Um paraíso chamado Brasil

Um paraíso chamado Brasil
Conheça os destinos paradisíacos do nosso país
2 de outubro, 2023

Em um país de proporções continentais, não é difícil encontrar destinos que nos dão um gostinho do que se deve encontrar no paraíso. Lugares onde se encontram belezas únicas e uma paz de espírito sem igual não faltam no Brasil.

E o melhor de tudo é que alguns desses destinos ainda são pouco explorados por turistas, potencializando a sensação de tranquilidade. Conheça alguns deles.

Maracajaú - Rio Grande do Norte

Chamado de “Caribe brasileiro”, o distrito de Maracajaú, localizado a 52 km de Natal, faz jus ao apelido. A água cristalina, calma e morna, a areia branca e fina e as faixas de coqueirais dão ao lugar uma paisagem única.

A região é perfeita para se conectar com a natureza. Ela faz parte de uma área de preservação e recebe todos os cuidados possíveis para que cada um desses presentes concedidos pela natureza seja conservado – em especial os recifes de corais. Não à toa, todo esse cuidado com o ecossistema transforma o local em um dos melhores pontos para mergulho na América do Sul.

A principal área de mergulho são os Parrachos de Maracajaú, piscinas naturais formadas durante a maré baixa. Ficam a 7 km da praia e, para chegar lá, o trajeto é feito em catamarãs ou lanchas. Por ser uma área mais rasa, os mergulhos podem ser feitos com ou sem a utilização de cilindros de oxigênio. A água cristalina te permite observar a beleza infinda dos corais de recifes, que abrigam verdadeiros ecossistemas aquáticos.

Além dos mergulhos, das praias e das paisagens incríveis, o lugar também oferece várias opções de lazer, como passeios de quadriciclo, piscinas naturais e até mesmo um parque aquático.

E lugar é tão perfeito para relaxar que você nunca encontrará multidões no Maracajaú. Isso porque o turismo no local é controlado; em alta temporada, a entrada é restrita a, no máximo, 650 pessoas.

shutterstock_2279716447 (1)

Poço Azul - Maranhão

Localizado na cidade de Riachão, no sul do Maranhão, a 135 km de Carolina, Poço Azul é um dos principais pontos turísticos da região da Chapada das Mesas. O lugar é um verdadeiro oásis no meio do Cerrado.

Para os apaixonados pelo ecoturismo, o complexo do Poço Azul é um paraíso. O destaque do espaço é o que dá nome ao local uma piscina natural de água azul esverdeada. Rodeado por rochas, chega a ter 5 metros de profundidade. Ele é tão cristalino que é possível enxergar cada uma das pedrinhas que ficam no fundo. Cada passo da trilha de 800 metros até o local vale a pena.

Além do Poço Azul, o complexo ainda abriga as várias cachoeiras, como a dos Namorados, a do Moreno e a do Seu Zica. A mais procurada é a de Santa Bárbara, que tem 76 metros de altura.

E a aventura no complexo do Poço Azul não acaba por aí. São várias opções de trilhas, grutas, tirolesas e você pode até mesmo descer de rapel. Fora do complexo, mas ainda na região, os visitantes têm a oportunidade de conhecer outra piscina natural belíssima: a Encanto Azul.

shutterstock_1765499078 (1)

Novo Airão - Amazonas

Localizado na região metropolitana de Manaus, o Novo Airão tem se tornado um dos principais destinos turísticos do norte do país. Sua principal atração é o Parque Nacional de Anavilhanas, o segundo maior arquipélago de águas fluviais do mundo, reunindo mais de 400 ilhas em um cenário de beleza indescritível.

O cartão-postal reúne tudo o que há de mais incrível na esplendorosa floresta amazônica. As reservas naturais conservam toda a fauna e flora: suas árvores centenárias gigantescas, os vários animais exóticos e, claro, toda a paz e beleza de um local onde a interferência humana é quase inexistente.

Além do Anavilhanas, as praias também são uma atração à parte. Na maré cheia, elas ficam encobertas e formam o visual lindo das árvores sobre a água; na baixa, é revelada uma areia branquinha, perfeita para descansar.

Entre as muitas atrações, estão: o Parque Nacional do Jaú, 4ª maior reserva ambiental do Brasil, que mantém a floresta amazônica intacta; o Flutuante dos Botos, passeio que dá aos turistas a oportunidade de alimentar os animais e interagir com eles bem de perto; e o Balneário Mato Grosso e suas piscinas naturais.

shutterstock_2053670804 (1)

Nobres - Mato Grosso

Nobres, outro paraíso do ecoturismo, está localizado a pouco mais de 120 km de Cuiabá. O município ainda é um ponto turístico pouquíssimo explorado, tendo em vista que a região só passou a se dedicar a isso em 2014.

Enquanto as multidões ainda não descobrem o lugar, aproveite o privilégio de poder visitar lugares lindos e super tranquilos. As principais atrações de Nobres são as flutuações, passeios aquáticos em que os turistas flutuam sobre águas cristalinas enquanto observam a fauna e a flora do local.

A flutuação mais famosa da cidade é a Aquário Encantado. A água é límpida e permite que você enxergue tudo o que está por debaixo dela. o grande atrativo do passeio são os vários peixes que habitam no local, tornando a flutuação uma experiência única, quase mágica.

Outras que valem muito a pena em Nobres são a do Reino Encantado, a do Balneário Refúgio Água Azul e a do Vale das Águas. Além disso, outras opções de aventura na cidade são as cachoeiras – também muito habitadas por peixes –, as trilhas e as tirolesas sobre as florestas.

Mas um lugar que vale muito destacar é a Lagoa das Araras, um dos lugares mais lindos de todo o Brasil. A paisagem é formada por uma lagoa extensa, de água límpida, que reflete o céu e a vegetação formada por palmeiras enormes. A “cereja do bolo”, como o nome sugere, são as várias araras que habitam a região, de todos os tipos e cores. O som tranquilizador da aves e os cenários sem igual vão te dar um gostinho de como deve ser o paraíso.

shutterstock_1326996452 (1)

Alter do Chão - Pará

A beleza de Alter do Chão é mundialmente conhecida. Em 2009, o jornal The Guardian destacou a praia como um dos lugares mais lindos do Brasil e, desde então, atrai turistas do mundo todo.

A paisagem que você encontrará na vila de Santarém, a 1.350 km de Belém, será completamente diferente conforme a estação do ano. Na época mais seca, o cenário é de uma praia deslumbrante, com uma extensa faixa de areia que separa o Rio Tapajós do Lago Verde, formando a Ilha do Amor. Quando as chuvas chegam, as praias dão lugar aos passeios pelos rios, ideais para quem sempre quis conhecer mais a fauna amazonense.

Banhos em águas refrescantes e passeios em barcos e lanchas são algumas atrações muito interessantes. Mas o visual e a tranquilidade de Alter do Chão são realmente o grande atrativo do lugar. Assistir o sol se pôr enquanto os raios se refletem sobre a água é o que torna o lugar realmente especial para qualquer pessoa que o visita e sabe como contemplar o que realmente é belo.

shutterstock_1401148379 (1)

Tags:

As incomparáveis ilhas caribenhas

Shopping Basket