Próximo destino: Ilha da Magia - Revista Meu Clube Bancorbrás

Próximo destino: Ilha da Magia

Próximo destino: Ilha da Magia
A capital de Santa Catarina oferece tantos atrativos que mesmo férias curtas se tornam mágicas. Saiba como aproveitar cada dia da melhor maneira possível
4 de maio, 2023
Praia

Carinhosamente conhecida como “Floripa”, a capital de Santa Catarina é abençoada pela natureza. Cem praias mapeadas, duas lagoas, vilas açorianas e fortes espalhados pelo território formam um mosaico de belezas sem igual. Não por acaso, o município está sempre entre os primeiros dos rankings de destinos mais visitados por turistas brasileiros e estrangeiros. Nesta proposta de viagem rápida, preparamos um roteiro de 3 dias com o que você não pode perder na Ilha da Magia.

Primeiro dia

As principais praias turísticas estão localizadas nas regiões norte, leste e sul. Entre elas se destacam Ilha do Campeche, Praia da Joaquina e Praia Mole. Uma ótima maneira de se deslocar durante toda a viagem é alugando um carro com um dos parceiros da Bancorbrás. Sugerimos começar o tour pela Ilha do Campeche. O acesso se dá pela Rodovia Governador Aderbal Ramos da Silva, que leva direto ao litoral. De lá até a ínsula são mais 5 minutos, os quais serão muito bem aproveitados, pois você não se cansará de ver tanta beleza. Águas cristalinas e areias fininhas fizeram o lugar ser batizado de “Caribe de Florianópolis”. Não deixe de mergulhar e observar a vida marinha. É nessa parte que se concentra a maioria das nossas oficinas líticas e gravuras rupestres. Pela sua importância cultural, a região foi tombada em 1998 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Por isso, são estabelecidos limites para visitação. Diariamente, a Ilha do Campeche pode receber um máximo de 800 pessoas. Essa quantidade é controlada pelos barqueiros que fazem a travessia a partir das suas três entradas. Reservar um dia inteiro para o passeio é altamente recomendado. Outro destaque é a Praia da Enseada, um convite ao descanso e ao lazer. É fácil ver peixinhos nadando perto dos banhistas. Também existe a opção de se realizarem trilhas. A ilha não permite qualquer tipo de hospedagem e tem apenas um restaurante. Por isso, a dica é levar lanches e bebidas para aproveitar melhor cada momento.

Ilha do Campeche
Preservação – A Ilha do Campeche tem a quantidade diária de visitantes limitada em nome da preservação ambiental

Segundo dia

De volta a Floripa, é hora de deixar o hotel e conhecer as praias do litoral. Siga até a Lagoa da Conceição, um dos bairros mais famosos da cidade, e de lá até da Praia da Joaquina. São 3 km de extensão, caracterizados por fortes ondas. Por isso a prática de surfe é comum. Tanto que suas águas são palco para vários campeonatos. Porém, em áreas mais próximas das pedras, o mar é calmo e a transparência das águas é um convite para o banho. Só se prepare, porque, dependendo do período em que você for visitar, ela pode estar bem gelada. Cada extremidade da praia tem algo a oferecer. Em uma ponta estão as formações rochosas, que abrigam trilhas e uma bela vista do mar. Na outra ponta estão as famosas Dunas da Joaquina. Fica ao seu critério o que fazer: apenas admirar ou praticar snowboarding. Se optar pela segunda opção, se prepare para momentos de pura diversão. Alguns lugares alugam as pranchas por determinados períodos de tempo. E é preciso atenção na hora de escolher o equipamento: há as que são próprias para descer em pé e as que servem para quem quer fazer o caminho sentado. A opção depende do seu nível de experiência e coragem. Na orla e nas ruas próximas, é possível encontrar diversos restaurantes e bares para experimentar frutos do mar (ou outro prato de sua preferência) e matar a sede, isso tudo sem tirar os pés da areia. Irresistível.

Praia da Joaquina
Praia da Joaquina – Nas dunas locais, os turistas se divertem com a descida nas pranchas de sandboard

Terceiro dia

Antes de encerrar o tour pela Ilha da Magia, reserve energia para ir à Praia Mole (a 18 km do centro de Floripa). O nome foi escolhido pelos pescadores, porque, ao pisarem a areia solta e macia, deixavam o chão “mole”. Dali é que saem os famosos voos de parapente. Depois de uma contagem regressiva de 3 segundos e de uma corrida de pouco mais de 5 metros, os mais ousados sobrevoam as praias Mole, Galheta e Gravatá. Se não quiser abandonar a terra firme, porém, vá ao Mirante do Mole. Entre as belezas que podem ser vistas do alto, está a Lagoa da Conceição e as Dunas de Joaquina. Preserve o final do dia para viver esse momento, contemplando o pôr do sol. Bateu aquela fome? Os bares e quiosques da região surpreendem pela qualidade das comidas e dos drinques servidos. Se estiver no pique, volte à noite para curtir som ao vivo e DJs que vão deixar sua experiência nessa ilha, que tem magia de sobra, com um gosto ainda mais especial.

Praia Mole
Praia Mole – Querida entre os surfistas, a praia é um dos points mais populares entre os jovens de Floripa

Dia extra

Se você ainda tem alguns dias de férias e continua na vibe de aproveitar os dias de folga, siga viagem até Balneário Camboriú (98 km a partir da Praia Mole). O Parque Unipraias é parada obrigatória. O complexo turístico dispõe de tirolesa, trenó de montanha e bondinho. O teleférico liga três estações: a “Barra Sul”, principal ponto de embarque, a “Mata Atlântica”, no alto do Morro da Aguada, com 240 metros de altura, e a “Laranjeiras”, na praia de mesmo nome. Ele é considerado o único parque no mundo que liga duas praias. Quer mais adrenalina? Santa Catarina tem. Destaque para a ZipRider, uma megatirolesa de 750 metros de extensão, que alcança 60 km/h. O mecanismo de segurança do equipamento permite que até quatro pessoas desçam ao mesmo tempo. Se estiver acompanhado de crianças, não deixe de ir à “Fantástica Floresta”, um pequeno circuito que mostra uma vila de duendes, fadas mágicas e árvores encantadas. E já que teve a oportunidade de avistar a Praia das Laranjeiras, que tal conferir suas belezas in loco? O acesso é feito de bondinho ou pela Avenida Interpraias (9 km de distância). Você vai dar de cara com o paraíso. As águas e a geografia do local lembram Búzios, no Rio de Janeiro. No total, são 750 metros de aventuras e também de descanso. Apesar de ser mais isolada, essa parte do litoral possui boa infraestrutura para comida e bebida. Do que mais você precisa, além de disposição e, claro, espaço no celular para salvar todos os cliques desses momentos incríveis? Aproveite!

Teleférico em Balneário Camboriú
Balneário Camboriú – O acesso à Praia das Laranjeiras fica ainda melhor com os bondinhos

Tags:

Shopping Basket