As maiores feiras livres do Brasil - Revista Meu Clube Bancorbrás

As maiores feiras livres do Brasil

As maiores feiras livres do Brasil
Conheça as maiores feiras livres do território brasileiro
19 de setembro, 2024
Urbano

O fenômeno feira livre é um costume que exemplifica o que é brasilidade. Lugar público, geralmente descoberto, no qual comerciantes se reúnem para expor e vender suas mercadorias. Entretanto não se baseia apenas em comércio, é também um local de conversa e socialização.

Hoje, a Revista Bancorbrás vai trazer as maiores feiras livres do brasil para você adicionar aos seus destinos de interesse.

Mercado Municipal de São Paulo

Popularmente chamado de Mercadão, o Mercado Municipal é visita obrigatória para os turistas. Um dos pontos gastronômicos mais tradicionais, ele fica localizado no centro histórico da capital paulista, na Rua Cantareira. Lá você pode encontrar de tudo, desde verduras e legumes até produtos importados de primeira linha.

O Mercadão possui muitas histórias marcantes, uma delas é o sanduíche de mortadela, ícone do Mercado Municipal de São Paulo. Segundo a lenda, o mito da gastronomia paulista surge nos anos 60, de uma brincadeira entre os funcionários, que fizeram um sanduíche exageradamente recheado de mortadela. O lanche servido por primos de descendência portuguesa rapidamente caiu no gosto popular e passou a ser servido também em outros bares e lanchonetes da capital paulista.

alto ângulo de pessoas comprando no mercado de legumes e frutas (1)
Pessoas comprando legumes e frutas na feira (Créditos: Freepik/EyeEm)

Mercadão de Madureira 

Como diz Arlindo Cruz: no mercadão, você pode comprar, por uma pechincha você vai levar. Um dos principais centro comerciais do Rio de Janeiro conta com mais de 600 lojas espalhadas por suas 16 galerias. A feira livre é tão importante para a cidade que detém o título de Patrimônio Cultural do Povo Carioca.

Autointitulado o “maior mercado popular do Brasil”, pela diversidade de produtos e por seus preços populares, o Mercadão é uma parada obrigatória da cidade maravilhosa. Lá é possível achar tudo, desde vestimentas e eletrônicos até itens de decoração. Entretanto, o Mercadão é referência para as religiões afro-brasileiras devido à grande concentração de lojas do ramo.

Peixe cru no mercado (1)
Banca de peixes na feira (Créditos: Freepik/luis_molinero)

Mercado Central de Belo Horizonte 

Com mais de 90 anos de história, o Mercado Central de Belo Horizonte é pilar central da cultura mineira, além de ponto turístico para os visitantes. O reduto comercial tem muitas opções para o freguês – o artesanato, queijos e cachaças são uns dos vários destaques da feira.

Dono de uma história ímpar, o Mercado Central – nome dado pela população local – é também símbolo de resistência e união, fatores mostrados ao longo da sua história. Em 1964, o prefeito da época vendeu o terreno do local, porém, os comerciantes, não contentes com a venda, se uniram, fizeram sua própria cooperativa e compraram o imóvel da prefeitura.

Feira de Caruaru

Uma das feiras mais tradicionais do Brasil está localizada no agreste pernambucano e é considerada um Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Caruaru tem uma cultura vibrante e artística – o autêntico espirito nordestino.

A Feira de Caruaru desempenha papel fundamental no desenvolvimento social, cultural e econômico da cidade. Fator que traduz esse sentimento é a Feira do Artista, espaço destinado exclusivamente ao artesanato, onde são comercializadas peças de diferentes matérias, como barro, madeira, pedra, metal, palha, coco e muitos outros.

Tags:

Shopping Basket