Rota dos museus: destinos para conhecer melhor a humanidade - Revista Meu Clube Bancorbrás

Rota dos museus: destinos para conhecer melhor a humanidade

Rota dos museus: destinos para conhecer melhor a humanidade
Os melhores destinos para os amantes de arte, história e cultura conhecerem mais sobre a humanidade e suas diferentes formas de expressão
23 de maio, 2023

Ir ao museu é a melhor forma de adquirir mais conhecimentos, admirar belas obras de arte e ainda se divertir. Por isso, visitar os melhores museus do mundo pode ser a grande viagem da vida de muitas pessoas, especialmente para os amantes de arte, história e cultura. Se quiser embarcar nessa viagem extraordinária, confira quais museus não podem faltar no seu roteiro.

Louvre - Paris

Um dos museus mais famosos do mundo, o Louvre não pode faltar no roteiro dos amantes da história da arte. O museu, localizado no palácio de mesmo nome, foi inaugurado em 1793, durante a primeira república francesa. Nesse contexto histórico, o museu teve entrada gratuita em seus primeiros dias, uma maneira de posicioná-lo como um símbolo da soberania popular.
Boa parte do acervo do Louvre vem das coleções da família real francesa e dos espólios de guerra conquistados por Napoleão, chegando a compreender mais de 300 mil obras. Entre elas, estão esculturas do Egito Antigo e pinturas renascentistas, assim como a obra mais famosa do museu, Mona Lisa, de Da Vinci.
Quem vai ao Louvre, além de viajar por séculos de história e arte, pode aproveitar outra grande exposição europeia, a charmosíssima Paris.

shutterstock_1038221935 (1)
Mona Lisa: uma das pinturas mais famosas do mundo é a principal obra do acervo do Louvre

Museu do Ipiranga - São Paulo

Recentemente reformado e modernizado, o Museu do Ipiranga é o ponto certo para quem se interessa pela história do nosso país. Um verdadeiro monumento dedicado à independência do Brasil, o museu mais antigo de São Paulo é abrigo de grande parte da história do Império e da Primeira República.
O Museu do Ipiranga conta com 12 salas de exposição, 11 de longa duração e uma para mostras temporárias. Lá você encontrará obras de grandes mestres brasileiros, como Pedro Américo e sua obra-prima, "Independência ou Morte”, que retrata o momento em que Pedro I bradou nossa independência às margens do Rio Ipiranga.
O acervo do museu é composto por mais de 3 mil obras. A maioria peças do século XVIII e XIX. Além do acervo e do encanto trazido pela arquitetura magnífica, com a reforma, o museu passou a oferecer inúmeras opções de acessibilidade, tornando-se um passeio recomendado para todos.

shutterstock_2298752627 (1)
Homenagem: ao entrar no museu, somos recebidos por estátuas de bronze de grandes personalidades, como D. Pedro I

Hermitage - São Petersburgo

Um museu que, definitivamente, não pode faltar nos roteiros de amantes da arte e da história. O grandioso Hermitage é considerado um dos melhores do mundo - para alguns, o melhor. Fundado em 1764, por Catarina, a Grande, o museu, utilizado também como palácio de inverno dos czares russos até o fim da monarquia, reúne obras dessa época além do período soviético e da nova república russa.
Grandioso é o adjetivo que melhor define o maior museu do mundo. Seu complexo é composto por seis palácios, à beira do Rio Neva, e compreende o museu, salas de teatro e até escritórios governamentais. Seu acervo reúne 3 milhões de obras, divididas em 365 salas.
Além de obras russas e soviéticas, no Hermitage, você encontrará uma vasta coleção de pinturas de artistas de outras nacionalidades, como Picasso, Rembrandt, Van Dyck, Renoir, Matisse e muitos outros.

shutterstock_301556453 (1)
Sala do Trono: o grandioso Hermitage une arte, história, arquitetura e muito luxo

British Museum - Londres

Fundado em 1753, o Museu Britânico reúne obras que contam as histórias de centenas de civilizações antigas, como a grega, a romana e a egípcia. São peças como a Pedra de Roseta, que nos ajudou a decifrar os hieróglifos egípcios; a múmia de Katebet; a esfinge de Taharqo; um moai da Ilha de Páscoa e muitas outras.
Além das civilizações citadas, você encontrará no acervo muitas obras e peças históricas da Ásia, do Oriente Médio e da própria Europa. Essa reunião histórica torna o Museu Britânico um paraíso para quem quer compreender mais sobre os caminhos percorridos por nós, humanos, na jornada pela civilização.

shutterstock_518224804 (1)
Paraíso dos historiadores: no British Museum, é possível compreender como cada civilização humana se organizou e se expressava

Inhotim - Brumadinho

Voltando ao Brasil, o Museu de Arte Contemporânea do Instituto Inhotim é uma verdadeira joia dos museus - ainda pouco explorada pelos brasileiros. Originalmente pensado como um jardim botânico, o museu tem hoje uma variedade incrível de obras de arte espalhadas por toda sua extensão, rodeadas pela belíssima paisagem.
Além das belezas naturais e da arquitetura modernista das diversas galerias, em Inhotim você encontrará obras de arte contemporâneas de tirar o fôlego, repletas de beleza e significado. Visitar o Instituto Inhotim é como se teletransportar para um mundo mágico, como se a realidade e os sonhos se tornassem uma coisa só.

shutterstock_1566986443 (1)
Onde a realidade se curva: Inhotim é um lugar que permite desligar-se de completamente tudo, para apenas admirar o que é belo

Tags:

Shopping Basket