Rolante: a capital nacional da cuca - Revista Meu Clube Bancorbrás

Rolante: a capital nacional da cuca

Rolante: a capital nacional da cuca
Um passeio cheio de sabor e belezas naturais pertinho de Porto Alegre
7 de janeiro, 2025

Para quem mora ou está visitando a capital do Rio Grande do Sul, dar uma esticadinha até Rolante é uma ótima ideia. A cidade fica a 100 quilômetros de Porto Alegre, a cerca de 1h30 de carro pela Freeway (BR-290).

Ela é conhecida como a “Capital Nacional da Cuca”, um bolo de tabuleiro de origem alemã que faz parte da tradição gastronômica do sul do Brasil e que pode ter os mais diversos sabores e recheios: chocolate, banana, maçã, calabresa, frango, queijo, entre muitos outros.

Além da Kuchenfest, a Festa da Cuca, que acontece todos os anos, Rolante atrai muita gente por suas belezas naturais como montanhas, cachoeiras, trilhas ecológicas e cascatas. Continue a leitura para conhecer três cascatas incríveis para conhecer em Rolante!

traditional-brazilian-cuca-stuffed-with-dulce-de-leche-top-view (2)
Rolante, Capital da Cuca. (Créditos: Giovani Dressler/Freepik)

Cascata das Andorinhas

Também conhecida como Gruta das Andorinhas, a maravilhosa Cascata das Andorinhas parece cenário de filme. Suas paredes de rochas com tons que vão do verde ao amarelo foram esculpidas pela água, formando um cânion pelo qual flui a queda d’água de 12 metros de altura.

A pequena gruta oculta entre seus paredões é o local de morada de bandos de andorinhas que dão origem ao seu nome. A Cascata das Andorinhas fica a 20 quilômetros do centro de Rolante e a última parte do trecho, de 900 metros, é feita a pé por uma trilha com nível de dificuldade fácil.

A atração é gratuita e pode ser visitada em qualquer época do ano, mas, para aproveitar o banho de cachoeira, o mais indicado é ir no verão. O melhor horário para contemplar os raios de sol que penetram o interior da gruta criando um efeito incrível de fachos de luz é entre 10h e 14h.

waterfalls-near-rocky-cave-photo (1)
O cenário de sonhos da Cascata das Andorinhas (Créditos: Splloganathan/Freepik)

Cascata do Chuvisqueiro

A grandiosa Cascata do Chuvisqueiro é uma das mais belas do Rio Grande do Sul. A queda d’água de mais de 70 metros despenca de um penhasco alaranjado cercado de uma exuberante vegetação nativa e cai em um poço de águas cristalinas.

A 22 quilômetros de Rolante, o caminho mais seguro até a Cascata do Chuvisqueiro é feito de carro até a propriedade privada onde ela está localizada.

O local tem infraestrutura com restaurante, bar, área de camping, banheiros, churrasqueiras, estacionamento e cobra a entrada, que vale cada centavo.

people-standing-near-waterfalls-cascading-from-mountain-photo (1)
A fantástica queda d’água da Cascata do Chuvisqueiro (Créditos: Splloganathan/Freepik)

Cascata das Três Quedas

A Cascata das Três Quedas fica na mesma propriedade da Cascata do Chuvisqueiro, a 20 minutos de distância por uma trilha de 800 metros cercada de samambaias e taquarais.

Ao longo da trilha que é de fácil acesso e tem entrada no camping da Cascata do Chuvisqueiro é possível avistar duas das suas três quedas d’água.

Linda e pouco explorada, a Cascata das Três Quedas tem 30 metros de altura e suas águas límpidas e geladas formam uma grande piscina natural para banho.

 

Em um dia é possível fazer o passeio incluindo as três cascatas, Andorinhas, Chuvisqueiro e das Três Quedas, partindo de Rolante. Se você quer dicas certeiras para montar o seu roteiro e aproveitar ao máximo cada uma delas, entre em contato com a Bancorbrás!

Tags:

Shopping Basket