Bonito, cidade localizada no coração do Mato Grosso do Sul, é um verdadeiro paraíso de beleza natural. Graças à alta concentração de calcário subterrâneo, que atua como um filtro natural, os rios que cercam o município são excepcionalmente claros e vividamente azuis. Tão azuis que a região foi apelidada de "Caribe do Centro-Oeste". Não é por acaso que a região firmou-se como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Por trás de toda essa paisagem de tirar o fôlego, situada próxima à Serra da Bodoquena, destacam-se por seu bioma rico e preservado, grutas e cachoeiras belíssimas, além de fauna e flora únicas. Conheça mais sobre Bonito e entenda por que a região é tão procurada por turistas de todo o mundo.
Podemos dizer que Bonito é o destino ideal para quem ama atividades aquáticas. Graças às águas cristalinas do Rio da Prata e do Rio Sucuri, é possível nadar ao lado de peixes coloridos e descobrir um mundo subterrâneo fascinante, composto por formações rochosas e fósseis milenares. O que mais impressiona é a sua biodiversidade marinha com espécies de vários tamanhos e cores. O Rio Sucuri é apelidado de “Rio Invisível” ou “Rio sem Água”, visto que figura entre os três rios mais cristalinos do mundo – segundo Juliane Ferreira Salvador, secretária de Turismo, Indústria e Comércio do município.
Leonardo da Vinci uma vez disse que "a arte é uma forma de comunicação que transcende as palavras”. Esse conceito aplica-se perfeitamente às grutas de Bonito, que são verdadeiras obras de arte da natureza – e a Gruta do Lago Azul é uma delas. No seu interior, você encontrará um lago com água de cor azul intensa, fósseis de animais pré-históricos e um conjunto de minerais raros.
Já na Gruta de Mimoso, você ficará encantado com afloramentos rochosos dignos de cartão-postal. E é claro que você também vai ver o azul tão famoso das águas da região. Agora, uma pergunta: você já se imaginou flutuando? E que tal flutuar em uma caverna de águas cristalinas? É possível viver essa experiência na Gruta do Mimoso e viver as belezas da Atlântida sul-mato-grossense.
Para os amantes de trilhas, Bonito oferece diversos roteiros que levam a cachoeiras paradisíacas. A Trilha do Formoso é repleta de atrações, como paradas para banho, práticas de tirolesa e muitas oportunidades para fotografar a fauna e a flora do Pantanal. Nossa outra dica é a Trilha do Aquário Natural. A paisagem da mata nativa em todo o percurso e os belíssimos animais silvestres típicos da região dispensam comentários. A flutuação com snorkel é uma das principais atividades, que se estende por um trajeto de 800 metros.
A culinária de Bonito é rica, principalmente, em pratos feitos com peixes, já que a pesca é uma atividade importante no estado do Mato Grosso do Sul. No entanto, são também oferecidas outras receitas de sabor equivalente, compostas por ingredientes locais – como carnes e mandioca.
O caldo de piranha é um clássico. A proteína é feita, geralmente, com tomate, cebola, pimentão, alho e especiarias, acompanhada de arroz branco e torradas. Tem, também, o pacu assado na brasa, servido com farofa de banana e vinagrete, e a moqueca de pintado, feita com leite de coco, azeite de dendê e especiarias. Agora, vamos para a terra firme.
Um prato muito famoso em Bonito é a carne de jacaré, magra e saborosa, que pode ser preparada de diversas maneiras – assada, grelhada ou ensopada. Não deixe de experimentar a chipa, um pão de queijo feito com fubá, que é uma ótima escolha para lanches e que pode ser muito bem acompanhado de um delicioso café da região.
Gostou do nosso tour? Então, conheça mais sobre a Bancorbrás Turismo! Entre em contato com um de nossos consultores e marque agora mesmo a sua viagem para esse paraíso.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br