Terra à vista... e que terra linda! Há 521 anos, Pedro Álvares Cabral e sua tripulação avistaram o primeiro pedaço de chão do Brasil e não poderiam ter tido melhor sorte. Chegaram onde hoje está o município de Prado, na Bahia. Localizado na chamada Costa da Baleia, faz jus à fama de abrigar as mais belas praias baianas e oferece muitos atrativos em seus 84 km de litoral, com cenários paradisíacos, imponentes falésias e mar de águas cristalinas e calmas.
Foi de lá que Pero Vaz de Caminha escreveu a primeira carta ao rei de Portugal. Andar por suas ruas é reviver essa época. O centro conserva até hoje as charmosas vias de paralelepípedos e um conjunto de casas que data do século XIX. Uma dica é caminhar pelo Beco das Garrafas, ponto gastronômico no qual se encontram restaurantes com deliciosos frutos do mar. É uma atmosfera perfeita para os dias de descanso. Por isso, a Bancorbrás preparou um roteiro especial para você aproveitar esse cantinho tão especial e histórico do Brasil. Vamos lá?
Os passeios de barco são tradicionais por lá. Em determinadas épocas do ano, quem embarca pode se deparar com um espetáculo das baleias Jubarte. Inesquecível! Além disso, é possível praticar mergulho em alto mar, explorar os manguezais e conhecer a biodiversidade que a região abriga.
Apesar da calmaria na maior parte do ano, a cidade se agita durante o Carnaval. Para quem gosta da festa, lá acontecem algumas das maiores e mais animadas folias. O local é reconhecido por sua ampla infraestrutura hoteleira, sendo considerado o quarto maior polo de hotéis da Bahia. São 7 mil leitos, com opções para todos os gostos. Além das belezas naturais tão prósperas, Prado ganha destaque por ser berço da história do Brasil.
Vale começar pela Barra do Cahy, que ganhou o título de primeira praia do Brasil. Para celebrar o reconhecimento, foram instaladas uma cruz e uma placa semelhante a um pergaminho, com um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha, que, segundo os historiadores, descreve a geografia do local.
O acesso é feito por estrada de terra, que vale a pena ser desbravada para se contemplar o horizonte. Desenhada por grandes falésias e marcada por inúmeros coqueiros, a paisagem da Barra do Cahy é recompensadora. O local é ideal para se tomar um banho de mar e petiscar na barraca da Fazenda da Glória.
Criado em 1983, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos nasceu para preservar os recifes e corais da região. Possui grande relevância ecológica e sua beleza atrai turistas que buscam proximidade com a natureza. São mais de 90 mil hectares de áreas marinhas preservadas, que acolhem a maior biodiversidade do Atlântico Sul. A reserva é composta por Recife de Timbebas, Parcel dos Abrolhos, estruturas recifais e Arquipélago dos Abrolhos.
Entre os meses de julho e novembro, as baleias Jubarte migram para a região em busca de águas quentes para se reproduzirem e dão um verdadeiro show para os turistas, com belas acrobacias e exibições. Os passeios para acessar o parque são feitos de barco e podem durar de um a quatro dias.
Corumbau tem um quê de Caribe, mas com charme e aconchego brasileiros. A praia é formada por uma larga faixa de areia e possui recifes de corais que avançam mar adentro deixando as águas tranquilas para um bom banho.
Nessa região, encontram-se a Reserva dos Índios Pataxós e o Parque Nacional Monte Pascoal. O parque oferece opções guiadas por indígenas para se desfrutar do ecoturismo, como caminhadas em trilhas, canoagem e passeios de barco no rio para observação da fauna e flora.
A 13 km do centro de Prado, está a Praia da Paixão, com águas cristalinas e, também, um riacho de água doce que a recorta. A Praia do Tororão é destino certo para quem gosta de um ambiente tranquilo e de natureza exuberante. Além dessas, ainda temos Cumuruxatiba, Praia da Amendoeira (também conhecida como Viçosa), Praia das Ostras e muitas outras. Variedade de atrações é uma das marcas registradas da cidade.
Anualmente, ocorre o Festival Gastronômico e Cultural de Prado. Restaurantes e barracas são desafiados a criar um prato especial e exclusivo com o tema da edição. O melhor do festival é premiado. Um concurso que deixa qualquer um com água na boca.
O Aeroporto de Teixeira de Freitas fica a 80 km de Prado e recebe voos da Azul. Outra opção é o desembarque em Porto Seguro, que fica a cerca de 200 km de Prado. Para quem prefere a viagem de carro, existem estradas em bom estado que levam ao litoral sul da Bahia.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br