Dez trilhas para quem está começando no trekking

Dez trilhas para quem está começando no trekking
Quer começar a praticar o esporte? Confira as melhores trilhas para quem está iniciando
12 de junho, 2023

Adquirir o hábito de realizar atividades físicas é o desejo de um número cada vez mais crescente de pessoas na nossa sociedade. Dentro das inúmeras possibilidades, muita gente tem optado pelo trekking, a caminhada por trilhas naturais.

Além do exercício físico, essa modalidade tem muitas vantagens, como a oportunidade de estar em contato com a natureza, conhecer novos lugares, desligar-se da rotina etc.

Nesse sentido, confira agora uma lista com as dez melhores trilhas do país para quem está começando no esporte.

Trilha Capão, Guiné

Esse percurso é considerado por muitos um dos mais bonitos do mundo. Localizada na Chapada Diamantina, Bahia, a trilha Capão Guiné tem quase 20 quilômetros de extensão.

O roteiro dura, em média, seis horas e atravessa o Parque Nacional da Chapada Diamantina, com alguns pontos localizados a mais de 1200 metros de altitude, onde é possível vislumbrar, por todos os ângulos, as infindáveis belezas do lugar.

As refeições, o banho e as hospedagens são feitas nas casas das hospitaleiras famílias que vivem na região, que estão sempre preparadas para receber os aventureiros. Para passar a noite, é preciso fazer reserva, feita via WhatsApp e com sete dias de antecedência.

shutterstock_1224616207

Morro Dois Irmãos

Em um dos cartões-postais da cidade maravilhosa, é possível fazer a trilha no Morro Dois Irmãos, um dos passeios mais procurados do Rio de Janeiro.

Tudo começa na favela do Vidigal, uma comunidade pacificada que recebe você de braços abertos para conhecer um pouco mais sobre a cultura e o povo do Rio. A trilha é curta e considerada relativamente fácil, com apenas 1,5 quilômetro de percurso e duração média de 40 minutos, mas que, no fim, entrega uma vista extraordinária da Zona Sul carioca. Do alto do cume, é possível ver os bairros do Leblon, Ipanema, Lagoa e Niterói, além das praias incríveis que protagonizaram tantos clássicos da Bossa Nova.

shutterstock_694365466 (1)

Trilha das Três Pedras

Em Botucatu, no interior de São Paulo, a Trilha das Pedras é a dica para quem está buscando, além de boa trilha com belas paisagens, uma experiência quase mística.

Isso porque o local tem envolvimento histórico com diversas lendas e mistérios. Foi ponto de passagem de indígenas brasileiros e incas, e as lendas dizem que esses povos aproveitavam o contato com belezas naturais da região para realizar alguns rituais dedicados à natureza.

A trilha é perfeita para iniciantes, pois tem apenas 8 quilômetros e boa parte do caminho é composto por descidas, terminando com uma subida mais íngreme de 800 metros até o cume, que é opcional.

Além das trilhas, a região das Três Pedras também reserva outras várias opções para quem busca uma aventura, como parapente, rali, rapel, além das mais de 70 cachoeiras.

shutterstock_2245859391

Vale das Ostras

O Vale das Ostras está localizado na cidade de Eldorado, no interior de São Paulo, na região do Vale do Ribeira, que abriga 61% da Mata Atlântica ainda remanescente.

A trilha também é curta – são 8 quilômetros de ida e volta, oferecendo ainda uma opção de apenas 6 quilômetros. Mas, considerando o tempo, você provavelmente vai querer demorar mais um pouquinho. Isso porque a trilha passa por 12 cachoeiras diferentes, e você pode parar um pouco para tomar um banho relaxante, além de admirar esse bioma incrível que, graças a muito trabalho, não foi extinto no nosso país.

shutterstock_1544801129

Pico do Lopo

A apenas 100 quilômetros de Belo Horizonte, na pequena cidade de Extrema, você encontra o Pico do Lopo, talvez a aventura ideal para quem está iniciando no trekking. Com duração média de apenas 1 hora e 30 minutos, grande parte do trajeto é feito em grandes planícies de terra, o que permite que pessoas de várias idades embarquem nessa deliciosa caminhada.

O trajeto termina na Pedra das Flores, uma extensa área plana a aproximadamente 1.660 metros de altitude, onde é possível contemplar as lindas paisagens das terras mineiras, incluindo o Pico do Lopo.

shutterstock_1740641837

Travessia São Francisco Xavier, Monte Verde

Em um trajeto de aproximadamente 11 quilômetros, essa trilha faz a travessia entre Monte Verde, em Minas Gerais, e São José dos Campos, em São Paulo. O trajeto é bem leve e ideal para iniciantes. A primeira metade do percurso tem poucas subidas, enquanto a segunda é composta apenas por descidas.

Durante a travessia, você tem a oportunidade de se encantar com as belezas da Serra da Mantiqueira, sua fauna e sua flora extraordinárias, além de seu clima muito agradável.

shutterstock_1608130021

Mirante da Serra do Espírito Santo, Jalapão

O Jalapão é realmente um lugar incrível em diversos aspectos, e talvez a melhor forma de aproveitar isso seja caminhando. A trilha da Serra do Espírito Santo é considerada uma das mais bonitas da região e é uma excelente escolha para quem está começando no trekking.

A trilha que leva até o topo do mirante tem apenas 8 quilômetros e é considerada fácil. Depois de uma pequena subida, logo no início do trajeto, o caminho é praticamente todo percorrido sobre terreno plano, o que permite admirar os encantos do Cerrado.

shutterstock_1298915698 (1) (1)

Pico do Jaraguá

Localizado em Osasco, na cidade de São Paulo, o Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade, com 1.135 metros de altitude. A Trilha do Pai Zé tem pouco mais de 3 quilômetros e duração média de 2 horas e 30 minutos (ida e volta).

Por ser uma trilha simples, é recomendada até para crianças maiores de 8 anos, sendo uma oportunidade para atividade física em família. Boa parte do trajeto atravessa a Mata Atlântica, de modo que é mais uma oportunidade para ter contato com esse rico bioma, e termina no alto do Pico do Jaraguá, onde se pode avistar a capital paulista.

Além disso, o passeio pela trilha é totalmente gratuito e, por sua facilidade de acesso, não é necessário um guia.

shutterstock_2234003129

Base das Montanhas de Itatiaia

Essa trilha está localizada no primeiro parque nacional do Brasil, o do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, Rio de Janeiro. O local é famoso entre os praticantes de trekking e montanhismo por abrigar um dos pontos mais altos do país.

Mas o parque também permite que iniciantes se aventurem e admirem suas belezas. A trilha na base das montanhas tem apenas 6 quilômetros de extensão e duração média de 1 hora e 30 minutos – excelente oportunidade para começar no esporte e observar os cenários de tirar o fôlego da Serra da Mantiqueira.

shutterstock_2150589791

Sete Praias de Ubatuba

Para quem é iniciante e ainda quer pegar uma praia, a dica é a Trilha das Setes Praias em Ubatuba, no litoral de São Paulo. A trilha tem 10 quilômetros de extensão e não apresenta grandes dificuldades para quem decide encará-la.

Durante o percurso, você terá a oportunidade de conhecer as mais belas praias, algumas praticamente intocadas, de Ubatuba, como Praia da Lagoinha, Praia do Oeste, Praia do Peres, Praia do Bonete, Praia do Cedro do Sul, Praia Grande Bonete e Praia Deserta.

shutterstock_709472650

Tags:

As incomparáveis ilhas caribenhas

Shopping Basket