Catar para além da Copa do Mundo 2022

Catar para além da Copa do Mundo 2022
País do Oriente Médio mistura de história e modernidade com atrações e paisagens de tirar o fôlego
24 de julho, 2023

Pandemia, eleições, guerra e tantos outros acontecimentos sacudiram os cenários nacional e internacional. Muita coisa aconteceu no intervalo entre a Copa do Mundo de 2018 na Rússia e a Copa do Mundo de 2022, no Catar. É tempo de celebrar o esporte, mas, para além dos jogos, vale reconhecer os atrativos naturais e culturais do primeiro país do Oriente Médio a receber o mais importante evento futebolístico do planeta. O destino é uma opção de viagem incrível em qualquer época. 

Embora pequeno, com pouco mais de 11 mil quilômetros quadrados, o Catar é um dos países mais ricos do mundo, e mais da metade de sua população é estrangeira. Isso faz da nação um exemplo de cosmopolitismo e abertura para turistas de todo o mundo. Localizado entre o mar do Golfo Pérsico e o Deserto de Khor Al Udeid, reúne paisagens únicas e inesquecíveis, que vão de dunas, piscinas naturais e falésias no litoral até belíssimas áreas desérticas no interior. O país faz fronteira com a Arábia Saudita, na Ásia Ocidental, e também é reconhecido por ser um dos mais seguros do Oriente Médio, segundo os critérios do Índice de Paz Global de 2021.

Quer conhecer o Catar? Confira agora alguns dos pontos turísticos mais emblemáticos do país.  

 

Museu da Arte Islâmica

Na capital, Doha, está o Museu da Arte Islâmica, um dos mais significativos para os praticantes da religião. Afinal, é o que concentra o maior acervo de cultura islâmica no mundo, reafirmando a vocação local de preservar e cuidar bem de sua história. São belíssimas tapeçarias, pinturas, louças, joias e porcelanas de séculos de história. E se, por dentro, o acervo já é valioso, por fora, suas linhas retas, um carimbo da arte dos seguidores de Maomé, também impressionam. O projeto é assinado pelo arquiteto Ieoh Ming Pei, responsável também pela Pirâmide do Louvre, em Paris.

shutterstock_736518514

Souq Waqif

No tour pelo Catar, outra atração é parada obrigatória: o Souq Waqif, mercado tradicionalíssimo de Doha. Para se ter uma ideia da importância do local – e do porquê de você não poder deixar de conhecer – ele é considerado o coração social e cultural do Catar. Por lá, é possível comprar desde nozes e frutas secas até roupas mais tradicionais, bordadas com fios de ouro. Isso sem falar nos restaurantes tradicionais como o Parisa, espaço já frequentado pela monarquia da região. Como um todo, e além da estética ora rústica, ora nobre, o mercado é um espaço que chama a atenção pelo conforto e pela limpeza e perfume de seus corredores.

shutterstock_1372391909

Corniche

E que tal um passeio super agradável para admirar o litoral? Essa é a proposta do Corniche, um grande calçadão à beira mar, com 7 quilômetros de extensão, que sempre garante fotos sensacionais, principalmente no fim do dia, quando o sol se encontra, no horizonte, com as águas cor de esmeralda. A partir do calçadão, outra dica imperdível é o passeio de barco pela baía nos tradicionais dhows, os barquinhos que, antigamente, eram usados na colheita das pérolas. Além dos visitantes, o programa é tradicional também entre as famílias locais, principalmente às sextas-feiras. Em terra firme ou na água, as experiências prometem ser únicas e as paisagens incrivelmente lindas.

shutterstock_659644798

Mesquita Nacional do Catar

“Impressionante” é um dos principais adjetivos usados para descrever a construção, inaugurada em 2011. São dezenas de cúpulas no teto e um imenso minarete, que pode ser visto a longa distância. No total, podem ser comportadas até 30 mil pessoas. O salão principal, climatizado e com capacidade para 11 mil visitantes, usa e abusa da tapeçaria vermelha. Por tratar-se de um templo religioso, vale lembrar que as visitas devem ser agendadas com antecedência, já que só é permitida fora dos horários de oração, que acontece cinco vezes ao longo do dia e da noite.

shutterstock_2216926921

Biblioteca Nacional do Catar

Outro espaço que não passa desapercebido no Catar é a Biblioteca Nacional. Localizada na Cidade da Educação de Doha, o lugar abriga os campi de renomadas universidades de todo o mundo. O edifício é recente, inaugurado em 2018, e carrega a suntuosidade do país tanto em sua arquitetura quanto em seu acervo. Para se ter uma ideia, a biblioteca ocupa uma área de 42 mil metros quadrados e reúne a mais importante coleção de textos e manuscritos da civilização árabe-islâmica do Oriente Médio. Uma outra curiosidade: o centro do prédio, em um piso inferior, remete a uma escavação arqueológica. É mais um passeio que não pode ficar fora do roteiro no país da Copa 2022.

shutterstock_1593833653

Tags:

As incomparáveis ilhas caribenhas

Shopping Basket