As belezas escondidas do Rio do Fogo

As belezas escondidas do Rio do Fogo
Nos últimos anos, o litoral norte do Rio Grande do Norte ganha força como um dos principais roteiros turísticos do Nordeste
17 de abril, 2024

A pequena Rio do Fogo, no litoral norte do Rio Grande do Norte, embora ainda não seja um destino famoso, vem conquistando cada vez mais espaço nos roteiros turísticos. Localizada a apenas 72 quilômetros de Natal, essa cidade de pescadores, com pouco mais de 10 mil habitantes, guarda belezas naturais encantadoras. Praias paradisíacas adornadas com coqueiros e piscinas naturais de águas cristalinas são apenas alguns dos seus atrativos. Se você busca um refúgio tranquilo para relaxar e se conectar com a natureza, esse é o destino certo!

Rio do Fogo
Praias paradisíacas adornadas por coqueiros, piscinas naturais e lagoas são apenas alguns dos atrativos de Rio do Fogo

Belezas do fogo

A Praia Central de Rio do Fogo leva o nome da cidade e ostenta um charme peculiar. Seu centrinho, com ruas estreitas e um punhado de lojinhas, culmina na aconchegante igrejinha de Nossa Senhora dos Navegantes. Embora não seja uma praia ideal para banhos, devido ao tráfego de lanchas e barcos de pescadores, ela tem um diferencial: é a porta de entrada para Parrachos de Rio do Fogo, também conhecido como Parrachos de Perobas.

As piscinas naturais do local são consideradas as mais exuberantes do Rio Grande do Norte, encantando com suas águas cristalinas e bancos de areia coloridos. As lanchas para esse paraíso partem da Praia Central e da Praia de Perobas, na cidade vizinha de Touros. Na maré baixa, a profundidade das piscinas fica em torno dos 30 centímetros, ideal para o mergulho com máscara e esnórquel e a observação de peixes coloridos, arraias, lagostas e outros animais marinhos, além das belíssimas formações de corais.

Da Praia de Rio de Fogo para a Praia de Zumbi são 8 quilômetros de estrada de terra ou 21 quilômetros de asfalto. O local é belíssimo, com areia branquinha cercada por coqueiros. Porém prepare-se para o vento forte dessa região. O movimento é tranquilo, normalmente de turistas que passam pelo local vindo de outros passeios, como os de quadriciclos. No ponto principal da praia, há bons quiosques, mas na orla, e não na areia.

Rio do Fogo - Rio Grande do Norte
As piscinas encantam com suas águas cristalinas e bancos de areia coloridos

Águas magníficas

Perto do Punaú Praia Hotel e do trevo da BR-101 em Rio do Fogo, a Lagoa da Cotia revela-se como refúgio tranquilo para quem busca relaxar e se conectar com a natureza. Suas águas mornas e cristalinas convidam os visitantes a mergulharem em um ambiente de paz e beleza. Para completar a experiência, redes à beira da lagoa proporcionam momentos de descanso e contemplação.

A Balneário Horizonte Bela Vista é a opção ideal para quem deseja aproveitar ao máximo o dia na Lagoa da Cotia. Apesar de sua estrutura simples, o local oferece tudo o que você precisa: bar, restaurante, cabanas e mesas na orla. A beleza natural do local, a simplicidade da infraestrutura e a atmosfera tranquila garantem uma experiência memorável.

A Praia de Perobas, apesar de pertencer à cidade de Touros, encontra-se a apenas 4 quilômetros de Rio do Fogo, sendo facilmente acessível por uma estrada de terra. Na pequena vila cercada pela areia, encontra-se a charmosa barraca Miramar, que ostenta um clima de beach club e é perfeita para se aproveitar o dia. No entorno, restaurantes mais simples, como o Pãozinho, famoso por seu delicioso pirão de camarão, completam a experiência.

Assim como na Praia de Zumbi, passeios de quadriciclo podem ser contratados, proporcionando uma aventura emocionante pelas paisagens da região. Além disso, não perca as piscinas naturais de Rio do Fogo, acessíveis por lanchas que partem da praia na maré baixa.

Lagoa da Cotia - Rio Grande do Norte
A Lagoa da Cotia é refúgio tranquilo para quem busca relaxar e se conectar com a natureza

Tags:

Let it go… Ou melhor, “lerigou”! Conheça alguns destinos com neve na América do Sul

Shopping Basket