Motivos não faltam para conhecer Fernando de Noronha. O arquipélago, Patrimônio Natural Mundial, está localizado no estado de Pernambuco e é mundialmente conhecido por sua exuberante beleza natural.
Anualmente desponta nos rankings de “melhor destino turístico” e, em 2022, foi destaque no Readers’ Choice Awards como a melhor ilha das Américas Central e do Sul, na frente de San Andrés, na Colômbia; Roatán, em Honduras; Cayo Ambergris, em Belize; e das Ilhas Galápagos, no Equador.
Maior do que muita gente imagina, Fernando de Noronha é formado por 21 ilhas e ilhotas. O principal arquipélago tem 17 quilômetros quadrados e recebe turistas do mundo inteiro. Desembarcar em Noronha é viver momentos intensos em um dos mais singulares, preservados e belos destinos turísticos do mundo. Por isso, separamos algumas dicas para que você não deixe de conhecer os melhores lugares desse arquipélago.
Fernando de Noronha reúne mais de uma dezena de praias, cada uma com as suas particularidades. Entre as opções, está a Praia do Sancho, eleita uma das mais bonitas do mundo. Nenhum adjetivo é capaz de definir o que se vê nela, por isso merece uma visita com muita calma. O percurso por uma trilha ecológica dá vista para o Mirante Dois Irmãos, o mais famoso cartão-postal. As colinas gêmeas, cercadas por diferentes tons de azul-esmeralda do Oceano Atlântico, podem ser vistas de diferentes ângulos, cada um mais bonito do que o outro. O lugar é ideal para garantir aquela selfie!
Eleita por oito anos consecutivos a praia mais bela do litoral brasileiro, a Baía dos Porcos é um tesouro a ser explorado. Com apenas 100 metros de comprimento, a praia, durante a maré baixa, dispõe de diversas piscinas naturais formadas pelas rochas e por corais – é um ótimo lugar para nadar junto com peixes coloridos.
Muitos turistas aproveitam esse momento para a prática de flutuação, com uso de snorkel na superfície do mar. Se preferir, caminhe sobre as pedrinhas e rochas maiores que compõem essa linda praia. Além disso, a vista para o Dois Irmãos proporciona fotos espetaculares.
Pertinho está a Praia Cacimba do Padre, outra igualmente famosa. É uma das melhores para a prática de surfe e ainda é possível ver mais de perto o Morro Dois Irmãos. A paisagem é indescritível!
Para ficar perto do passado da ilha e adentrar um pouco mais a história nacional, reserve um tempo para conhecer o Forte de Nossa Senhora dos Remédios; é onde estão as ruínas da fortaleza, paredes e canhões e foi o principal sistema de defesa da costa brasileira implantado no século XVIII. A construção possui uma área de 6,3 mil metros quadrados e está 45 metros acima do nível do mar.
O fundo do mar do arquipélago é um dos mais prestigiados no mundo. Então, se você quer ir além da prática de flutuação e se aventurar em um mergulho com cilindro, não deixe de ir até o Parque Nacional Marinho, um oásis de piscinas naturais e trilhas ecológicas, no qual se encontram as principais praias da ilha. Na rica fauna marinha, são vistos peixes coloridos, tartarugas marinhas, lulas e arraias de diversas espécies, além de chitas e tubarões-baleias.
Ainda que seja uma viagem corrida e dias muito proveitosos, separe pelo menos um dia para assistir ao pôr do sol. As belezas naturais espalhadas por todo o arquipélago transformam esse simples momento em algo extraordinário.
Existem dois lugares super indicados para esse momento. O Forte de Boldró já possui um mirante perfeito para apreciar o sol se esconder lentamente atrás do mar. Outro lugar é a Baía de Santo Antônio, conhecida como Porto, onde o clima calmo combina com o momento inesquecível.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br