5 cidades que todo fã de música deve conhecer

5 cidades que todo fã de música deve conhecer
Desde o rock, passando pela clássico, até a música cubana, confira destinos onde a viagem é embalada por canções clássicas
18 de julho, 2023

Uma viagem pode ter várias motivações, por exemplo, conhecer culturas diferentes, admirar paisagens únicas, visitar parentes e amigos que moram longe ou simplesmente descansar. Mas um gosto pessoal ou hobby também podem motivar uma viagem, seja para se aprofundar em um assunto, seja para conhecer novas perspectivas sobre determinado tema.

Com a música não é diferente. Em um mundo globalizado, temos acesso a todo tipo de música, que são criadas em diversos períodos da história. Conhecer mais sobre cada estilo, o lugar onde foi produzido e os artistas que o desenvolveram pode ser uma experiência única e marcante, especialmente para os fãs. Por isso, confira alguns destinos que não podem ficar de fora dos roteiros dos amantes de música. 

Nova Orleans, Estados Unidos

Todo amante do jazz deve, ao menos uma vez, visitar Nova Orleans, cidade conhecida como a capital mundial desse estilo. Localizada no estado da Louisiana, no sul dos Estados Unidos, ela carrega até hoje as raízes dos franceses que a fundaram, além de fortes influências da cultura negra e caribenha.

Em Nova Orleans não é preciso caminhar muito para encontrar bares onde se toca boa música ao vivo. Até mesmo passeando pelas ruas é possível se deparar com grupos fazendo uma jam session de jazz ou com bandas de estilo dixieland.

A melhor época para visitar a cidade é entre o fim de abril e o começo de maio, quando Nova Orleans recebe o Jazz Fest, maior festival do estilo musical no mundo. Como no Brasil, a cidade também comemora o Carnaval em grande estilo. Nesse sentido, o Mardi Gras é uma das festas carnavalescas mais famosas que existe, com centenas de milhares de pessoas festejando e usando máscaras de gesso e colares de conchas, sempre embalados pelo som das bandinhas de rua.

shutterstock_414411010 (1)

Memphis, Estados Unidos

Localizada no estado do Tennessee, Memphis foi imortalizada na história da música por ser a cidade onde Elvis Presley passou boa parte de sua vida. Inclusive, é lá que fica a famosa Graceland, mansão onde o Rei do Rock passou seus últimos dias. Esse local se tornou ponto de peregrinação de milhares de fãs até hoje.

Mas a cidade não se resume apenas a isso. Além do rock, ela também foi muito importante para o desenvolvimento do soul e do rhythm and blues. São muitas as opções de bares e casas de show onde se pode ouvir esse ritmo, e a cidade também abriga o Stax Museum, dedicado ao soul americano, além do Sun Studio, onde artistas como B.B. King, Johnny Cash, Jerry Lee Lewis e Elvis Presley deram seus primeiros passos na carreira.

shutterstock_705893698 (1)

Havana, Cuba

Além do charme, a capital cubana também nos reserva o que há de melhor quando falamos de música latina. O estilo musical mais tocado nos salões e bares da ilha é o Son Cubano, uma mistura ardente de jazz, samba e rumba.

Caminhando pela beira das praias de águas límpidas do Caribe, bebendo mojito e fumando charuto, não é difícil encontrar várias casas de show e boates para apreciar e dançar a salsa cubana, típica da ilha.

shutterstock_1027126117 (1)

Viena, Áustria

Os amantes da música clássica devem visitar a cidade onde viveram dois dos maiores músicos da história, Mozart e Beethoven. A Capital da Música Clássica oferece uma temporada de concertos que vai de setembro a junho, com performances de música clássica e óperas.

Além disso, a cidade recebe pelo menos nove festivais de música todos os anos. Para quem busca a melhor experiência para admirar a música erudita, a principal dica é visitar o Wiener Konzerthaus, onde a orquestra filarmônica da cidade se apresenta.

shutterstock_290149118 (1)

Londres, Inglaterra

Londres é com certeza o melhor destino para os fãs do rock da segunda metade do século XX. Pensando na diversidade de bandas inglesas que dedicaram músicas a pontos de Londres, é possível fazer um roteiro de viagem inspirado em capas de discos. Alguns álbuns que inspiraram o roteiro são: The Rise and Fall of Ziggy Stardust, de David Bowie;  (What’s the Story) Morning Glory?, do Oasis; e muitos outros.

E é claro que a maior banda da história também é inspiração para diversos roteiros de viagem – os Beatles transformaram vários lugares da Inglaterra em pontos turísticos, como a Abbey Road, onde fizeram a famosa foto atravessando a rua; o Turnham Green, onde filmaram os clipes de Rain e Paperback Writer; e até a casa de Paul MCcartney.

Além disso, beatlemaníacos podem estender a viagem até Liverpool, que fica a poucas horas da capital londrina. A grande dica para quem visita a cidade onde a banda nasceu é o Magical Mystery Tour, um passeio em um ônibus inspirado no álbum de mesmo nome. Ele leva você a pontos importantes para a história da banda, como as casas onde os integrantes cresceram, o Cavern Club, a Penny Lane e o Strawberry Field.

shutterstock_153199823 (1)

Tags:

As incomparáveis ilhas caribenhas

Shopping Basket