O verbo “viajar” integra a seleta lista de palavras capazes de despertar uma reação instantânea de deleite na mente humana.
Quando colocamos os pés na estrada, nossos horizontes se expandem e nossas possibilidades de felicidade se multiplicam. E não há nada melhor do que dividir a construção desses momentos com aqueles que fazem a vida valer a pena: marido, esposa, filhos, irmãos, pais, avós, netos, tios, sobrinhos e primos.
Tirar férias em família é uma chance que temos de estreitar nossos laços, dividir sorrisos e realizar sonhos conjuntos. Mas, para que o roteiro contemple atrações para todos os gostos, o seu planejamento demanda tempo e dedicação. O ideal, inclusive, é reunir toda a turma para escolher o destino e o meio de transporte a ser utilizado, levando em conta as preferências de cada um.
Dessa forma, fica mais fácil garantir uma experiência tranquila e divertida para todo mundo. Para ajudá-lo nessa missão, que não é tão simples, a Bancorbrás selecionou cinco lugares imperdíveis para você desbravar o Brasil, do Sul ao Nordeste, com opções localizadas em São Paulo, em Santa Catarina e no Ceará.
Idealizado com idioma, bandeira, consulado e hino próprios, o Hopi Hari faz jus ao slogan de “país mais feliz do mundo”. O parque temático, um dos maiores da América Latina, une diversão e aventura há mais de 20 anos. Às margens do município de Vinhedo, a 72 km da capital de São Paulo e a 30 km de Campinas, a estrutura avizinha-se ao parque aquático Wet’n Wild e a um outlet, em um espaço apelidado de “Orlando brasileira”.
O Hopi Hari se estende por uma área de 760 mil metros quadrados, dividida em cinco regiões. A primeira delas, Kaminda Mundi, tem como característica principal os prédios inspirados na arquitetura europeia. Erguida logo à entrada, ela abriga a Giranda Mundi, uma roda-gigante de 44 de metros de altura, que, em seu topo, oferece uma vista privilegiada de todo o espaço.
No extremo norte do Hopi Hari, inspirado no velho oeste norte-americano, o Wild West dispõe do Saloon Show, um prédio com mezanino em que são promovidas apresentações musicais e coreografias de confrontos ao melhor do estilo bangue-bangue. Lá também há um excelente restaurante e a atração Rio Bravo, que é perfeita para quem busca se refrescar. Nela, os turistas percorrem 622 metros na água em botes infláveis, enfrentando obstáculos, corredeiras e até cachoeiras.
A planície central, por sua vez, ostenta um dos seus mais divertidos setores: a Infantasia. A área, tematizada com personagens dos Looney Tunes, desponta como a preferida da criançada. A Dispenkito, formada por duas minitorres de queda livre, remonta aos icônicos Frajola e Piu-Piu. Já o Kastel di Lendas oferece uma encantadora viagem pelas histórias de ficção brasileiras
A noroeste, embarque na Mistieri, a “maior região do país”, dedicada aos aficionados por aventura. No local, que é composto por pirâmides, tumbas e catacumbas, está a Montezum, a maior montanha-russa de madeira da América Latina, e a Vurang, cujo percurso é feito em vagões que enfrentam curvas radicais dentro da escuridão de uma pirâmide inca.
Finalmente, às margens do Grande Lago do Hopi Hari, temos o quinto espaço do parque: Aribabiba.
A área abriga a Katapul, única montanha-russa do “país” que, em vez de dar uma volta completa nos trilhos, lança os carrinhos em um superlooping e os traz de volta. O brinquedo pode chegar a 86 km/h em apenas 3 segundos.
Não se preocupe com o tempo ao explorar a infinidade de atrações. O Hopi Hari fornece toda a estrutura necessária para você passar o dia nas suas dependências: 17 restaurantes – com pastéis, doces, espetinhos e sanduíches para todos os gostos e bolsos –, serviço de guarda-volumes e estacionamento para 5 mil veículos.
A 150 km da Grande São Paulo, a Serra Negra se desdobra em múltiplas faces, usualmente incomuns em cidades afastadas do centro. Seja pelas vitrines que estampam roupas de lã, linho e couro, pelas infindáveis fazendas que oferecem turismo rural ou pelas fontes de águas minerais com poderes terapêuticos, Estância é uma aposta sem erro para quem busca fugir da rotina e imergir no entretenimento.
Com cerca de 30 mil habitantes, é um ambiente especialmente convidativo para famílias, e a distância da capital paulista dá a letra para a construção de roteiros um pouco mais extensos, com programações para um fim de semana completo ou um feriadão. A dica é ir de carro para pular de uma atração para outra e, se tiver a chance, conhecer os municípios do entorno.
Decidir como ocupar o tempo livre não será problema. Serra Negra conta com opções de sobra, como a Disneylândia dos Robôs. É bem verdade que o nome do espaço sugere um programa infantil, mas o passeio costuma agradar a gregos e troianos devido às suas peculiaridades.
O ambiente conta com engenhocas montadas pelo ex-mecânico Pedrinho Tomé – o “rei das sucatas”. São cerca de 40 itens idealizados e construídos com materiais recicláveis. Cada um traz referências de diferentes países do globo.
Uma reprodução artística do E.T., famoso personagem do cinema norte-americano, por exemplo, remete aos Estados Unidos, enquanto uma ave de ferro simboliza a África. A exposição funciona todos os dias, inclusive em feriados, das 10h às 17h.
Depois de visitar a Disneylândia dos Robôs, uma boa opção é curtir o pôr do sol a partir do teleférico local. As pequenas cadeiras movimentam-se ao longo de 1.400 metros, em um trajeto que dura cerca de 15 minutos. O equipamento leva os turistas até o Pico do Fonseca, a mais de mil metros de altitude, onde está localizado o Cristo Redentor, o principal mirante da cidade, que proporciona uma vista panorâmica de tirar o fôlego.
Para desbravar, renda-se à tradição. Criado em 1991, o trenzinho Maria Fumaça sai da Praça João Pessoa e percorre as ruas de Serra Negra ao longo de 50 minutos, passando pelos principais pontos turísticos. No trajeto, uma pausa de 10 minutos é feita nas fontes medicinais de Santo Agostinho e de Santa Luzia. Referências do município, as águas o notabilizaram após serem indicadas para diversos tratamentos de saúde. Conhecê-las, portanto, é desfrutar de um maravilhoso presente da natureza.
Em seus pouco mais de 58 mil quilômetros quadrados, 19 belíssimas praias com uma gastronomia singular à base de frutos do mar disputam a atenção de turistas no maior parque multitemático da América Latina. Não é à toa que Penha, situada no litoral norte de Santa Catarina, tornou-se, nas últimas décadas, um dos principais cartões-postais da região Sul do país.
O tour pelo município, reza a cartilha, deve começar pela atração que o colocou na rota do turismo: o Beto Carrero World. O mapa do parque o divide em dez alas e mais de 100 atrações. No setor Hot Wheels, acompanhe uma vibrante apresentação com réplicas dos brinquedos em tamanho real, que realizam manobras radicais. O espaço conta, ainda, com pistas exclusivas em que as crianças podem dirigir minijipes temáticos e com uma área para corrida de karts.
O cobiçado zoológico, por sua vez, abriga cerca de mil animais, entre girafas, elefantes, camelos, leões e aves de várias espécies. Os cinéfilos também são contemplados no parque. Por lá, existe uma área inteiramente inspirada na franquia de filmes Madagascar, que inclui atrações aquáticas – no Madagascar Crazy River Adventure, as pessoas atravessam uma piscina gigante em botes giratórios, ao lado de Alex e sua turma.
Apesar da infinidade de opções que você pode aproveitar, não se prenda apenas ao parque. Reserve tempo para conhecer as belezas naturais do litoral norte, incluindo uma visita à Ilha Feia. O acesso ao local, coberto pela Mata Atlântica, é restrito, mas turistas aproveitam o ambiente para fazer passeios de barco, stand up paddle e caiaque e mergulhos nas proximidades.
Para chegar à Ilha Feia, saia da Praia de Armação do Itapocorói ou da Barra do Rio Piçarras. A vista do trajeto, feito na água, vale a pena. Devido ao difícil acesso, o ecossistema está muito bem preservado. Com o acompanhamento de guias, é possível não apenas se divertir pelos arredores, como também conhecer a Caverna do Diabo, uma gruta pouco explorada, mas esplendorosa.
Fonte de águas termais detentora de um folclore ímpar, Olímpia conquista ao primeiro olhar. A mescla dos seus atrativos naturais e culturais resulta em um ambiente perfeito para momentos de diversão compartilhada no noroeste paulista, a pouco mais de 430 km da capital. O município é completamente acessível: há como chegar de avião, carro ou ônibus. Não por acaso, recebe cerca de 2 milhões de visitantes por ano.
Uma das mais recentes atrações, o Vale dos Dinossauros, inaugurado em 2019, ganhou espaço nos corações dos turistas. Ele reúne 38 espécies animatrônicas em tamanho real, que se movimentam e emitem sons para tornar a experiência o mais realista possível. A diversão é acompanhada por ensinamentos sobre os animais pré-históricos.
A área de 10 mil metros quadrados dispõe, ainda, de playground, cinema, brinquedoteca e quiosques. Reconhecido como o maior parque de dinossauros da América Latina, o espaço funciona de quarta a segunda-feira, das 11h às 19h. Ele é ótimo para toda a família e ideal para um momento rápido de lazer, já que o tour completo dura apenas 1 hora.
Se as atrações aquáticas são a sua praia, aproveite a visita à Olímpia para dar um “tchibum” nas piscinas do Thermas dos Laranjais. Trata-se do parque aquático mais visitado da América Latina, inaugurado em 1987. Também, pudera: são 55 atrações, entre ofurôs, piscinas de água quente, pistas de surf, toboáguas, minizoológico e até montanha-russa aquática. E, como se não bastassem as deliciosas e relaxantes piscinas, ainda abriga 30 restaurantes e lanchonetes, com comidas típicas, sobremesas e lanches rápidos.
Outra alternativa para quem gosta de se molhar é o Hot Beach Olímpia. Um pouco mais intimista do que o Thermas, ele atrai famílias com crianças pequenas e idosos, e é perfeito para relaxar, deixando de lado os brinquedos mais radicais. As águas quentes permanecem como seu marco.
Queridinha dos turistas graças a seu clima ensolarado em todas as quatro estações e ao seu mar de águas mornas, Fortaleza desponta como um dos roteiros mais procurados do Nordeste para temporadas de férias ou feriados nacionais.
Conhecida pelas belezas naturais e pela culinária marcante, a capital cearense também não deixa a desejar em infraestrutura, oferecendo uma infinidade de restaurantes, atividades de lazer e hotéis. Cartão-postal do Brasil, o município proporciona o combo perfeito para dias de diversão.
As atrações, contudo, não se limitam à metrópole. Situado a apenas 20 km de distância, o Beach Park é uma parada obrigatória. Com mais de 30 anos de história e uma estrutura de 200 mil metros quadrados, o conglomerado goza de resorts, hotéis e restaurantes. E não é apenas isso. Quem o visita tem acesso a praias privativas conservadas, o que torna a estada ainda mais especial.
Com o slogan “A onda é ser feliz agora” e funcionamento diário, das 11h às 17h, o Beach Park atrai famílias que buscam experiências inesquecíveis. Para conquistar a criançada, mas também os pais, as opções variam entre toboáguas, piscinas de ondas, praias artificiais e playgrounds infantis. Outro ponto positivo é que o parque faz jus à sua filosofia de trabalho, que lhe rendeu, em 2016, o selo de “Great Place to Work” (um ótimo lugar para trabalhar, em tradução livre).
As programações se dividem em três categorias: radicais, moderadas e para toda a família. São, ao todo, 18 brinquedos, que dispõem de qualidade e segurança e contam com nomes divertidos, como Vaikuntudo, Ramubrinká, Correnteza Encantada e Aquabismo, a fim de aguçar a curiosidade dos turistas. O tobogã Insano é uma das atrações radicais mais procuradas no parque. Ele pode chegar a mais de 100 km/h na descida em queda livre de 41 metros.
Para acessar o Beach Park, uma das opções é alugar um carro, já no aeroporto, por meio do aplicativo Meu Clube ou site da Bancorbrás, para um bate e volta entre a capital cearense e Aquiraz, cidade em que ele fica localizado. Lembre-se das altas temperaturas e inclua na bolsa um potente protetor solar. E não se esqueça, é claro, da disposição para desbravar a infinidade de atrações e multiplicar a felicidade ao lado de pessoas amadas.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br