A neve, “sonho de consumo” de muitos brasileiros, parece algo inalcançável para a maioria da população. Todavia, para aqueles que desejam vivenciar a experiência sem precisar viajar longas distâncias, diversos destinos próximos ao Brasil se destacam. Neste guia, embarcamos em uma jornada por alguns dos principais da América do Sul. Bariloche e Mendoza, na Argentina, assim como o Valle Nevado, no Chile, oferece oportunidades perfeitas para a criação de memórias inesquecíveis.
Bariloche é um destino clássico para quem busca uma experiência “europeia” aqui no nosso quintal, América do Sul. A cidade oferece paisagens montanhosas cobertas de neve e infraestrutura moderna para esportes de inverno. O Cerro Catedral, principal estação de esqui, atrai atletas e aventureiros de todos os níveis. Além das pistas, os visitantes podem fazer caminhadas com raquetes de neve e passeios de trenó, entre outras atividades.
A estação conta com cerca de 53 pistas de diversos níveis de dificuldade e a altitude máxima montanha é de 2.180 metros. Do total dessas pistas, dez, próximas à base, são para iniciantes. O Cerro também possui 40 diferentes meios de elevação abertos e fechados, tanto para esquiadores quanto para pedestres. A base tem uma infraestrutura bem completa, com várias lojas, restaurantes de comidas típicas da Patagônia e de fast-food, escolas de esqui e snowboarding e espaços de aluguel de roupas e equipamentos.
Bariloche é igualmente indicada para famílias com filhos pequenos e para quem prefere a comodidade de se hospedar em um centro urbano charmoso, em vez de em um resort de esqui. A cidade tem cervejarias artesanais, bons restaurantes e hotéis e vitrines superatraentes ao longo da avenida San Martín. E para você, que não quer dar viagem perdida, fique de olho nas datas. Neve garantida em Bariloche é do fim de julho ao fim de agosto.
Localizado nos Andes chilenos, o Valle Nevado é um dos mais modernos resorts de esqui da América do Sul. Ele oferece uma ampla variedade de pistas para todos os níveis de esquiadores, além de instrutores qualificados e equipamentos de última geração. As paisagens da Cordilheira dos Andes e a infraestrutura impecável do lugar garantem uma experiência inesquecível para os amantes do inverno. Além das pistas de esqui e snowboarding, o resort oferece outras atividades, como caminhadas na neve, passeios de teleférico e patinação no gelo.
O topo da montanha está a 3.670 metros de altitude e a base a 2.860 metros. O local conta com 40 km de pistas espalhadas em 900 hectares de área e 14 meios de elevação. São 39 pistas divididas por nível de experiência, sendo as verdes (10% da área) indicadas para os iniciantes; as azuis (36%) para quem já é intermediário no esporte; as vermelhas (33%) para quem tem um nível de esqui avançado; e as pretas (21%) para os experts.
Se você gosta de neve, mas não curte esquiar, não tem problema. No local, há uma variedade de atrações e atividades para todos os gostos. Na área dos hotéis, ficam bares e restaurantes, que oferecem uma diversidade de especialidades culinárias e bons vinhos para acompanhar os pratos e aquecer os turistas. O Valle Nevado funciona a pleno vapor no inverno, entre os meses de junho e setembro.
Famosa por seus vinhedos e pela produção de Malbecs, Mendoza também oferece uma experiência ímpar durante o inverno. A cidade argentina combina paisagens nevadas com uma maravilhosa gastronomia, proporcionando aos visitantes uma experiência única. Durante o inverno, as vinícolas abrem suas portas para degustações e oferecem tours guiados por suas plantações. Os visitantes podem desfrutar da culinária regional em restaurantes aconchegantes e relaxar em hotéis com vista para as montanhas.
Em Mendoza, o inverno começa no fim de junho e termina em setembro. Além da seca, o frio intenso marca a estação, chegando as temperaturas a atingirem graus negativos. A cidade oferece dois centros principais para a prática do esqui: Los Penitentes e Las Leñas. Ambos são de ótima qualidade, a única diferença é que a viagem para Los Penitentes é menor e o ingresso é mais barato. No entanto, Las Leñas tem uma vista especial para a Cordilheira dos Andes.
Outro destino é o Parque General San Martín, que é um dos maiores de toda a Argentina e o mais antigo de Mendoza, funcionando na mesma localidade há mais de um século. O parque é muito diverso em sua flora, o que faz dele um deslumbrante jardim botânico, que fica ainda mais bonito no inverno, graças à sua vista para a Cordilheira dos Andes. No local, você encontrará duas construções importantes: os Cavalos de Marly, dois grupos de esculturas, e a Fuente de los Continentes, simbolizando os continentes África, Europa, Ásia e América.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br