Roda Rico, @rodarico, localizada no Parque Cândido Portinari e inaugurada em dezembro de 2022, é simplesmente a maior roda-gigante da América Latina. São 42 cabines com ar-condicionado, câmeras de monitoramento, Wi-Fi e uma vista de arrancar suspiros. Vale conferir, né?
A nossa próxima parada, a 16 minutos da Zona Central, promete despertar os sentidos e a curiosidade pela ciência. Com mais de 200 instalações, o @museucatavento reúne muita tecnologia. Quem vê o edifício-sede do museu, o antigo Palácio das Indústrias, não imagina a quantidade de recursos inovadores que ele possui. Por lá, você poderá explorar quatro seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Cada uma constitui uma experiência única, lúdica e imersiva à sua maneira, provocando admiração em crianças e adultos! E a área externa não deixa a desejar, com uma exposição de veículos antigos, como as famosas carruagens de 1890, modelos de avião e até mesmo um trem. Mas a cereja do bolo é o borboletário florido, com diversas espécies de borboletas e plantas – um encanto. O acesso ao Catavento é fácil tanto de carro como de transporte público: siga para a Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, e aproveite.
A arte urbana é o coração pulsante da metrópole que não dorme. E não é à toa que o @becodobatman.oficial é uma das atrações favoritas de turistas locais e internacionais que descobrem a força dos sprays nas mãos de um grafiteiro. Mosaicos, paisagens, personagens, celebridades – tem de tudo um pouco. Na Vila Madalena, a rua que só pode ser acessada por pedestres é a materialização do “labirinto místico onde os grafites gritam”, como diria Criolo na famosa canção “Não existe amor em SP”. E, cá entre nós, precisamos discordar do título da música; afinal de contas, a cidade emana uma quantidade impressionante de energias positivas e recentemente lançou o primeiro grafite em braile do mundo, um marco histórico.
Alguns desenhos são tão reais que saltam das paredes. Calma, não estamos falando de nenhum evento paranormal, mas, sim, da realidade aumentada. Basta ler o QR Code exposto em algumas das paredes com o seu smartphone e desfrutar dos efeitos que dão vida às obras. Se quiser ter uma amostra grátis, baixe o aplicativo Beco Expandido, disponível na Apple Store e no Google Play, e divirta-se.
Ah, a vida marinha! Está pensando que precisa ir até o fundo do mar para ver um tubarão ao vivo? Que nada, o Aquário de São Paulo, @aquariosp, garante essa oportunidade de forma bem mais segura. O ambiente é dividido em quatro seções: Água Doce, Museu Paleontológico, Oceanário e Vale dos Dinossauros. A menos de 10 km da Zona Central, na Rua Huet Bacelar (Vila São José), você encontrará dezenas de espécies de peixes, tartarugas, arraias, pinguins, jacarés e, pasme, até uma cascavel e um urso-polar. Os tanques gigantes recriam o visual de um barco naufragado, o que faz do passeio uma experiência imersiva que surpreende todas as idades, principalmente as crianças em fase escolar.
É claro que você não pode deixar passar a oportunidade de bater um click com o “rei dos mares”, não é mesmo? Registre e marque a gente nessa aventura pelo Instagram, @bancorbras, usando as hashtags #BancorbrásTurismo #AventuraMarinha #AquáriodeSãoPaulo.
Faltou falar das praias, mas não se preocupe, porque o litoral paulista não costuma decepcionar. Para direcionar sua escolha, anote aí: as 27 praias do Guarujá estão no ranking das mais visitadas. Elas trazem o combo completo no currículo: belezas naturais, trilhas ecológicas e ecossistemas diversificados. O resultado? O título internacional de “Pérola do Atlântico”, concedido de forma popular na década de 70. A cerca de 100 km da capital, o destaque vai para a Praia da Enseada, que conta com várias atrações e excelente infraestrutura; a Praia do Éden, um verdadeiro paraíso, águas verde-esmeralda e uma vegetação que parece abraçar a areia; e a Praia do Guaiúba, um recanto de mar calmo e cristalino, com uma vibe relax.
E para fechar com chave de ouro a sua trip, já pensou em passar o final de semana em família na terra das flores? Holambra, situada a pouco mais que 130 km da capital, é uma cidadezinha para lá de aconchegante e colorida, com uma arquitetura que lembra as construções europeias. Andar pelas ruas de Holambra é como dar um passeio na Holanda, e a semelhança nos nomes não é coincidência: ela se deve à influência dos imigrantes do país na cidade. Logo na entrada, você vai dar de cara com o @moinhopovosunidos, uma construção de pouco mais de 38 metros de altura. Um pouco mais adiante, a Rua dos Guarda-Chuvas é um prato cheio para os que gostam de tirar foto, nem precisa dizer por que, né? Além dos guarda-chuvas, casas coloridas constituem o cenário perfeito para alegrar e entreter visitantes de todas as idades. Para os casais, detalhes na decoração deixam um clima de romance no ar. Já para as famílias de três ou mais, a hospitalidade, a gastronomia e as opções de entretenimento deixam aquele gostinho de “quero mais”.
Se você se perguntou o porquê de Holambra ser conhecida como a capital das flores, saiba que o melhor deixamos para o final. Aproximadamente metade das plantas ornamentais do Brasil é produzida por lá e, anualmente, acontece o tradicional Festival das Flores, o @expofloraoficial, entre os meses de agosto e setembro. Será que Genival Cassiano, autor da inesquecível canção “Primavera”, interpretada por Tim Maia, conheceu e se inspirou em Holambra? Isso nunca saberemos, mas você pode visitar e deixar a sua imaginação descobrir.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br