Seja para curtir em um final de semana ou conhecer sem pressa, existem lugares em São Paulo que são verdadeiros oásis em meio aos arranha-céus. Um deles é a região turística dos cânions paulistas. Localizada entre São Paulo e Paraná, a região é marcada pelo encontro de três biomas – os Pampas, o Cerrado e a Mata Atlântica – e um complexo de paredões rochosos esculpidos pela ação do tempo que se estende por cerca de 260 quilômetros e fica 1.200 metros acima do nível do mar. O circuito é intenso e envolve muitas atrações. Destacamos três cânions para você aproveitar sem precisar gastar tanto ou viajar para longe, caso esteja em São Paulo. #Partiu?
Prepare-se para conhecer um lugar encantador. Localizado na cidade de Itararé, o cânion de Pirituba tem enormes paredões em arenito, de aproximadamente 150 metros de altura. A caminhada até o alto é fácil, acessível e garante uma vista espetacular. De lá, você consegue ver a Cachoeira da Invernada, propícia para banho refrescante. Outras que merecem a sua visita são a Palmito Mole e Três Quedas.
Localizado no Vale do Jaguaricatu em Sengés/PR, esse cânion é considerado o oitavo maior do mundo. É formado por paredões de arenito de 80 a 100 metros, cobertos pelo Cerrado nativo. Do alto, é possível sentir uma energia mística ao vislumbrar toda a imponência da natureza. O cenário se torna ainda mais especial com o rio de mesmo nome, que corta a mata cerrada ao fundo. Aventure-se em uma das dezenas de cachoeiras que Sengés abriga. Entre elas, estão a do Sobradinho, também conhecida como Véu da Noiva, e da Erva Doce, isolada por uma trilha de aproximadamente 1 quilômetro.
Outra joia esculpida pela natureza fica em Bom Sucesso de Itararé. O cânion Itanguá é um dos mais raros do país. Lá encontram-se rios, cachoeiras, corredeiras, morros, grutas e pequenas cavernas em arenitos que apresentam vestígios arqueológicos. No Mirante do Estreito, você tem uma vista invejável dessa formação rochosa. A altura pode até dar um friozinho na barriga. Outro mirante recomendado é o da Borda. As flores silvestres contrastam com o cenário árido do lugar, sem contar com a vista, que é magnífica.
Para encerrar, reserve tempo para conhecer a Serra do Capote, em Ribeirão Branco. Não é um cânion, mas promete uma vista deslumbrante. Está entre as maiores elevações do sudoeste paulista, com pico de 1.112 metros de altitude, podendo ser avistado de diferentes pontos da região. Até o topo, são mais de 8 quilômetros de percurso em meio a uma fauna e uma flora ímpares. Na chegada, recupere o fôlego e registre o mar verde que surge diante dos olhos, renovando suas energias.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br