Está a fim de dar aquela escapada no fim de semana ou fazer uma viagem romântica com a pessoa que você ama? O Parque Municipal da Catacumba, no Rio de Janeiro, é um destino maravilhoso para casais que gostam de natureza e calmaria. Esse refúgio verde no meio da Cidade Maravilhosa possui trilhas, mirantes com vistas para a Lagoa Rodrigo de Freitas e esculturas de artistas brasileiros ao ar livre.
A Bancorbrás gosta de incentivar as aventuras em casal, porque são essas oportunidades que ficam marcadas na memória para sempre. Em relação ao deslocamento, bem na frente do parque existem linhas de ônibus. Se o metrô for a melhor opção, basta descer na estação General Osório (Ipanema), pela saída E, que fica em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas.
Em geral, são uns 15 minutos andando até a passarela para chegar à entrada do parque, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, número 3.000. Porém, não desanime, o passeio romântico já começa quando os pombinhos caminham à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas e curtem o momento. Para os que preferem ir de carro, existe um estacionamento pago ao lado do acesso principal.
Esse destino tem vários mapas para os turistas se informarem e não se perderem lá dentro, além de contar com bicicletário, banheiro e bebedouros. Por ser bem sinalizado, as pessoas têm ótimas experiências e se beneficiam com o maravilhoso sol carioca.
O parque tem entrada gratuita e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. Só é permitido realizar as trilhas até as 16h. Dizem que ali havia um cemitério indígena, porém nenhuma ossada foi encontrada até hoje. Mais tarde, tornou-se uma área reflorestada na década de 1970. Atualmente, é um espaço público e serve como o lar de várias atividades esportivas.
Prédios e natureza, tudo isso está ao redor do Parque da Catacumba. Algumas atividades são pagas, mas valem a pena! Confira todas elas: arvorismo, rapel, tirolesa, muro de escalada com três níveis de dificuldades e obstáculos para adultos e crianças.
Ao se deslocar para a trilha, o casal pode observar as aves que vivem no parque. É necessário enfrentar alguns degraus até chegar ao início da trilha. Com duração de 20 minutos, a caminhada é considera curta, mas possui trechos íngremes. E ela termina num mirante com a vista perfeita das águas do Rio de Janeiro.
Não se esqueça de levar água e repelente. Se você cansar rapidamente, há bancos para descansar e contemplar o ambiente. Para ir embora, é preciso seguir outro caminho. Basta acompanhar as placas para sair da trilha tranquilamente.
No século 19, a Baronesa da Lagoa Rodrigo de Freitas era dona de uma chácara exatamente no local onde hoje está o parque. Após sua morte, o terreno foi transferido para seus escravos. Assim, nos anos 1930, os primeiros barracos começaram a ser erguidos, dando origem à Favela de Catacumba.
A comunidade cresceu na década de 1940 com a chegada de migrantes de vários estados, principalmente do Maranhão. Infelizmente, em 1967, um incêndio destruiu mais de 100 moradias. Por isso, o governador Negrão de Lima realocou os moradores para áreas que hoje correspondem a Cidade de Deus, Vila Paciência e Nova Holanda.
A Bancorbrás acredita que as melhores memórias são construídas a dois, explorando lugares que unem beleza natural e experiências inesquecíveis. Venha desbravar o Parque da Catacumba conosco! Esperamos o seu contato para celebrar o amor em meio à natureza carioca.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br