Ao longo da história do Brasil, vários escritores fizeram seu nome na literatura com magistrais obras de arte. Uma boa literatura nos desperta muitas sensações e sentimentos: raiva, tristeza, ansiedade, satisfação e muitos outros. É como se o leitor fosse teletransportado para dentro do livro. Baseado nisso, a Revista Bancorbrás vai fazer uma viagem pela literatura brasileira para mostrar o cenário de alguns dos maiores clássicos da nossa cultura.
O romance escrito por Guimarães Rosa nos apresenta ao protagonista, Riobaldo, e todas suas aventuras e desventuras em meio ao cerrado mineiro, em Três Marias. A cidade do interior mineiro está as margens do Velho Chico e possui menos de 30 mil habitantes.
Três Marias é a casa do Museu Manuelzão, focado na preservação da história de Manuel Nardi, capataz de viagem de Guimarães Rosa que, posteriormente, se torna personagem da obra ‘’Manuelzão e Miguilim’’. O museu expõe os hábitos e os costumes de um vaqueiro no sertão mineiro, além de homenagens para Manuelzão, amigo pessoal do escritor.
A cidade de Três Marias ainda reserva um tesouro natural, a Cachoeira das Virgens. Dona de uma queda d’água magnífica e com fácil acesso, a cachoeira é um convite para relaxar sem nem precisar pensar no Zé Bebelo e nos jagunços.
A obra de Aluísio Azevedo retrata a saga de João Romão rumo ao enriquecimento. Em meio à ganância e inveja, as desventuras se desenrolam em Botafogo, bairro do Rio de Janeiro.
Botafogo é um ponto estratégico da Cidade Maravilhosa por ser próximo de outros bairros movimentados como: Urca, Copacabana, Gávea e Flamengo. Não só por isso, Botafogo oferece preços acessíveis e uma vida noturna com diversas opções de restaurantes e bares.
O Mirante do Pasmado fica dentro do Parque Yitzhak Rabin e é uma parada obrigatória. A vista privilegiada mostra a enseada de Botafogo, o Pão de Açúcar e o Corcovado. A incrível arborização do parque o torna confortável e acolhedor – o completo oposto do Cortiço criado por Aluísio Azevedo.
Imagine escrever um livro em que a trama se passa na sua cidade e então compor um clássico da literatura brasileira. Isso foi o que fez João Ubaldo Ribeiro aos 43 anos, quando escreveu um romance na Ilha de Itaparica, no recôncavo baiano.
A Ilha de Itapiraca é a maior ilha marítima do Brasil e o acesso pode ser por meio de balsa ou pela Ponte João das Botas. A Praça dos Veranistas é um cartão-postal da Baía de Todos os Santos, com vista privilegiada de Salvador e da Praia Ponta de Areia, um dos motivos que atrai turista de todos os lugares.
A Praia de Cacha Pregos entrega tudo que promete. A infraestrutura de qualidade em harmonia com a calmaria do mar resulta em um verdadeiro paraíso na Terra. Aliás, são inúmeras as vistas da praia, desde o conhecido Morro de São Paulo até a Ilha do Amor.
O livro escrito por Jorge Amado evidencia a desigualdade social e a miséria enfrentada pelos meninos de rua – Capitães de Areia é o nome dado ao bando de meninos.
Retratado na cidade de Salvador, o livro se passa majoritariamente em Vitória – bairro nobre da cidade. Um dos pontos fortes do bairro é o Corredor de Vitória, a rua de árvores frondosas forma um caminho espetacular. E não é só isso: o percurso é rodeado pela Baía de Todos os Santos.
Pelourinho é o lugar mais badalado da capital baiana e atrai turistas do mundo todo. O bairro é extremamente animado e repleto de museus, igrejas, restaurantes e lojinhas – transite por lá com calma e entenda melhor a vida de Pedro Bala.
Anote os destinos que mais te deu vontade de visitar e entre em contato com a Bancorbrás Turismo para realizar seu sonho.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br