Localizada entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai, Foz do Iguaçu é considerada uma das sete maravilhas da natureza. Conhecer esse tesouro é uma experiência fascinante que fica ainda melhor quando o ponto de partida para os passeios é um dos mais especiais resorts do país.
O Mabu Thermas Grand Resort está localizado sobre a maior fonte de águas termais do planeta, o Aquífero Guarani. O conteúdo das nascentes se renova a cada 4 horas, mantendo a temperatura de 36°C, a mesma do corpo humano.
Para ficar ainda melhor, o complexo compreende o parque aquático Blue Park. Entre seus destaques, está uma praia artificial com ondas, areia de verdade e um cenário paradisíaco que lembra o Caribe, além de opções mais radicais, como o Twist Tube, um toboágua com quase 70 metros de extensão e uma descida bem íngreme. Na hora de sair e se aventurar por Foz, confira algumas alternativas para garantir uma viagem inesquecível.
O obelisco, a 6,8 kmdo Mabu, marca o lugar exato onde o Brasil, a Argentina e o Paraguai se encontram. O monumento foi construído em 1903 e, em 2016, foi revitalizado.
Ao seu redor existem outras atrações, como um chafariz que, em horários específicos, serve de palco para o show das águas dançantes. Nas proximidades, experimente as delícias da culinária local e compre souvenirs nas lojinhas. Uma dica é ir ao marco para ver o espetáculo do pôr do sol e depois aproveitar os eventos culturais que sempre acontecem por lá.
A cerca de 10 km do marco está uma experiência que te coloca “frente a frente” com celebridades mundiais. Considerado o maior museu de cera da América Latina, a Dreamland foi inspirada no Madame Tussauds de Londres (Inglaterra).
São 17 cenários com mais de 100 personalidades, das clássicas às modernas, provenientes do cinema, da música, da política, da televisão e do universo infantil. Al Pacino, Frank Sinatra, Neymar e Madonna são apenas algumas. Destaque também para cenários do Star Wars e Harry Potter. Para aproximar os bonecos da realidade, em muitos casos o próprio cabeleireiro do personagem participa da construção estética.
Quer se divertir a uma temperatura de -15°C? Então, visite o maior bar de gelo do Brasil. Inaugurado em 2017, ele foi inspirado nas construções dos alpes suíços. Na área interna, paredes, mesas, bancos, copos e balcões são feitos de puro gelo. Antes de entrar, são fornecidos aos visitantes casacos e luvas por conta da casa.
Em razão do frio interno, é indicado ir de calças e sapatos fechados para aproveitar o programa numa boa. Afinal, nem sempre estamos em um clima abaixo de zero, não é mesmo?
O parque está distante 6 km do bar de gelo e a 5 km do aeroporto. O espaço, de 16 hectares, se situa em meio à exuberante Mata Atlântica, que abriga mais de 1.300 aves de 130 espécies.
Siga a trilha de 1,5 km de extensão e tenha o prazer de contemplar araras, harpias, flamingos e outros exemplares da fauna bem de perto. Todas as construções e viveiros são integrados à vegetação, para reproduzirem o mais fielmente possível o habitat dos animais.
É claro que uma viagem a Foz do Iguaçu é incompleta se não contemplar o lugar que deu nome à cidade. Ao lado do Parque das Aves está a prova de que a mãe natureza é perfeita. Estamos falando das Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas do Mundo. Elas são resultado de um conjunto de 275 quedas d’água em formato de “U”.
Entre elas, a Garganta do Diabo, com 82 metros de altura, marca a divisa do Brasil com a Argentina. Caminhe pela curta Trilha das Cataratas, formada por escadas e mirantes. Os saguis estão por todos os lados, tornando sua caminhada mais divertida. O ponto final é a passarela Garganta do Diabo.
A energia é indescritível e você nem vai se preocupar com os respingos de água no corpo. E, em dias de sol, um arco-íris potencializa a beleza da paisagem. É possível, ainda, navegar de barco pelas redondezas.
Mais uma dica que valoriza o contato com a natureza. O programa engloba a Trilha do Macuco, o Salto do Macuco e um tour pelos rios. Antes de se sentar no barco, é preciso escolher entre o passeio seco e o molhado.
A segunda opção promete diversão e adrenalina pura, pois os visitantes chegam bem perto das quedas d'água. Destaque para o Salto Três Mosqueteiros, de onde se consegue ver a formosura da região e, claro, tomar um delicioso banho. Mas a emoção não para por aí.
Na volta, passar pelas corredeiras deixa os momentos finais do percurso ainda mais emocionantes.
Um dos marcos da cultura árabe na cidade é essa mesquita, construída em 1981. O edifício tem o formato de um octógono com uma grande cúpula. Na área interna, há inscrições religiosas em caligrafia árabe e, na sala das orações, um grande tapete azul com figuras de arcos e colunas.
Visite também a loja Kapadokia, na qual são vendidos souvenirs, vestimentas típicas, temperos, doces, chás e cafés. A comunidade moura é tão presente em Foz que a cidade será considerada como o primeiro destino halal (termo que designa tudo aquilo que é permitido pelo islamismo) do país, o que fará com que atraia ainda mais turistas.
Para além dos encantos naturais, vale a pena conhecer um grande feito da engenharia moderna. A Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional é uma das líderes mundiais em produção de energia limpa e renovável e a segunda maior do planeta em tamanho.
O passeio mais tradicional começa por uma visita panorâmica ao Centro de Visitantes. Ali, em uma sala de cinema, as projeções contam a história da obra. Os viajantes podem, ainda, apreciar a vista de dois mirantes e as opções do circuito especial, entre elas o espetáculo de iluminação noturna da barragem, o Ecomuseu e o Polo Astronômico, onde se observam astros e se ampliam conhecimentos científicos.
É preciso cruzar a Ponte Tancredo Neves (ou Internacional da Fraternidade) para chegar ao Duty-Free Shop. Há produtos importados com preços convidativos, pois as taxas pagas pelos estabelecimentos são reduzidas ou até mesmo inexistentes. Para facilitar a vida de quem visita, o espaço é dividido em seções, como roupas, perfumaria, chocolate, eletrônicos, entre outras.
Também é possível tentar a sorte em casas de apostas na vizinha paraguaia, Ciudad del Este, situada no extremo leste do país, às margens do Rio Paraná, que completa a tríplice fronteira. No entanto, o ponto forte de lá são as compras.
São vários shoppings e lojas especializadas em roupas, perfumes, brinquedos, eletrônicos e produtos de informática mais em conta do que os disponíveis no Brasil. O acesso é pela Ponte da Amizade. Ela pode ser atravessada a pé, de carro, mototáxi, transporte turístico ou transporte público.
Os principais centros comerciais se concentram nas ruas situadas nas imediações da Aduana do Paraguai, logo após a ponte. Eles aceitam pagamentos em real e dólar, e os preços, normalmente, são calculados pela cotação do Paraguai. Para regressar ao solo brasileiro, os turistas devem fazer o caminho de volta pela ponte e regularizar suas compras na alfândega do Brasil.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br