Ubatuba, o destino para quem ama ir à praia - Revista Meu Clube Bancorbrás

Ubatuba, o destino para quem ama ir à praia

Ubatuba, o destino para quem ama ir à praia
Veja as belezas desse município do litoral paulista
8 de outubro, 2024

O litoral paulista é rodeado de belezas, são tantas que decidir o destino final pode ser uma tarefa difícil, mas não se preocupe, hoje a Revista Bancorbrás vai te levar até Ubatuba, a capital do surfe em São Paulo.

Rodeada pela Mata Atlântica, a cidade do estado de São Paulo possui mais de 100 praias em seu território, desde destinos relaxantes até águas agitadas ideais para surfar.

Praia do Puruba

Não tem destino melhor para começar do que a Praia do Puruba. A 24 quilômetros de distância do centro de Ubatuba, esse é o lugar especial para quem gosta de praias tranquilas e vazias – não se esqueça de levar tudo o que for usar, pois a praia não possui estrutura de comércio.

O trajeto até a praia já começa especial, para acessar a areia é necessário atravessar o Rio Puruba. Fique atento à profundidade da água, dependendo da época do ano, a travessia pode ser feita a pé.

Além do que já foi dito, outro fator único é o encontro do rio com o mar. As águas salgadas se misturam com as águas doces do Puruba e formam uma vista magnifica.

puruba
Praia do Puruba, em Ubatuba (Créditos: Divulgação PMU)

Praia do Lázaro

A Praia do Lázaro, situada a 16 quilômetros do centro de Ubatuba, agrada a todos. Lá é possível curtir a agitação nos quiosques com música, petiscos e cerveja gelada. Por outro lado, se você prefere a calmaria praiana, aproveite o aconchego das águas tranquilas.

O mar é raso e pouco agitado, ideal para crianças. As águas esverdeadas formam um verdadeiro paraíso, palco ideal para gosta de fazer passeio de caiaque e stand up paddle. Além do mais, está localizada ao lado da Gruta Que Chora – vale visitar os dois destinos no mesmo dia.

lazaro
Praia do Lázaro, em Ubatuba (Créditos: Divulgação PMU)

Trilha das Sete Praias

Para os amantes de trekking, a Trilha das Sete Praias é o destino perfeito. Existem duas praias para iniciar o passeio, Fortaleza ou Lagoinha – é aconselhável a contratação de um guia de turismo.

O passeio possui aproximadamente 10 quilômetros de extensão e pode levar entre 3 e 4 horas para ser concluído. Porém, aproveite cada parada com calma, faça registros e tire um tempo para comer. Considerando tudo isso, o passeio pode durar até 6 horas.

A trilha tem nível de dificuldade moderado, podendo não ser indicada para crianças. Entretanto, todo o esforço físico é recompensado com as vistas encantadoras. A trilha passa por sete praias diferentes, sendo elas: Praia da Fortaleza, Praia do Cedro, Praia Grande do Bonete, Praia do Peres, Praia do Oeste, Praia da Lagoinha e Praia Deserta.

lagoinha
Praia Lagoinha, atração da Trilha das Sete Praias (Créditos: Divulgação PMU)

Gruta que chora

De fácil acesso, essa atração está localizada na Praia do Sununga, ao lado da Praia do Lázaro. Sem dúvidas, é um dos destinos mais conhecidos de Ubatuba. Embora belo, a praia tem mar agitado e não é aconselhada para banhistas.

A gruta recebe esse nome por estar sempre ‘’chorando’’. A água vem do mar, bate nas rochas e penetra os poros da formação rochosa, por isso, constantemente tem água escorrendo do teto – a sensação é como se estivesse chovendo apenas na gruta.

Muito mais que um lugar bonito, a Gruta que Chora possui um grande mistério. Segundo a lenda, lá vivia um monstro marinho que esporadicamente se tornava homem e visitava uma jovem chamada Marcelina. Porém, num certo dia, um santo fez o sinal da cruz e jogou água benta na frente da gruta, expulsando a criatura.

Sem saber do enigma, o destino já é incrível, mas, sabendo da história, é impossível o passeio não ganhar um gostinho a mais. Entre em contato com a Bancorbrás Turismo para ter uma experiência ainda melhor pelas belezas de Ubatuba.

gruta que chora
Gruta que Chora, em Ubatuba (Créditos: Divulgação PMU)

Tags:

Shopping Basket