O “Rio, teu mar, praia sem fim”, de Tom Jobim, tem belezas conhecidas e reconhecidas internacionalmente. No Brasil, a capital carioca está entre os quatro destinos mais procurados pelos turistas, segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022. E não é à toa. As atrações da cidade formam uma lista extensa e são, inquestionavelmente, belas, a exemplo dos emblemáticos Cristo Redentor, Pão de Açúcar e Arpoador. Isso sem contar com o bairro da Lapa, marcado pela boemia, o Museu do Amanhã, o Estádio do Maracanã, a Pedra do Telégrafo e o Mosteiro de São Bento, entre incontáveis outras.
Copacabana, embora seja provavelmente a mais famosa, é apenas uma das lindas praias do litoral carioca, que encanta também por suas cachoeiras, suas trilhas e seus parques. Sim, o Rio parece mesmo um paraíso e agrada a gregos e troianos. Agora, que tal conhecer algumas ilhas e desfrutar das lindas paisagens a partir de um passeio de barco?
Distante cerca de 1 hora de barco da cidade do Rio de Janeiro, a Ilha de Paquetá lembra, em muito, uma novela de época. Não há prédios nem carros e as ruas são calmas e silenciosas, bem diferentes das de outros pontos da cidade. Com 1,2 quilômetros quadrados de área e 8 quilômetros de perímetro, o local abriga casas centenárias, centros culturais e tem um ar bucólico que já inspirou romancistas, pintores e cineastas. Não estranhe se ouvir alguém se referir a ela como Ilha dos Amores, Pérola da Guanabara ou Jardim dos Namorados.
O trajeto entre o Rio e a Ilha de Paquetá é feito por barcas que saem da Praça XV. Na travessia, não se esqueça de levar uma blusa fina ou um lenço para cobrir-se do ventinho gostoso que costuma soprar por lá.
A Ilha Fiscal é mais um passeio que deve estar no tour. Ela abriga um dos pontos turísticos mais procurados do Rio: o Palacete, que se destaca em meio à paisagem da Baía de Guanabara. Trata-se de uma obra neogótica do século XIX, construída por Dom Pedro II. É onde foi realizada a última celebração pública do regime monárquico. Sua torre mais alta exibe em seus quatro lados um relógio que, em outros tempos, fornecia a hora correta aos atracados no porto. Os vitrais trazidos da Inglaterra são um encanto à parte e ficam ainda mais incríveis ao lado luminárias pintadas com pó de ouro.
O passeio dura em torno de 2 horas e contempla também o torreão, a Ala do Cerimonial e as exposições temporárias sobre a Marinha do Brasil. As embarcações partem do Espaço Cultural da Marinha (ECM), localizado no Boulevard Olímpico, e o trajeto não dura mais do que 15 minutos.
Para nadar e mergulhar, a pedida é o Arquipélago das Cagarras, um conjunto de sete ilhas e rochedos a cerca de 5 km da praia de Ipanema. O passeio pode ser feito de lancha, escuna, veleiro ou iate, sempre com a vista do Cristo Redentor. É possível avistar, ainda, o Pão de Açúcar, com os bondinhos indo e voltando. Vale destacar que o Arquipélago das Cagarras é, desde 2010, uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. Além da recreação no mar e as lindas paisagens, os visitantes têm o prazer de ver de perto muitos pássaros, em especial as gaivotas.
Os passeios partem da Marina da Glória e duram cerca de 4 horas.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br