Está com vontade de viver experiências únicas que integram ambientes naturais, cidades e tradições históricas? O Panamá é o destino perfeito para isso. Com civilizações antigas e influências espanholas, indígenas e africanas, o local é multicultural.
A capital do país, Cidade do Panamá, possui uma das rotas de navegação mais famosas do mundo: Canal do Panamá. Ele liga os oceanos Atlântico e Pacífico. Para realizar tours e atividades, basta embarcar nos portos da Calzada de Amador ou Gamboa. É superdivertido entender como esse projeto incrível da engenharia impacta a economia e os costumes.
Em contraste com a paisagem, a área chama atenção pelos prédios com mais de 200 metros de altura, formando uma extraordinária cidade vertical. A construção mais alta é Bahia Grand Panama, localizada na Punta Pacífica, com 284 metros de altura.
Não deixe de conhecer o Casco Antiguo, bairro considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. O território é uma ótima rota turística por ter a Catedral Metropolitana, o Museo de La Mola e o Museu do Canal Interoceânico. Perto dali, ficam os parques Soberanía, Camino de Cruces e Charges, eles possuem trilhas nas quais os turistas podem apreciar a linda biodiversidade da região.
Explore mais um pouco e chegue à Placa de Francia, homenagem aos franceses que construíram o Canal do Panamá. Desvende as ruínas históricas, conheça a Igreja de San Jose e o Museu do Canal. Para os que preferem curtir os dias na praia, Bocas del Toro, San Blas e Isla Clolon são perfeitas para tomar banho de mar e aproveitar a areia branca.
As tradições do Panamá estão bastante ligadas aos africanos. Frequentemente músicas e danças folclóricas, como tamborito e congo, aparecem nas comemorações locais. No litoral norte, o vilarejo Portobelo mostra a sua antiga história em cada esquina. Ali, você visita o Museu da Memória Afro-Panamenha.
A gastronomia típica é perfeita, formada por pratos típicos com polvo, caracol e caranguejo, acompanhados de arroz de guandu, lagosta com coco e peixe frito com patacones crocantes.
Todo o território do Panamá contém sete povos indígenas: Guna, Naso Tjër Di, Ngäbe, Buglé, Bribri, Emberá e Wounaan. Normalmente, eles aceitam e gostam que os turistas os visitem, porque é dessa maneira que compartilham sua cultura, danças típicas, crenças, artesanato e culinária.
O setor cafeeiro do país produz o café Geisha, classificado como um dos melhores do mundo, em Tierras Altas e Boquete. É uma ótima região para ser cultivado, pois tem montanhas, solo com minerais vulcânicos e grande umidade devido aos oceanos.
Visite as fazendas cafeicultoras entre os meses de dezembro e março para ver de perto os trabalhadores colhendo os grãos. Entenda o processo de produção, a importância da terra bem cuidada e das pessoas que produzem com tanto carinho. Nesses destinos, você pode andar a cavalo, fazer trilhas, pescar truta, ir em tirolesas e passar por pontes suspensas.
Desvende a cultura agrícola visitando plantações com granjas, colha frutas frescas diretamente das árvores e aprenda sobre o cultivo da maçã e do morango. A agricultura beneficia comunidades locais e impulsiona a economia rural, principalmente quando os agricultores vendem seus produtores para os visitantes.
Planeje sua viagem para o Panamá com a Bancorbrás Turismo! Estamos esperando o seu contato.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br