Cenários de cores e encantos pelo mundo - Revista Meu Clube Bancorbrás

Cenários de cores e encantos pelo mundo

Cenários de cores e encantos pelo mundo
Descubra destinos onde a beleza das flores é protagonista
16 de outubro, 2024
Urbano

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Brasília 

O ipê é uma característica da capital federal, são mais de 250 mil pés plantados em seu território. Quando os ipês dão as graças pelas ruas de Brasília, é sinal de que a seca chegou. Esse período começa no fim de maio e vai até outubro. A floração e a duração dependem da coloração do ipê, por exemplo, o ipê amarelo costuma florescer entre julho e setembro e dura aproximadamente três semanas.

As cores são variadas, cada uma com seu toque especial: flores brancas, amarelas, rosas, verdes e roxas. Espalhados pela capital, não é difícil encontrar ipês pelas ruas, mas a Esplanada dos Ministérios, em especial, é um belo palco para assistir ao show dessas flores.

Handroanthus heptaphyllus
Ipê rosa, na capital federal (Créditos: Freepik/ADILSON SOCHODOLAK)

Japão

Os sakuras, como são chamadas as cerejeiras no Japão, são um símbolo da Terra do Sol Nascente. Na cultura oriental, essa árvore tem vários significados, desde reforçar a efemeridade da vida até simbolizar a alegria e a paz.

A primavera é a época do ano em que os sakuras desabrocham, geralmente de março a junho. O fenômeno é muito aguardado pela população local e pelos turistas. O Festival das Cerejeiras é o momento ideal para o ‘’Hanami’’ (a tradição de observar as flores).

O florescer das cerejeiras tem dois tempos: ‘’Kaika’’(o início da floração) e “mankai’’(o auge da floração). Em seguida, chega o momento em que as flores começam a cair – o processo dura poucos dias, então, se você deseja conhecer esse espetáculo, é preciso se programar com antecedência.

Fileiras de cerejeiras
Cerejeiras ao longo do Rio Meguro, em Tóquio, no Japão (Créditos: Freepik/tawatchai07)

Holanda

Conhecida como “o jardim da Europa”, a Holanda é famosa mundialmente por seus extensos e encantadores campos de tulipa. Próximo ao município de Lisse, está situado o maior jardim de flores de todo o mundo, o Keukenhof. Atualmente, o jardim se encontra fechado, mas sua previsão de abertura para 2025 é 20 de março.

Inaugurado em 1950, o parque está prestes a completar75 primaveras. O Keukenhof ostenta infraestrutura: dentro das instalações do jardim, você encontra área para piqueniques, parques infantis, loja de flores, restaurantes e muito mais.

Os campos coloridos parecem uma pintura de óleo sobre tela, as cores contrastam entre si e formam uma paisagem magnifica. Não perca a chance de fazer registros atemporais da sua viagem.

Jardins de Keukenhof
A primavera nos Jardins Keukenhof, em Lisse, na Holanda (Créditos: Freepik/bralnina)

Argentina

Não é segredo a beleza da terra dos nossos hermanos da Argentina: cordilheiras, vinhedos, cachoeiras e muito mais. Outro destino que aumenta essa fama é Trevelin, na Patagônia.

O município na província de Chubut possui uma população de menos de 11 mil habitantes, mas, embora pouco povoado, é um dos pontos turísticos mais bonitos da Argentina. Aos pés da montanha, o campo de tulipas encanta quem passa.

São mais de 2 milhões de tulipas de diferentes cores, no horizonte, montanhas cobertas de neve formam o contraste perfeito. O campo está situado na fazenda da família Ledesma e fica aberto para visitação apenas por um mês do ano: de 7 de outubro até 7 de novembro.

Além do campo, outros pontos próximos são o Lago Trevelin, o Museu Regional de Trevelin e o Parque Nacional Los Alerces.

Tulipas no meio da noite 2
Tulipas de Trevelin sob à lua cheia (Créditos: Freepik/ivanhoerm)

Holambra

Carinhosamente chamada de “a cidade das flores”,  Holambra possui um dos maiores festivais de flores do país. A 134 quilômetros de distância da capital paulista, os campos têm uma grande variedade de flores, desde rosas, girassóis e gérberas até crisântemos.

O município colonizado pela Holanda tem o cultivo de flores e plantas ornamentais como pratica cultural, a tradição perdura desde os anos 60. O melhor período para visitar é setembro, quando a cidade promove a Expoflora.

Holambra São Paulo Brasil
Holambra, em São Paulo (Créditos: Freepik/pedroignaciofotografia)

Tags:

Shopping Basket