O Caribe amazônico existe e se chama Alter do Chão - Revista Meu Clube Bancorbrás

O Caribe amazônico existe e se chama Alter do Chão

O Caribe amazônico existe e se chama Alter do Chão
Praias de águas doces e cristalinas fazem do destino um espetáculo a céu aberto e uma ótima opção para as suas próximas férias
27 de setembro, 2024

No coração da Amazônia, existe um paraíso escondido chamado Alter do Chão, que faz parte do município de Santarém, no Pará. O lugar é tão maravilhoso que a comunidade local costuma chamá-lo de “Caribe amazônico” por conta das suas águas cristalinas e praias de água doce e areia branca. É um verdadeiro espetáculo de belezas naturais às margens do Rio Tapajós e você precisa colocar na sua lista de destinos para a próxima viagem.

Não está convencido? Não se preocupe! Nas próximas linhas, vamos te dar motivos de sobra para visitar Alter do Chão – considerado um dos destinos mais belos e surpreendentes do Brasil. Boa leitura!

Melhor época para visitação

Uma das grandes atrações de Alter do Chão são, de fato, as suas belezas naturais exuberantes. E o que mais se destaca são as piscinas naturais que se formam nas praias de água doce do destino. São verdadeiras paisagens paradisíacas e a melhor época do ano para vê-las são entre agosto e janeiro, no “verão amazônico”, que é quando as águas baixam. Durante esse período, o clima é perfeito para relaxar nas praias e apreciar a natureza em sua forma mais pura.

Águas cristalinas e praias de água doce

Agora sim vamos falar da atração principal do destino. Por lá, as águas cristalinas do Rio Tapajós se destacam, proporcionando uma experiência de banho única. A sensação é a mesma de estar no mar, mas você estará rodeado pela Floresta Amazônica. Nada mal, não é mesmo? Entre as praias mais famosas, duas se destacam: a Ilha do Amor e a Praia do Pindobal.

Na Ilha do Amor, o cenário é único: águas transparentes, com barquinhos coloridos e cabanas de palha. De fato, é um dos locais que mais reforça a alcunha de “Caribe amazônico” e um dos principais motivos para o The Guardian colocar Alter do Chão em primeiro lugar no ranking dos destinos de praia mais bonitos do Brasil. A praia dispõe de infraestrutura mais rústica e a atividade que mais atrai os turistas é o aluguel de caiaques para remar pelo Lago Verde.

Já para quem prefere apreciar uma boa culinária paraense em quiosques e restaurantes, a Praia do Pindobal é a mais recomendada. Além disso, a estrutura oferece diversas cabanas à beira do Rio Tapajós em um cenário ideal para relaxar. No entanto, acredite, isso nem é o mais impressionante. Na verdade, o entardecer que é o verdadeiro cartão-postal da região, no qual o pôr do sol é refletido na água, garantindo um espetáculo à parte.

imagem 1
Pôr do Sol em Alter do Chão (Crédito: flickr/MTur Destinos – Tiago Silveira)

Gastronomia local

A culinária de Alter do Chão é rica em sabores, temperos e, claro, peixes. Por lá, a cozinha paraense é oferecida em sua plenitude e os melhores restaurantes têm vista para o rio, o que, convenhamos, contribui muito para a experiência. No “Caribe amazônico”, os sabores são exóticos e os pratos mais deliciosos são feitos com pirarucu, tucunaré e o famoso tacacá. Se você tiver a oportunidade, não deixe de provar o filhote de grelhado e a moqueca de camarão regional – pratos que encantam o paladar com ingredientes frescos e tradicionais da região.

Dicas do que fazer

Além de aproveitar as praias, Alter do Chão oferece passeios inesquecíveis. Uma dica imperdível é o passeio de barco pela Floresta Encantada, onde, durante a cheia, é possível navegar por entre árvores submersas em águas cristalinas e contemplar as diversas espécies de animais. A belíssima paisagem “debaixo d’água” acontece de janeiro a julho e arranca suspiros de todos os turistas que a visitam, afinal, o único barulho que se escuta é o som da natureza, pois a embarcação não tem motor.

Nossa outra sugestão fica no coração da Floresta Nacional do Tapajós. Por lá, você terá a oportunidade de aventurar-se até a Flona Jamaraquá, onde trilhas pela mata densa revelam os segredos da Amazônia e os igapós são um convite para um banho refrescante em águas tranquilas. Quer mais uma dica? Que tal um passeio de canoa pelas águas encantadoras do Canal do Jari? No local, você será recebido por preguiças descansando nas árvores, uma infinidade de aves e o espetáculo visual das vitórias-régias decorando o cenário.

praia
Praia em Alter do Chão (Crédito: flickr/MTur Destinos – Tiago Silveira)

Seja para relaxar à beira de uma praia de água doce ou explorar as riquezas da Amazônia, Alter do Chão promete uma experiência inesquecível. Entre em contato com a Bancorbrás Turismo e monte um pacote perfeito para as suas próximas férias no “Caribe amazônico”. Até a próxima!

Tags:

Shopping Basket