Seja tinto, branco, rosé, seco, doce ou espumante, o vinho é uma bebida apreciada há mais de 5 mil anos, principalmente em celebrações solenes e religiosas ou simplesmente em bons momentos a dois ou entre amigos. Conforme o tipo, ele vai bem com peixes e frutos do mar, queijos, embutidos, carnes, bruschettas, doces e até pães. No Natal, a bebida é uma excelente pedida, harmonizando muito bem, inclusive, com outra delícia típica dessa época do ano: o panetone. E essa combinação fica ainda mais especial quando apreciada em lugares que ficarão para sempre na memória. Confira as sugestões que preparamos a seguir.
A Serra Gaúcha é um pedaço de Europa no sul do Brasil. E a 120 km de Porto Alegre ou a 110 km de Gramado fica Bento Gonçalves, que está entre os dez principais destinos mundiais de enoturismo. É um dos melhores locais para se apreciar a combinação da arquitetura ítalo-germânica com o clima frio da serra. Entre as muitas atrações que resgatam as tradições dos colonizadores, destaca-se o Vale dos Vinhedos, que concentra a maior parte das vinícolas e pousadas da região. Entre os produtores mais populares, estão Aurora, Casa Valduga, Salton, Torcello, Lidio Carraro, Cristofoli, Dom Cândido, Almaúnica e Cainelli. A cidade também se destaca por sediar, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, a Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), a ocasião perfeita para se degustar a bebida, seja ela proveniente de nostálgicos garrafões, de nobres frascos ou ainda do encanamento distribuído pelas ruas da cidade, que chama muito a atenção dos visitantes.
No Vale dos Vinhedos, você também vai encontrar panetones e outros quitutes para o Natal, já que as chocolaterias regionais oferecem uma infinidade de produtos, como licores, nibs de cacau e trufas de cachaça. Já quando o assunto são as excursões culturais e os passeios turísticos, quem gosta de história não pode deixar de trilhar os Caminhos de Pedra, uma estrada repleta de casas antigas – muitas erguidas com pedaços de rochas –, no distrito de São Pedro, pioneiro no acolhimento de imigrantes europeus no Rio Grande do Sul. No roteiro destacam-se a Casa Righesso (1889) e a Casa Strapazzon (1878, presumivelmente), tendo esta última sido usada como cenário do filme O Quatrilho. Ainda na serra, Gramado é a grande estrela. Marcada por colonização alemã, italiana e portuguesa, é um dos mais populares destinos turísticos do país. Não é para menos, uma vez que oferece muita cultura, belas paisagens, variadas atrações e o melhor da culinária gaúcha. No coração da cidade, a Avenida Borges de Medeiros traz um comércio rico para as compras. Próximo dali, estão a Igreja Matriz São Pedro e o Palácio dos Festivais, que sedia o badalado Festival de Cinema de Gramado. Nas proximidades há vários restaurantes e cafés, que vendem, entre outras maravilhas, chocolates quentes de fabricação própria e panetones artesanais. A Rua Coberta (antiga Rua Madre Verônica) é outro lugar que rende excelentes fotos, visto que está sempre decorada de alguma maneira especial. E, no fim do ano, há o famoso Natal Luz, que consiste em um espetáculo de luzes, música e cores único e inesquecível.
Também vale a pena conhecer a Fonte do Amor Eterno, a Rua Torta, a Praça das Etnias – ótima para encontrar artesanato original e comidas típicas – e diversos parques, como o Snowland, com neve o ano todo, ou o Museu de Cera Dreamland. Assim como sua cidade vizinha Canela, Gramado possui vinícolas e cervejarias cuja visitação se torna um passeio singular e surpreendente, com muita história e degustações. São exemplos: Ravanello, Casa Seganfredo, Jolimont e Gram Bier.
Quer melhor sugestão para se apreciar vinhos e panetones que um lugar chamado Vinhedo? Esse destino, no interior de São Paulo, é reconhecido por suas adegas recheadas. Muitas dispõem de restaurantes que oferecem massas especiais para acompanhar os melhores rótulos. Entre a extensa lista de produtores, destacam-se Família Ferragut, Campovilla, Azzolin, Família Baccetti, Ifanger, Santa Cecília, Família Lourençon e Terrassos. Já a Bakels, empresa de panificação sediada na cidade, dá, em seu site, dicas de panetones para todos os gostos, como os trufados, os folhados, o português Bolo Rei, o Cucatone, a colomba de frutas, a Vela Tone e a crostata, disponibilizando, inclusive, suas receitas, para aqueles que gostam de se aventurar na cozinha. Em Vinhedo acontecem também as tradicionais festas da Uva e do Vinho.
Além disso, a região abriga o Hopi Hari, o maior parque de diversões da América Latina. São mais de 40 atrações distribuídas por cinco regiões temáticas. E há ainda o Wet’n Wild, um parque aquático para toda a família, igualmente sinônimo de diversão. Entre museus e parques, o turista pode conhecer a Igreja Matriz de Sant’Ana. O Portal do Cristo, erguido em 1976, por sua vez, é uma réplica da obra carioca e fica em um dos pontos mais altos da região, com vista panorâmica para o pôr do sol.
Enotria tellus, ou “terra do vinho”, é como os gregos se referiam à Itália. O país possui cerca de 530 denominações de vinhos distribuídas em 20 regiões vitivinícolas. Vale experimentar as excursões a Piemonte, Lombardia, Veneto, Lácio, Calábria, Sicília ou Toscana, responsáveis por exemplares de Barolo, Barbaresco, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot e espumantes como Prosecco, Franciacorta, Asti, Bollicine di Montagna e Lambrusco.
Se o seu destino for a Toscana, na parte central do país, então você se encantará pelas paisagens naturais repletas de oliveiras e parreiras e pelas inúmeras possibilidades de excursar e mergulhar em história. Comecemos pela famosa capital, Florença, que guarda obras artísticas e arquitetônicas renascentistas que estão entre as mais conhecidas do mundo, como a estátua de Davi, de Michelangelo; a Galleria degli Uffizi, com as obras de Botticelli; e o Duomo, na Catedral Santa Maria del Fiore. Na região também estão as cidades de Pisa, com sua intrigante torre inclinada, e Siena, com seus palácios, castelos, museus e santuários religiosos. E se o assunto é vinho, em Montalcino, Pienza e Montepulciano fica o Vale de Orcia, que oferece um extraordinário leque de opções de degustação, além da possibilidade de se adquirir um autêntico Vino Nobile a preço competitivo, bem como queijos variados.
Se você acha que esquecemos de falar do panetone, saiba que a Itália é o provável berço dessa famosa mistura de farinha, ovos, manteiga, açúcar, água e fermento natural. Ainda não está convencido? E se você descobrisse que Roma sediou uma disputa para eleger as melhores receitas do mundo para essa delícia, e que o vencedor foi um italiano? Fabio Albanes, dono da Pregiata Forneria Albanesi, em Fiano Romano (província de Roma), faturou o prêmio cobiçado por 300 concorrentes, de todos os continentes. Já o padeiro Frederico Tomé ficou entre os 35 melhores do Panettone World Championship. Se você não pretende ir tão longe, pode provar uma das suas criações – inclusive o panetone – na Italian Bakery House (Angatuba/SP).
Se a Itália é um universo quando o assunto é vinho, a França é outro. Entre as 13 regiões vinícolas francesas de maior prestígio, estão, obrigatoriamente, Alsácia, Borgonha, Bordeaux, Champagne (o legítimo é só lá, o resto é espumante), Côtes (ou Vallée) du Rhône e Languedoc-Roussillon. Dessas, o destaque, sem dúvida, é Bordeaux, por abrigar o maior número de variedades excepcionais, como Chateaux du Médoc. É de lá também a origem da uva Cabernet Sauvignon, considerada “a rainha” das tintas. Não esqueça de desfrutar dos queijos franceses e da charcutaria única para acompanhar sua bebida preferida.
Se for a Bordeaux, não lhe faltarão opções turísticas, como cruzeiros no Rio Garonne – com direito a uma taça bem servida – ou passeios guiados de bicicleta, inclusive aos vinhedos de Saint-Émilion. Caso queira se aventurar em Champagne, você terá experiências únicas, como visitar uma renomada casa de espumantes e conhecer o lugar onde Dom Pérignon – monge beneditino que desenvolveu o método de vinificação chamado “champenoise” – viveu, no século XVII, incluindo o vilarejo de Hautvillers, onde está seu túmulo. Que tal se preparar para a semana seguinte ao Natal e receber o ano novo na própria terra do champanhe?
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br