Quando você viaja, geralmente, fica com a sensação de que o tempo não é suficiente para conhecer tudo no destino? Com isso, sempre precisa fazer as coisas na correria para tentar aproveitar ao máximo, não é? Como sabermos disso? Simples: você não é o único que passa por essa situação. Na verdade, a falta de um planejamento de viagem adequado faz com que o passeio dos sonhos não saia conforme o imaginado, o que pode causar certa frustração e aquele sentimento de que poderia ter sido melhor.
No entanto, estamos aqui para te ajudar. Se você já passou por isso, confira sete dicas imperdíveis da Bancorbrás Turismo sobre planejamento de roteiros. Cada ponto foi pensado para que você consiga aproveitar ao máximo as suas viagens dos sonhos e evite problemas com falta de tempo ou imprevistos. Boa leitura.
Antes mesmo de desembarcar no seu destino, tenha suas rotas previamente planejadas. É claro que os planos podem mudar, mas tenha seus pontos de interesse e de partida em mente para não perder tempo com os deslocamentos. Uma dica é: você não precisa conhecer todos os lugares de uma só vez. Prefira passar mais tempo nos locais e conhecer menos atrações turísticas.
Defina a melhor opção de transporte, levando em consideração o tempo que você vai passar no destino e a quantidade de dinheiro que você pretende gastar na viagem. É sempre bom separar um valor apenas para deslocamentos. Se você vai passar somente alguns dias, verifique se o transporte público no destino é efetivo ou invista em carros de aplicativo ou taxi. Uma ótima maneira de fazer essa escolha é usando o Omio, uma ferramenta que compara opções de transporte, mostrando o valor e o tempo do trajeto.
Agora, se a ideia é passar uma semana ou mais, talvez alugar um carro seja uma estratégia mais eficiente. Afinal, tende a sair mais barato pelo fato de o gasto ser praticamente só com o combustível e o aluguel do automóvel.
Por vezes, lugares muito cheios podem fazer com que gastemos mais tempo com imprevistos – afinal, podemos enfrentar grandes filas de espera ou a falta de ingresso por conta da grande procura. No entanto, a nossa dica é que você faça sua programação pensando em visitar atrações menos movimentadas. No caso de destinos com alta demanda, escolha viajar em épocas de baixa temporada, quando os lugares tendem a ficarem mais vazios. Além disso, os preços costumam ser mais acessíveis e você pode conseguir bons descontos em atividades e hospedagens.
Mas sabemos que existem atrações turísticas imperdíveis e que não tem como fugir das grandes lotações. Nesse caso, é importante prever no seu roteiro um tempo a mais no local que deseja visitar, além de verificar o que dá para fazer antes, como a compra do ingresso on-line.
É claro que os planos podem mudar por conta das condições climáticas ou de imprevistos. Então, sempre considere essa opção na hora de planejar o seu roteiro. Prefira passeios e atrações que ofereçam mais disponibilidade de horários. Separe também momentos que chamamos de “livres”, para fazer o que der na telha. Por vezes, o inesperado pode ser o melhor da viagem.
Antes de definir qualquer coisa no seu roteiro, pesquise e pergunte para quem já viveu a experiência. Uma boa dica é procurar no Google o destino ou a atração turística de interesse e verificar os comentários mais recentes. Se tiver muitos relatos negativos, talvez não seja uma boa ideia investir seu tempo de viagem no passeio em questão. Perguntar a amigos, nativos e guias turísticos confiáveis também são boas opções. Afinal, geralmente eles têm experiências de sobra para relatar o que é bom ou ruim – e isso pode ser definitivo para a sua escolha.
Na hora de planejar os locais e as atrações turísticas de interesse no destino, pesquise o horário e a data de funcionamento. Não confie no tal “senso comum”, pois isso pode ser frustrante. Por exemplo, você sabia que feiras e mercados, em alguns locais, não funcionam às segundas e terças-feiras? Pois é, geralmente eles tiram esses dois dias de folga, já que o final de semana é mais movimentado. Verificar essas questões também te ajuda a saber se o local ainda existe, se está em manutenção ou fechado por algum motivo.
Esse é um dos principais motivos de frustração em uma viagem. Muitas vezes, os locais visitados são tão restritos que nem celular é permitido. Então, se você não quer passar por isso, saiba com antecedência o que pode ou não levar para o passeio. Isso te ajudará a evitar um problemão.
Agora que você já sabe todas essas dicas, vai aí a mais valiosa delas: deixa para quem sabe e conte com a Bancorbrás Turismo para planejar o seu roteiro. Temos profissionais capacitados para fazer sua viagem memorável e incrível. Embarque na sua aventura pensando apenas em se divertir. Até a próxima!
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br