Ushuaia, localizada no extremo sul da Argentina, é a cidade mais austral do mundo. Sabe o que isso quer dizer? Significa que é a que está mais ao sul do planeta e, por isso, é carinhosamente apelidada como "a cidade do fim do mundo". Mas não se engane! Apesar de ser a “porta de entrada” para a Antártica, o frio não precisa ser um obstáculo. Aliás, o lugar atrai, todos os anos, muitos turistas que buscam aventuras e atividades mais “tranquilas”. Nas próximas linhas, vamos te mostrar mais sobre esse destino de natureza exuberante e de paisagens dignas de cartão-postal.
O que não falta na cidade do fim do mundo são pontos turísticos. E, geralmente, eles vêm acompanhados de belíssimas paisagens naturais e construções icônicas – a orla do Canal de Beagle é um deles. Por lá, você encontra paisagens exuberantes formadas pelas montanhas cobertas de neve e uma infraestrutura que inclui um calçadão bastante convidativo para fotos. É lá, também, que fica o famoso letreiro da cidade, o Cartel Ushuaia, que aparece nas redes sociais de quase todos que visitam o local. Calma que tem mais!
Você é daqueles que gosta de conhecer a história? Então, uma visita ao Museu Marítimo e Presídio de Ushuaia é indispensável no seu roteiro. Em um mesmo local, você terá a oportunidade de conhecer como os próprios detentos construíram a antiga penitenciária e como era o seu funcionamento, além de saber a história do povo da Terra do Fogo, que habitava a região antes da chegada dos europeus.
Por último, vamos falar de pontos turísticos naturais. Nesse grupo, entram dois fortes candidatos a locais mais bonitos da região. O primeiro é o Parque Nacional Terra do Fogo, uma grande área verde, com cerca de 40 km de trilha e paisagens compostas de águas cristalinas, bosques e vegetação típica da Patagônia. O segundo é a Laguna Esmeralda, lago que tem um tom único de azul-claro e, em volta dele, a paisagem é cercada pela Cordilheira dos Andes. Inclusive, há uma parte da montanha em que o topo é congelado a qualquer época do ano. Um espetáculo!
Como já falamos no início do texto, Ushuaia também é um ótimo destino para amantes do turismo de aventura. Para eles, o Cerro Castor é o grande astro. É um centro de esqui aberto apenas no inverno e que depende de algumas variáveis para o seu funcionamento – se há neve o suficiente para a prática dos esportes, por exemplo. É como se São Pedro, além de possuir as chaves do Céu, também guardasse as do Cerro. No entanto, o centro possui uma estrutura gigantesca. São mais de 30 pistas de esqui de diferentes níveis de dificuldade, mais de dez teleféricos e a presença do maior snowpark da América do Sul.
Vamos supor que você não seja dos mais aventureiros e prefira atividades mais tranquilas. Será que Ushuaia é para você? A resposta é: claro que sim! Inclusive, você vai adorar conhecer uma das grandes atrações do destino, a Isla Martillo. Os pinguins fazem do local um dos mais famosos da região e, durante todo ano, é possível vê-los e tirar várias fotos. Na ilha, você pode escolher dois tipos de passeios: fazer uma caminhada entre os pinguins ou navegar em um barco.
Ushuaia te espera com braços abertos para uma experiência única e inesquecível. Entre em contato com os consultores da Bancorbrás Turismo e aventure-se pelas paisagens deslumbrantes do destino, explore a rica história da região e conecte-se com a natureza exuberante do fim do mundo.
Como você já pôde perceber pela localização, o seu principal atrativo é a neve. Portanto, a alta temporada é quando as temperaturas estão mais baixas. Se você é desse tipo de turista, programe-se para visitar o local no inverno, entre junho e agosto – época ideal para explorar a neve e praticar esportes, como esqui e snowboard.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br