Romênia, o país mais enigmático da Europa - Revista Meu Clube Bancorbrás

Romênia, o país mais enigmático da Europa

Romênia, o país mais enigmático da Europa
Rica em diversidade cultural e natural, a Romênia surpreende com seu cenário de montanhas arborizadas, vales pitorescos e quilômetros de praias de areia branca e fina
19 de junho, 2023

Localizada no Leste Europeu, na costa do Mar Negro, a Romênia é um daqueles países pouco explorado pelos turistas, mas isso não significa que ela tem pouco a oferecer. Muito pelo contrário: a terra dos castelos, das florestas e do Conde Drácula é uma ótima alternativa para quem prefere conhecer lugares excêntricos.

Destacamos três motivos para você colocar esse destino no seu próximo roteiro e desbravar um lugar rico em cultura e repleto de paisagens de tirar o fôlego. Venha ver!

História do país no Palácio do Parlamento

É em Bucareste, capital do país, que está localizado o maior parlamento do mundo e o segundo maior prédio público do planeta, perdendo apenas para o Pentágono, nos Estados Unidos.

O Palatul Parlamentului foi construído na década de 1980 e tem, ao todo, 350 mil metros quadrados. Com 1.100 salas, ele tem múltiplas funções. Além de abranger os três Poderes do país, é onde se encontra um grande acervo da cultura romena, a exemplo do Museu Nacional de Arte Contemporânea, que abriga coleções de arte romena medieval e contemporânea. Para quem tem curiosidade de sobra, vale passar o dia nesse imponente palácio. As visitas são realizadas somente com guias, visto que nem todos os espaços do palácio podem ser visitados devido à proporção e às obras ainda inacabadas.

shutterstock_707940670 (1)

Lendas e realidades do Castelo de Bran

O castelo, situado na fronteira entre a Transilvânia e a Valáquia, foi construído no século XIV e está associado a uma das histórias mais arrepiantes e marcantes da literatura e do cinema: a do Conde Drácula. Sim! A lenda se mistura com a história real de Vlad III, príncipe que, segundo escritos, viveu nesse castelo entre 1431 e 1476 e inspirou a história escrita por Bram Stoker.

A construção serviu, por anos, de fortaleza contra a invasão turca e, mais tarde, de prisão. No final do século XIX, foi restaurado e, atualmente, é um museu aberto ao público, atraindo visitantes que querem saber mais das histórias reais e das lendas que envolvem o lugar.

shutterstock_2050627661 (1)

O espírito da Romênia na vibrante Timișoara

Se os lugares da Romênia que você visitou até aqui revelaram poucas cores vibrantes, então aguarde até conhecer Timișoara. Capital da região de Banat, no oeste da Romênia, a cidade, conhecida como “cidade universitária” e um dos maiores centros industriais, tem uma energia contagiante. Não à toa é considerada como um dos lugares mais charmosos do país.

Possui estilo arquitetônico, herdado por povos que passaram pela região – a exemplo dos turcos, austríacos e alemães. Um destaque é a Praça da Vitória, rodeada de lindos prédios. É um excelente lugar para “bater perna” e ver de perto a Catedral Metropolitana Ortodoxa. De tão bonita, é comparada ao Castelo da Disney. Pertinho está também a Casa de Ópera, imponente construção que serviu de marco para momentos históricos do país.

Para tornar a experiência ainda mais especial, você sabia que em Timișoara ficam as mais antigas cervejarias de toda a Romênia? Então, não vá embora sem experimentar algumas das bebidas da região, em especial a Timisoreana, cerveja mais antiga do país e premiada com frequência.

Bom, depois dessas dicas, está mais do que na hora de incluir o país na sua próxima viagem à Europa, não é mesmo? Salve este conteúdo e o encaminhe para quem você acha que vai se interessar em saber mais sobre esse impressionante destino.

shutterstock_1452937631 (1)

Como obter o passaporte: passo a passo

Fundamental para qualquer viagem internacional, obter um passaporte é mais simples do que você imagina. A primeira coisa que você deve fazer é reunir os documentos necessários para o preenchimento do formulário. São eles:

 

– Documento oficial com foto;

– CPF (caso esteja ausente no outro documento);

– Certidão de casamento (caso tenha trocado de nome);

– Certidão de naturalização (caso seja estrangeiro naturalizado);

– Retrato 5x7 (apenas para menores de 5 anos);

– Autorização de viagem internacional (para menores de 18 anos);

– Passaporte antigo (caso não seja a primeira emissão – em caso de não apresentação, uma multa será cobrada).

 

Vale destacar que não é mais preciso apresentar títulos de eleitor ou certificado de dispensa do serviço militar. Isso porque esses dados já fazem parte do sistema de informações da Polícia Federal.

shutterstock_1912561375 (1)

Preencha o formulário

Para preencher o formulário, basta acessar o site da Divisão de passaporte da Polícia Federal. Após confirmar os seus dados, um número de protocolo será emitido. É muito importante que você guarde esse código, pois, com ele, você conseguirá acompanhar todas as etapas do processo ao longo dos dias que se seguirem.

Então uma GRU (Guia de Recolhimento da União) será emitida no valor de R$ 257,25, para passaportes comuns, ou de R$ 334,42, em caso de urgência (valores vigentes no momento da publicação desta matéria). O pagamento pode ser efetuado por Pix, cartão de crédito ou boleto.

Importante lembrar que, como qualquer boleto, a GRU tem uma data de validade e, caso o pagamento não seja efetuado, todo o processo de solicitação deverá ser feito novamente.

Após o pagamento e a compensação bancária, você estará liberado para agendar seu atendimento na Polícia Federal, órgão responsável pela emissão do documento. O agendamento também é feito on-line, acessando o site Agendamento Polícia Federal. Nele, você informará seu CPF, sua data de nascimento e o seu número de protocolo. Após confirmar essas informações, o site te apresentará as opções de postos da polícia mais próximos de você. Basta escolher o local e marcar, entre as opções disponíveis, o horário e a data que mais se adequam à sua agenda.

Na Polícia Federal

Com a data marcada e tendo em mãos os documentos citados anteriormente, bastará comparecer ao posto da Polícia Federal duas vezes para, enfim, obter seu passaporte.

Na primeira visita, será feita a conferência de todas as suas informações, o recolhimento de suas digitais e será tirada uma fotografia sua para constar no passaporte. Recomendamos que você chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência e leve também o comprovante de pagamento da GRU – não é obrigatório, mas isso pode evitar eventuais problemas de sistema –; em seguida, você receberá um novo número de protocolo, que será utilizado no dia da entrega do documento.

Após seis dias úteis – em geral –, basta comparecer novamente ao posto da PF para recolher o seu passaporte. A retirada do documento só pode ser feita pelo titular mediante apresentação de um documento oficial com foto. Menores de idade devem estar acompanhados por seus responsáveis legais. E lembre-se: a retirada deve ser feita em no máximo 90 dias após a emissão do passaporte.

Pronto! Com o passaporte em mãos, você poderá, enfim, fazer sua viagem e aproveitar bastante com sua família e amigos no destino que você sempre sonhou.

shutterstock_2079866515 (1)

Lembre-se

Para brasileiros, o passaporte é obrigatório para qualquer viagem internacional, exceto para países membros do Mercosul (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, Venezuela. Peru, Equador e Bolívia), que requisitam apenas a carteira de identidade do viajante.

Tags:

Shopping Basket