Cidade de Fez, a joia marroquina que reluz história e cultura

Cidade de Fez, a joia marroquina que reluz história e cultura
A metrópole entorpece os visitantes com atrações ricas em movimento, cor, sabor e espiritualidade
11 de julho, 2023

Malas prontas para uma viagem inesquecível? Vamos para Fez (com pronúncia “Fés”, aqui no Brasil), uma das quatro cidades imperiais do Marrocos, destino que fascina por suas riquezas históricas e culturais. Exótica e de atmosfera única, ela encanta os visitantes, oferecendo experiências que vão de uma culinária colorida a densas tradições religiosas, passando por caminhos labirínticos e vibrantes. No ocre do dia, o lugar esbanja a tonalidade terrosa das construções, que varia entre o amarelo e o castanho-avermelhado, a depender da incidência da luz do sol. Um verdadeiro espetáculo que vai além da arquitetura. À noite, Fez se mantém em luz, com cafés, restaurantes, bares e clubes animados com a tradicional música marroquina.

Ela está entre as cidades mais antigas do Marrocos, @visit_morocco_, com uma história que remonta à fundação da cidade, em 789 d.C. E uma curiosidade: ela abriga a Universidade de Al Quaraouiyine, a mais antiga do mundo, fundada no século IX. Ainda na Idade Média, tornou-se capital e foi se destacando como importante centro comercial, além de sediar escolas teológicas e de direito islâmico que atraíam estudantes de todo o mundo. O vislumbre do cenário dá a Fez um tom azul-cobalto, intenso e arrebatador, que pinta as belas cerâmicas e azulejos tradicionais da cultura local. Apesar da sua extensa trajetória, a Fez contemporânea mantém o DNA da urbanidade. Em uma área de aproximadamente 790 quilômetros quadrados, um pouco menor que o município de São Paulo, vivem cerca de 1,3 milhão de habitantes, algo como a população de Campinas. Aos visitantes, a oferta é de uma infraestrutura muito bem desenvolvida, adornada com atrações que passeiam por história, arte, cultura e, claro, muita espiritualidade. Os roteiros contemplam desde mercados animados a jardins exóticos, e toda uma imensidão de ambientes estampados de excentricidades. Vamos conhecer? Insha’Allah!

shutterstock_2271349459 (1)
A Madraça Bou Inania é considerada um exemplo notável da arquitetura merínida, com sua decoração em mosaicos, madeira talhada e estuque, além de abrigar um minarete alto

Labirinto Medieval

A visita à Medina de Fez é obrigatória no roteiro. E não é só por tratar-se de um dos pontos mais identitários da cidade. O cartão-postal é, também, o maior centro histórico árabe ainda com moradores, além de ser Patrimônio Mundial da Unesco. É lá que vamos experienciar o caos fascinante das ruas estreitas e sinuosas que desenham o coração cultural e arquitetônico da metrópole. Incrivelmente preservada, ela guarda construções em estilo marroquino tradicional, mesquitas, palácios, madraças e curtumes impressionantes. E como falar desse lugar sem mencionar os souks, mercados tradicionais dos países árabes e do norte da África? Neles, o cenário é colorido e agitado, com vendedores oferecendo de alimentos e especiarias a tecidos, artesanato e joias. Assim, na medina, você tem a oportunidade de provar a culinária típica,
que inclui pratos como o tagine de cordeiro com ameixas e amêndoas, servido com cuscuz e pão marroquino fresco. A iguaria, riquíssima em temperos, aromas e texturas, é parte do menu servido nos restaurantes da região.

shutterstock_1058262620 (1)
As ruas estreitas de Fez desempenham um importante papel na vida comercial e cultural da cidade.

Maravilha Arquitetônica

Na riqueza da Medina de Fez, um dos destaques é, certamente, a Madraça Bou Inania. Trata-se de uma escola corânica — instituição de ensino tradicional islâmica — do século XIV, com arquitetura talhada em mármore, estuque e madeira, que lhe rende o título de uma das mais belas e importantes edificações do país. As galerias que circundam o pátio central têm arcos em estilo moçárabe, e o minarete é decorado com azulejos verdes e azuis. A madraça também possui uma mesquita, uma sala de oração, uma biblioteca e um jardim interno. E, além de sua estonteante beleza, ela carrega, até hoje, a responsabilidade de educar e treinar estudantes em teologia, direito islâmico e outras disciplinas.

Real e Suntuoso

Como tudo de surpreendente na cidade marroquina, o Palácio Real de Fez, também conhecido como Dar el-Makhzen, impressiona pela sua suntuosidade. O complexo em que está inserido, também localizado na medina, combina estilos árabes e europeus, ostentando paredes e portas ornadas com mosaicos e azulejos de tonalidades variadas. O conjunto chama atenção por dar a impressão de ter saído de um desenho animado.

Para se ter uma ideia, já na entrada da construção, nos deparamos com uma porta de bronze ricamente adornada, que leva a um pátio com colunas de mármore e mosaicos. O palácio possui vários salões de recepção, quartos e salas para banquetes, todos devidamente equipados com obras de arte preciosas e uma grande coleção de artefatos históricos, incluindo manuscritos antigos, armas, roupas tradicionais e objetos em metal e cerâmica. Nos jardins, um capítulo à parte, os turistas são presenteados com uma ampla diversidade de árvores frutíferas, fontes e recortes geométricos. Contudo, vale lembrar que, infelizmente, a maioria dos espaços internos do Palácio Real de Fez não é aberta ao público.

shutterstock_458611237 (1)
O Dar el-Makhzen é um complexo de edifícios localizado na parte antiga da cidade, utilizado para eventos oficiais.

Charme e Cultura

Para conhecer o rico patrimônio cultural de Fez e do Marrocos, o tour passa pelo Museu Dar Batha. Entre as peças históricas expostas, estão madeiras talhadas, azulejos, bordados, tapetes berberes e alguns instrumentos musicais. Além do acervo, merece destaque a própria construção, que configura uma verdadeira obra de arte. Datada do século XIX, ela consistia, inicialmente, em um palácio onde residia uma das famílias mais ricas da região. Foi convertida para um museu em 1915. Parte do charme fica por conta do jardim de estilo andaluz, onde os visitantes podem passear entre laranjeiras e azinheiras.

shutterstock_1242864403 (1)
O Santuário de Moulay Idriss II, em Fez, é uma mesquita e importante local de peregrinação do Marrocos

A Influente

Outro sinônimo da cultura e do prestígio de Fez é a Universidade Al Quaraouiyine, uma das mais antigas do mundo em operação e uma das mais respeitadas do universo islâmico. A instituição é um importante centro de aprendizado e pesquisa e continua desempenhando papel vital na disseminação de conhecimento e cultura. A sua biblioteca guarda coleções com mais de 4 mil manuscritos antigos, muitos deles da Idade de Ouro Islâmica. Atualmente, além dos cursos de estudos religiosos e direito, a universidade oferece soluções educativas em outras áreas, como ciências naturais, matemática, medicina e linguística.

shutterstock_1894520692 (1)
O Museu Dar Batha exibe uma vasta coleção de artefatos marroquinos, incluindo peças em cerâmica, tecido e metal.

Riqueza Sagrada

Em Fez, não se pode cometer o sacrilégio de não visitar o Santuário de Moulay Idriss II, com seus rituais e práticas religiosas, incluindo as cerimônias especiais realizadas durante o mês sagrado do Ramadã. Ele abriga o mausoléu do santo Moulay Idriss II, descendente direto do profeta Maomé e fundador da cidade. Deixando de lado, por alguns momentos, o caráter sacro do lugar, vale pontuar que a sua estrutura física é impressionante. O edifício tem um minarete alto e uma cúpula imponente, sendo cercado por uma série de pátios e hortos bem cuidados. E o melhor: é totalmente aberto ao público.

shutterstock_397877224 (1)
A Universidade Al Quaraouiyine é uma das primeiras instituições de ensino superior do mundo, com uma rica tradição acadêmica e cultural.

Fortaleza de Luz

Torres e muralhas também estão no tour mais que perfeito oferecido em Fez. Muitas delas encontram-se na colina de Borj Nord, uma fortificação histórica construída no século XVI, que, hoje, recebe milhares de pessoas para uma vista panorâmica da cidade. Na localização elevada, é igualmente possível apreciar o nascer e o pôr do sol em um cenário único, digno de momentos inesquecíveis.

shutterstock_279146351 (1)
Borj Nord é uma antiga fortaleza em Fez, Marrocos.

Dica Valiosa

Para não errar na bagagem, a sugestão é ter bom senso. Lembre-se de que o Marrocos é um país muçulmano e que a religião tem influência na cultura e nas normas sociais. Embora não seja necessário o uso de burcas nem do hijab, vestimenta tradicional das mulheres marroquinas, é aconselhável optar por roupas que cubram os ombros e joelhos, por exemplo.

shutterstock_1340811308 (1)
O Borj Nord oferece uma vista panorâmica deslumbrante da cidade, incluindo a medina histórica, os minaretes das mesquitas e as colinas ao redor

Tags:

As incomparáveis ilhas caribenhas

Shopping Basket