Holambra, uma pequena cidade no interior de São Paulo, é um pedaço da Holanda no Brasil. Também conhecida como "Cidade das Flores", ela encanta com suas paisagens coloridas, arquitetura típica e rica herança cultural. Lá, cada passeio é uma imersão em belezas naturais e na tradição do país europeu.
Distante 130 km da capital paulista, Holambra saúda o visitante com campos floridos que parecem infinitos, pintando o horizonte com tons vibrantes. As plantações de rosas, crisântemos, gérberas e muitas outras espécies criam um mosaico perfumado e visualmente deslumbrante. Uma visita à Expoflora, o maior evento de flores da América Latina, é uma experiência inesquecível que encanta todos os sentidos.
Além das flores, a cidade oferece uma rica experiência cultural. O Moinho Povos Unidos, um dos maiores da América Latina, é um símbolo local e oferece uma vista panorâmica incrível do alto de seus 38 metros. Perto dali, o Museu Histórico e Cultural de Holambra narra a história dos imigrantes que fundaram a cidade, com exposições que mostram desde os primeiros assentamentos até a moderna produção agrícola.
Para aqueles que amam um bom passeio, o Parque Van Gogh é um convite ao relaxamento e à contemplação. Inspirado nas obras do famoso pintor holandês, o espaço oferece trilhas, áreas para piquenique e um ambiente tranquilo para desfrutar da natureza. A Alameda Maurício de Nassau, com suas charmosas lojinhas e cafés, é o local perfeito para um passeio, sendo possível degustar delícias da culinária holandesa, como o stroopwafel e o bolinho de chuva.
Com clima de montanha, ambientes decorados aos mínimos detalhes, natureza exuberante e cultura italiana, Serra Negra, também no interior de São Paulo (a apenas 60 km de Holambra), é ideal para quem procura sossego e conforto em meio à fauna e à flora. A cidade mescla leveza e rusticidade em suas ruas, nos fazendo crer que estamos na Europa.
Rodeada por montanhas e pela Mata Atlântica, Serra Negra forma um cenário espetacular, que lembra a Toscana, na Itália. Por esse motivo, o turismo rural é o que mais movimenta a região. Diversos produtos são feitos no local. Se você é amante de café, vinhos, cachaças e frios, opções não faltarão na cidade.
Não tem como ir à Serra Negra e não apreciar um bom vinho. A vinícola Família Siloto leva os turistas a mergulhar na tradição italiana com bebidas artesanais. Em 1934, um italiano comprou terras na região justamente por lembrarem-no de sua cidade natal, iniciando o plantio, que foi passado para as demais gerações da família. A atração conta com entrada e degustação gratuitas. Durante o tour, as pessoas podem, ainda, visitar o museu, localizado dentro de um barril de 60 mil litros, que, antes, era utilizado na fabricação de cachaça, e aprender mais sobre a história do lugar.
Serra Negra possui sua própria Fontana di Trevi. O monumento foi construído para homenagear a cultura italiana, já que grande parte dos moradores descendem do país. Seu tamanho é equivalente a 40% da obra original – 370 metros quadrados de área e 11,4 metros de altura, a partir do espelho d'água, e 20,4 metros de largura. A sensação é a de que você foi parar em Roma, então aproveite para tirar várias fotos.
O restante da cidade é indissociável do turismo rural. O Parque Macaquinhos é ideal para todas as idades, oferecendo diversas opções de lazer, como atividades aquáticas, cavalgadas, escalada, pescaria, tirolesa e passeio de triciclo. Além disso, você pode se hospedar em chalés e pousadas localizadas dentro da reserva. Por ser uma área de pesca, os restaurantes contam com diversos pratos com peixe.
Além de lembrar a Itália, a região se inspira em outros lugares do Brasil. Há um monumento que imita o Cristo Redentor do Rio de Janeiro e até de um teleférico que te leva até o ponto mais alto. No final do percurso, você chega ao Pico do Fonseca, a mais de 1 mil metros de altitude, onde está a estátua, com 18 metros de altura. De lá, é possível avistar 10 cidades da região. Você encontrará corrimões, elevador e rampa para garantir acessibilidade a todos.
Queridinho da cidade, o ponto turístico, situado a 1.300 metros de altitude, é um local de observação das montanhas e dos vales ao redor. O local oferece um clima fresco e várias comodidades, como lojas de souvenir e lanchonetes. Além de ser um excelente ponto para fotografias, especialmente ao nascer e pôr do sol, em Alto da Serra é possível praticar o voo livre (parapente e asa-delta).
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br