O que seria da humanidade sem os mapas? O mais antigo já encontrado pelos historiadores é o de Ga-Sur, na Babilônia. Trata-se de um tablete de argila cozida, datado de aproximadamente 2.400 a 2.200 a.C. Com o passar do tempo, surgiram técnicas mais precisas de levantamento topográfico até chegarmos ao que temos hoje. Com um simples clique, é possível explorar recursos de localização com o aplicativo Google Maps e até mesmo interagir com os locais ao nosso redor pela tela. Mas, para quem gosta de viagens, há uma novidade: o recurso My Maps. Desde a possibilidade de traçar rotas personalizadas até a exploração detalhada de pontos turísticos, restaurantes e serviços locais, ele facilita – e muito – na hora de traçar o roteiro de seus passeios.
A ferramenta está disponível apenas para desktop, mas você pode criar o roteiro personalizado e mandar o link para o celular.
Ao abrir o aplicativo, o usuário depara-se com milhares de pontos turísticos. Para guardar o local que deseja visitar, basta pesquisar a cidade que deseja visitar e clicar em “adicionar ao mapa”, conforme a imagem abaixo:
O Google My Maps disponibiliza uma aba exclusiva para os locais salvos. Com apenas um toque na parte esquerda da tela, é possível visualizar todos os lugares marcados.
Dentro dele, você pode criar camadas, dividindo os pontos turísticos por dias de visitação. A recomendação é que o turista vá aos lugares mais próximos de um ponto ao outro para facilitar a locomoção e otimizar o tempo.
Além disso, para facilitar a visualização no mapa, você pode organizá-los por cores, seguindo as orientações abaixo:
Com os pontos turísticos salvos, a plataforma mostrará todos os lugares que você pretende visitar, separados por cores e dias:
Além de tudo isso, com o Google Maps, você pode explorar lugares e, ainda, pesquisar diversos tipos de estabelecimentos, como restaurantes, bares, cafés e outros locais próximos. Essa ferramenta está acessível na parte superior da tela.
O horário de funcionamento e a movimentação do público são disponibilizados juntamente com informações sobre a gratuidade ou o valor de entrada do local. Basta clicar no local desejado para descobrir.
Por meio desse recurso, é possível visualizar cidades e pontos turísticos em 3D, proporcionando uma experiência imersiva ao explorar novos lugares.
O Google Maps oferece uma variedade de ferramentas para tornar a experiência de viagem mais prática e flexível, colocando o mundo na palma das mãos e permitindo que o próprio viajante faça um roteiro com as suas preferências de atividades durante o passeio.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br