A primavera japonesa e seu festival de cores - Revista Meu Clube Bancorbrás

A primavera japonesa e seu festival de cores

A primavera japonesa e seu festival de cores
Com show de flores, o país é visitado por aqueles que querem ter uma experiência única e registrar belos momentos
10 de junho, 2024

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No final de março, os japoneses começam a sair de suas casas para celebrar a temporada da florada das cerejeiras. Conhecido por ter as quatro estações do ano bem marcadas, o Japão sempre surpreende com paisagens exuberantes em todo o seu território, mas é na primavera que as flores chegam pintando todo o arquipélago em tons de rosa. A rica variedade da fauna e da flora de seus impecáveis jardins fica ainda maior nessa época, convidando a passeios inesquecíveis.

Asian woman wearing kimono with cherry blossoms,sakura in Japan.
No Japão, as quatro estações do ano são bem marcadas pela paisagem (Créditos: Freepik/grooveriderz)

Imagine um cenário mágico, em que nuvens rosadas adornam parques, estradas e montanhas. No Japão, a primavera se anuncia com o desabrochar das flores de cerejeira, as famosas sakuras, em um espetáculo que encanta os olhos e a alma. A floração varia de acordo com o clima, geralmente começando no sul do país em março e subindo gradativamente para o norte, chegando em Hokkaido em maio. Essa dança das sakuras dura de uma a duas semanas, sendo necessário, portanto, um planejamento preciso para presenciar esse espetáculo.

Os locais têm a tradição milenar de celebrar esse acontecimento, conhecido como hanami. Famílias e amigos se reúnem em parques para fazer piqueniques sob a beleza delicada das flores e a atmosfera festiva por ela criada. Diversos parques em Tóquio oferecem cenários deslumbrantes para o hanami. O Parque Yoyogi, em Shibuya, e o Parque Ueno, no distrito de mesmo nome, são pontos mais populares, enquanto o Jardim Botânico Koishikawa proporciona uma experiência mais tranquila e contemplativa.

A beleza das sakuras não se limita ao ápice da sua florada. Quando as pétalas começam a cair, criam um tapete rosado no chão, como se nevasse flores. A admiração por elas é tanta que existe a tradição de apreciá-las à noite, conhecida como yozakura. Iluminadas por lanternas, elas assumem um charme especial, criando uma atmosfera romântica e misteriosa.

girl-white-dress-stands-pink-blooming-sakura-tree-park (1)
Testemunhar a floração das cerejeiras no Japão é uma experiência única e inesquecível (Créditos: Freepik/freepic.diller)

Beleza natural

A primavera no Japão é um espetáculo à parte. As paisagens se transformam em um carrossel de cores e aromas. O Parque Sakura no Sato, em Shizuoka, é palco do Festival Sakura, com apresentações de dança e música em meio a mais de 3 mil cerejeiras em plena floração. Já o Parque Muramatsu, em Niigata, figura entre os 100 melhores pontos do Japão para se observar as flores e relaxar.

No Castelo de Himeji, em Hyogo, a grandiosidade da arquitetura se une à beleza da árvore em flor, proporcionando uma experiência inesquecível. Na primavera, mais especificamente entre o fim de fevereiro e o começo de março, também se manifestam as ameixeiras, que também contam com festival próprio, um dos maiores do leste do Japão, acontecendo na cidade de Mito.

As glicínias, por sua vez, famosas por suas flores lilases, brancas e rosas, também colorem a paisagem japonesa. O Parque das Flores de Ashikaga, em Tochigi, e o Jardim das Glicínias de Kawachi Fujien, em Fukuoka, esbanjam túneis aromáticos que encantam os visitantes.

himeji-japan-himeji-castle-spring-cherry-blossom-season (1)
A primavera no Japão é um convite para despertar os sentidos (Créditos: Freepik/SeanPaul)

Tags:

Shopping Basket