Viajar é mais do que conhecer novos lugares. É sobre vivenciar culturas, criar memórias inesquecíveis e, muitas vezes, superar barreiras. Para pessoas com deficiência, a experiência de viajar apresenta desafios adicionais, mas, com o crescimento do turismo acessível, essas dificuldades estão se transformando em oportunidades de inclusão. No terceiro episódio do podcast Sonhos de Viagem, da Bancorbrás Turismo, o tema é justamente turismo e acessibilidade.
Neste episódio, a apresentadora Bárbara Lins recebe os convidados Mariana Veloso, cliente da Bancorbrás Turismo, e Flávio Pereira, secretário da Secretaria da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal. Eles compartilham suas experiências e perspectivas sobre como o turismo pode – e deve – ser inclusivo para todos.
Com o aumento da conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência, o turismo acessível tem ganhado destaque em diversos países. A ideia de que todos, independentemente de suas limitações físicas, sensoriais ou intelectuais, devem ter acesso ao mundo do turismo está cada vez mais forte. Mariana Veloso conhece bem essa realidade. Como cliente da Bancorbrás Turismo, a jornalista e publicitária conta suas próprias vivências de como explorar o mundo em viagens adaptadas às suas necessidades.
Mariana compartilha histórias de viagens que, para muitas pessoas, pareceriam simples, mas que, para um cadeirante, envolvem desafios e superações que passam despercebidos para outros viajantes. Desde a escolha de hotéis até o transporte adaptado e a acessibilidade em atrações turísticas, cada detalhe é fundamental para garantir uma experiência inclusiva e agradável.
Por outro lado, Flávio Pereira, que é atleta paralímpico, conta como, apesar de não ter tido recursos para viajar durante sua infância, por meio do esporte, ele teve a oportunidade de conhecer diversas pessoas e lugares do Brasil todo. Aos 17 anos, Flávio fez sua primeira viagem para competir e, hoje, com quase 60, não parou mais.
No podcast, tanto Mariana quanto Flávio reforçam a importância do planejamento para que uma viagem acessível seja bem-sucedida. Pesquisar destinos com infraestrutura adequada é um dos passos para garantir conforto e segurança. E é nesse ponto que a Bancorbrás Turismo se destaca. Com décadas de experiência no setor, a empresa oferece pacotes personalizados para clientes que precisam de atenção especial, seja na escolha de acomodações, transporte ou passeios adaptados.
No episódio, você encontrará também dicas sobre como pesquisar locais sem barreiras arquitetônicas que impeçam o acesso a cadeirantes, por exemplo. Segundo Flávio, é importante que haja uma mudança de atitude em prol das pessoas com deficiência para que a acessibilidade seja, de fato, para todos.
Mariana destaca que, ao planejar suas viagens com a Bancorbrás, sempre encontrou suporte para atender às suas necessidades específicas. Isso, segundo ela, faz toda a diferença, já que viajar se torna um processo mais tranquilo quando você sabe que conta com uma equipe preparada para lidar com imprevistos e que entende as necessidades de cada cliente.
É possível verificar uma crescente oferta de destinos acessíveis ao redor do mundo. Países como Espanha, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido têm liderado o movimento de adaptação de suas cidades e pontos turísticos para receber turistas com deficiência. Flávio Pereira cita alguns exemplos de como esses destinos oferecem soluções práticas para garantir a acessibilidade. Elevadores, rampas, sinalizações táteis e tecnologias assistivas são apenas algumas das adaptações existentes.
Ambos os entrevistados, ao falarem de suas experiências, apontam que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que o Brasil se torne um destino totalmente inclusivo, pois, muitas vezes, as adaptações são pontuais e não cobrem todas as áreas ou serviços de um destino.
A Bancorbrás Turismo entende a importância de promover o turismo inclusivo. A empresa tem o compromisso de garantir que todos os seus clientes tenham acesso às melhores experiências de viagem, independentemente de suas limitações. Além disso, o objetivo é promover experiências de viagem que representem não apenas um momento de lazer, mas oportunidades para enriquecer culturalmente e superar barreiras.
O terceiro episódio do podcast Sonhos de Viagem, da Bancorbrás Turismo, é um convite para refletirmos sobre como o turismo pode ser transformador e inclusivo. Com histórias inspiradoras de superação e exemplos concretos de como o turismo acessível está evoluindo, o episódio reforça que todos têm direito de explorar o mundo sem barreiras.
Se você deseja saber mais sobre como o turismo acessível pode fazer a diferença na vida das pessoas, não deixe de assistir a esse episódio – disponível no Spotify e no YouTube.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br