Quem acredita que o contato com a natureza é o melhor remédio para aliviar o estresse do cotidiano não pode deixar de incluir parques ecológicos em suas viagens.
O Brasil oferece uma grande diversidade de locais que contam com a preservação da natureza e com o ecoturismo. O país possui, atualmente, 74 parques nacionais – também chamados de PARNAs – espalhados por todas as regiões. Desses, 42 estão abertos à visitação, oferecendo atrações para todos os gostos, seja você um apreciador da biologia, da trilha, da escalada ou da vida marinha.
Confira a lista dos principais parques ecológicos do Brasil:
Uma das sete maravilhas naturais e o maior sistema de cachoeiras do mundo, as Cataratas do Iguaçu, com suas 275 quedas, são a principal atração do parque.
O PARNA do Iguaçu, localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, tem uma área de 1 milhão de hectares – sendo 600 mil de área protegida e 400 mil de floresta intocada. Além das magníficas quedas d'água, os visitantes têm contato com toda a fauna e flora da Mata Atlântica em um dos poucos pontos de sua preservação.
Entre os destaques do parque está sua infraestrutura, inteiramente pensada para o bem-estar dos turistas. Por ser um parque tão extenso, são oferecidos ônibus para transportar os visitantes até as atrações pela trilha das Cataratas, que tem 1,2 km e termina nos mirantes. Pelo caminho, é possível observar de perto a magnitude dessa beleza natural.
Outras atrações imperdíveis são a trilha do Poço Preto, que atravessa 9 km de mata e termina com um passeio de caiaque, e o Macuco Safari, realizado de bote, levando os turistas para bem perto das quedas. Além de contemplar uma vista indescritível, quem faz o Macuco Safari pode curtir um banho relaxante nas águas do Iguaçu.
O PARNA da Chapada Diamantina é um dos paraísos que os apaixonados pelo ecoturismo podem encontrar aqui no Brasil.
As trilhas por onde caminharam os garimpeiros no auge da exploração de diamantes no país hoje são ocupadas por milhares de turistas que, durante o trekking, se encantam com animais livres e plantas de todos os tipos.
Com 152 mil hectares, o parque protege parte da Serra do Sincorá, no sul da Bahia. Além da paisagem, com a cadeia de montanhas que o rodeia e as várias cachoeiras, o principal atrativo é sua diversidade ecológica, abrangendo o Cerrado, a Caatinga e a Mata Atlântica.
A diversidade é tão grande que, a cada ano, novas espécies de plantas e animais são encontradas na Chapada Diamantina.
O parque é enorme e algumas trilhas são complicadas, mas não faltam opções de descanso. Para cada parte caminhada no percurso, existe uma oportunidade de se refrescar em alguma das mais de 360 cachoeiras.
E não acaba por aí. Quem vai à Chapada Diamantina pode visitar grutas de água azul-turquesa – que brilham com a luz do sol –, fazer escaladas e ainda experimentar todas as delícias da comida local, que mistura o que há de melhor na cozinha baiana com influências mineiras.
Criado em 1937 por Getúlio Vargas, o PARNA do Itatiaia foi a primeira área de preservação ambiental do Brasil. Os mais de 30 mil hectares de extensão do parque estão localizados na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais e é de simples acesso.
Ele é mais visitado no inverno e tem a fama de ser o único lugar do Rio de Janeiro onde neva. O evento é raro, mas não deve demorar para voltar a acontecer.
O Parque do Itatiaia é perfeito para quem gosta de escaladas, porque conta com diversos picos – como o das Agulhas Negras e o das Prateleiras, ambos localizados a mais de 2 mil metros de altura.
Além das escaladas e das paisagens sobre as nuvens, trilhas e cachoeiras não faltam lá. Uma excelente dica para os aventureiros é a travessia Rancho Caído, que tem duração de 2 dias – uma oportunidade para entrar em contato com a fauna e a flora e se desligar totalmente da rotina.
E não deixe de relaxar nas opções de banho em águas refrescantes e cristalinas. O parque abriga as nascentes de 12 bacias hidrográficas da região. A dica para quem deseja fazer trilhas leves e se refrescar no caminho é o circuito 5 Lagos.
Esse é o parque ecológico mais visitado do Brasil. Além de ser rodeado pelas lindas paisagens cariocas, ele abriga um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, o Cristo Redentor, e a Floresta da Tijuca, a primeira do mundo a ser resultado de um reflorestamento. Outro ponto que atrai muitos turistas é a facilidade para a visitação. O parque pode ser acessado de vários pontos da cidade, seja a pé, de bicicleta, de carro, de ônibus ou de bonde.
O PARNA da Tijuca é um programão. É possível fazer várias trilhas, se refrescar nas cachoeiras, escalar, visitar grutas e ainda planar sobre as praias cariocas de asa-delta.
Uma dica imperdível é o Pico da Tijuca, uma trilha leve que te permite observar toda a cidade maravilhosa a mais de mil metros de altura.
O PARNAMAR de Fernando de Noronha preserva, praticamente, a ilha inteira – ou seja, não é difícil de acreditar que ele é o parque nacional com as praias mais lindas do Brasil.
O parque reúne o melhor dos dois mundos: as atrações divertidas, os restaurantes renomados, os hotéis luxuosos de um grande polo de turismo, as belezas naturais intactas e a fauna e flora riquíssimas de uma área de preservação.
Quem visita a ilha se apaixona pelas belas belezas inesquecíveis de praias como a da Baía do Sancho, da Baía dos Porcos e a do Leão, além de nadar ao lado de golfinhos nas praias do Cachorro e na do Meio.
As trilhas guiadas levam os turistas a conhecer toda a incrível biodiversidade da ilha, especialmente a marinha, como as tartarugas do Projeto Tamar.
Outras atrações imperdíveis da ilha são os passeios de buggy e de barco, o Mirante de Boldró e as trilhas mata adentro.
Essas experiências deixam a viagem para Fernando de Noronha marcada eternamente na memória.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br