--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Imagine-se descansando na Amazônia e curtindo suas férias na maior floresta tropical do mundo. O destino fascina qualquer turista ao conter paisagens deslumbrantes, cultura imersiva e gastronomia perfeita. Além disso, o Ecoturismo se destaca ao promover preservação ambiental e respeitar as culturas locais.
Mesmo sendo conhecida por vários brasileiros, engana-se quem acredita que a Floresta Amazônica só chama atenção pelas árvores e plantas. Ela também é formada por enormes quantidades de água, como o Rio Amazonas, alimentado por vários afluentes desde o alto dos Andes até o Oceano Atlântico.
Em relação a hospedagem, o melhor local para iniciar a viagem é na capital, Manaus, onde fica localizado o aeroporto e hospedagens variadas. A partir dali, pode-se pegar voos ou transportes fluviais para a Amazônia.
Os passeios de Cruzeiros saem do porto de Manaus e navegam pelas águas do Rio Solimões, que se encontra com o Rio Negro, e os turistas prestigiam as belas paisagens. As navegações turísticas pelos rios Amazonas e o Tapajós também encantam e, durante a viagem, as pessoas entram em suas águas doces.
Diversas trilhas estão disponíveis para serem exploradas dentro da selva, por isso, para ter boa experiência, indicamos o uso de roupas leves, protetor solar, repelente e bastante consumo de água.
A paisagem muda de acordo com a época do ano, então você precisa ter ideia de quais atividades fará na região. Entre janeiro a março inicia-se o inverno amazônico, com temperaturas a 30°C e rios com águas baixas. Já entre abril a junho, eles atingem os níveis mais altos, sendo o período perfeito para participar das excursões de barco.
Por fim, o clima seco chega no local entre julho a dezembro, anunciando a volta do verão com temperaturas elevadas e ausência das chuvas. Para os que gostam de fazer trilhas e visitar praias fluviais, esse é o momento ideal.
A região tem uma fauna riquíssima que abriga mais de 30 mil espécies. Animais como Boto-cor-de-rosa, aves, répteis, insetos e anfíbios, fazem do local o seu lar. São nas águas do Amazonas que vive o Pirarucu, maior peixe de água doce do mundo, e o Peixe-boi-da-Amazônia.
Cerca de 28 milhões de pessoas vivem na Amazônia, sendo mais de 200 povos indígenas e comunidades ribeirinhas. Para entender os costumes desses povos, os aventureiros participam de uma imersão na Floresta Amazônica, dormindo em redes ou tendas, e aprendendo técnicas de sobrevivência. Eles também realizam o processo de preparação da farinha de mandioca e desempenham a colheita da Castanha do Pará.
Para vivenciar a culinária regional, basta provar as comidas dos restaurantes e mercados tradicionais. Alguns pratos típicos conhecidos são o Tacacá, Pato no Tucupi e Maniçoba. O peixe Pirarucu e o Tambaqui também são muito consumidos. Criados das próprias frutas, as sobremesas mais famosas são o Açaí e Cupuaçu.
A Bancorbrás Turismo quer fazer da sua viagem inesquecível! Esperamos o seu contato para realizar esse sonho. Leia mais matérias no site.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br