Itália além dos cartões-postais - Revista Meu Clube Bancorbrás

Itália além dos cartões-postais

Itália além dos cartões-postais
Separamos quatro vilarejos incríveis que você precisa conhecer em uma viagem até a Itália
23 de outubro, 2024

Você é um daqueles turistas apaixonados pelo continente europeu e pela Itália? Então, você aterrissou no lugar certo! No texto de hoje, vamos te apresentar alguns vilarejos encantadores na Toscana – e que você precisa visitar na sua próxima ida até o país. Vamos nessa?

Nas linhas abaixo, conheça quatro destinos de tirar o fôlego e que são capazes de colocar Roma e Florença no chinelo. Entre colinas suaves, vinhedos e uma atmosfera rica em história, San Gimignano, Civita di Bagnoregio, Montepulciano e Cortona foram escolhidos para te fazer sentir aquele quentinho no coração de sonho realizado. Prepare-se para uma imersão cultural no coração da Toscana e além. Boa leitura.

San Gimignano: volta ao tempo entre torres e uma atmosfera medieval

Localizada na província de Siena, San Gimignano é um daqueles lugares que parece ter sido tirado de um jogo de RPG. E não ache que estamos exagerando na analogia: o local respira uma atmosfera medieval incrível, com ruelas de pedras que, ao andar, você tem a impressão de que vai esbarrar a qualquer momento em um cavaleiro montado num daqueles cavalos elegantes com armaduras imponentes. Ok, talvez a gente tenha exagerado um pouco agora. No entanto, o que queremos dizer é que o vilarejo, com suas torres medievais altíssimas, pode se tornar, tranquilamente, um verdadeiro cartão-postal italiano. Não à toa, já foi declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO.

A cidade de San Gimignano é histórica e conhecida como a "Manhattan da Idade Média" devido à grandiosidade de suas torres, que já foram símbolo de riqueza e poder. E, como já dissemos, passear por suas ruas de pedras é como voltar no tempo – ou entrar em um universo de RPG –, enquanto você tem a oportunidade de explorar praças, igrejas antigas e lojinhas que vendem produtos locais. O mais famoso é o açafrão. Mas você também terá a oportunidade de conhecer vinhos deliciosos. Enfim, por lá, cada esquina tem potencial para tirar o fôlego até mesmo dos turistas mais exigentes, afinal, a paisagem é perfeita para cliques que irão eternizar sua viagem. Quer alguns exemplos do que visitar?

Que tal o Duomo? É uma catedral conhecida como Collegiata di Santa Maria Assunta, que foi construída ao melhor estilo romano: fachada simples, com arcos de volta plena e interior decorado e colorido. A igreja foi construída por volta do ano 1000 e, em 1900, foi restaurada após os danos causados pela Segunda Guerra. Uma visita imperdível em San Gimignano! Outro ponto turístico impressionante é a Torre Grossa. A mais alta da cidade, com cerca de 54 metros de altura. O monumento oferece uma belíssima vista da cidade e carrega muita história – afinal, em meados do século 14, a altura das torres correspondia ao tamanho da riqueza da família.

Civita di Bagnoregio: a cidade que desafia o tempo

Conhecida como "a cidade que morre," Civita di Bagnoregio é uma das aldeias mais encantadoras da Itália. Ela fica situada no topo de um penhasco e o curioso é que você só consegue chegar ou sair de lá por meio de uma ponte bem estreita. Por conta da sua localização, esse vilarejo misterioso parece que está flutuando e os turistas costumam dizer que a sensação é de estar em um completo isolamento da humanidade. Ok, mas por que Civita é conhecida como “a cidade que morre”?

Bom, a alcunha é devida à erosão constante que afeta o terreno em que a cidade está localizada. Ela foi construída no topo de um penhasco de tufo vulcânico: uma rocha que está se desintegrando lentamente ao longo dos séculos, tornando suas fundações instáveis. A cada ano, pedaços da borda do penhasco desmoronam, e as estradas e estruturas ao redor da cidade são engolidas pela erosão natural causada pala ação da natureza, como chuvas, ventos e terremotos. Um tanto assustador, não é verdade?

Mas, como dissemos no início, o vilarejo é belíssimo e vale cada segundo do passeio, acredite. Suas ruas pacatas e a arquitetura medieval fazem de Civita um refúgio para aqueles que buscam paz e beleza. À medida que o solo ao redor continua a desmoronar lentamente, essa joia histórica é uma lembrança do poder da natureza e da reflexão de que o homem não controla o mundo.

cidade morta de Civita di Bagnoregio
Bela vista sobre a famosa cidade morta de Civita di Bagnoregio, Itália (Crédito: Freepik/luckystudio)

Montepulciano: onde o vinho conta histórias

Essa é para quem é apaixonado por vinhos. Você é daqueles turistas que não resiste a degustações de rótulos novos e visitas a vinhedos? Então, Montepulciano é parada obrigatória. Famosa pelo "Vino Nobile," essa cidade oferece uma combinação perfeita de história, cultura e gastronomia. Basta caminhar por suas ruas íngremes que você encontra adegas centenárias e trattorias que servem pratos toscanos autênticos e deliciosos.

O centro histórico de Montepulciano é um dos pontos turísticos mais famosos. Por lá, é possível observar a arquitetura da cidade, composta principalmente por vários edifícios de característica renascentista. E, falando em monumentos, uma visita que você não pode deixar de fazer é na Fortaleza Medicea. É um famoso castelo construído no século 16 no qual hoje funciona um museu em que é possível conhecer toda a história da cidade. Além disso, os turistas podem ter a grande experiência de ver paisagens incríveis do alto da fortaleza.

Cortona: sob o sol da Toscana

O vilarejo de Cortona é tão incrível que mereceu ser imortalizado por meio de um livro (que depois virou filme) chamado “Sob o Sol da Toscana”. Para além da comédia romântica contada no enredo, em ambas as obras, são retratadas as paisagens deslumbrantes de Cortona, que é capaz de conquistar o coração tanto de quem lê quanto de quem visita o destino. Pois bem, assim como os demais vilarejos, suas ruas são estreitas e repletas de casas antigas de pedra. E, se você continuar caminhado, a paisagem vai mudando e o caminho te leva a vistas de vales exuberantes e montanhas distantes. Um destino perfeito para quem busca tranquilidade, história e aquele charme inconfundível da Toscana!

A Basílica de Santa Margherita é, de fato, o ponto turístico mais importante. Foi construída entre os anos de 1297 e 1304, e a decoração recebeu toques de vários artistas toscanos. Hoje, o que se vê é um belíssimo jogo de cores e obras que contam a história da padroeira da cidade e outras figuras importantes. À noite, o vilarejo é agitado. A Piazza Signorelli é repleta de bares e restaurantes que atendem a todos os paladares e bolsos. A gastronomia que prevalece, claro, é a italiana, mas o que surpreende mesmo é a criatividade dos drinks e cocktails. Vale muito a pena!

Viajar para esses quatro vilarejos italianos é como abrir um livro de história: cada local oferece um capítulo único, cheio de charme, história e beleza natural. Com a Bancorbrás Turismo, você pode planejar a viagem perfeita para conhecer essas joias escondidas da Itália e viver uma experiência inesquecível em cada canto da Toscana. Até a próxima!

Tags:

Shopping Basket