Santuário das Araras: o tesouro escondido na Serra do Roncador - Revista Meu Clube Bancorbrás

Santuário das Araras: o tesouro escondido na Serra do Roncador

Santuário das Araras: o tesouro escondido na Serra do Roncador
Um refúgio de águas cristalinas e natureza exuberante escondido no coração do Brasil
3 de abril, 2025

Imagine uma paisagem em que o silêncio é interrompido apenas pelo suave murmurar das águas e pelo canto melodioso das araras. Em Serra do Roncador, no Mato Grosso, uma joia rara espera para ser descoberta pelos apaixonados por ecoturismo.

Entre paredões rochosos imponentes cobertos por uma exuberante vegetação, revela-se um verdadeiro espetáculo natural: um poço cristalino, em que nuances de azul e verde se misturam sob um céu que parece infinito. É um convite irresistível para mergulhar em momentos de tranquilidade absoluta.

Esse refúgio encantado está localizado na Estância Favo de Mel e atende pelo nome de Santuário das Araras. Curioso para desvendar os segredos desse destino ainda preservado? Siga conosco nesta viagem exclusiva e surpreenda-se!

Cânion do Cipó na Estância Favo de Mel em Barra do GarçasMT. (Créditos ShutterstockCarina Furlanetto)
Cânion do Cipó na Estância Favo de Mel em Barra do Garças/MT. (Créditos: Shutterstock/Carina Furlanetto)

Ter um bom preparo físico ajuda bastante a chegar à região, pois é preciso enfrentar uma trilha moderada de 11 quilômetros de extensão, contando ida e volta. A experiência torna-se única enquanto você caminha pela Serra do Roncador, atravessando uma floresta densa, trechos escorregadios e admirando paisagens esbeltas. Dependendo de como o guia turístico cria o roteiro da trilha, as pessoas têm chance de tomar um banho na Cachoeira Samambaia.

O esforço de toda essa atividade física vale a pena quando se vê o lindo poço de águas cristalinas, enquanto as araras voam alegremente por todos os lados. E sabe qual é a melhor notícia? Seguindo as orientações do guia, os visitantes passam o dia se divertindo e se refrescando no lago. Quando pensamos em Cerrado, nos deparamos com um destino que possui uma flora mais diversificada do que normalmente imaginamos, além de uma fauna esplêndida! Araras vermelhas – espécie rara e ameaçada de extinção –, tucanos e macacos são vistos livremente em seu habitat natural.

Família de araras em seu ambiente natural. (Créditos Freepikvladimircech)
Família de araras em seu ambiente natural. (Créditos: Freepik/vladimircech)

Aliás, a área também conta com outras atrações. Os turistas podem aproveitar os campings, que possuem estrutura completa destinada a 80 pessoas. A exploração por ali não tem fim, existem outras seis trilhas que possuem cachoeiras, cascatas e poços para banho. Mas, já que não são autoguiadas, os viajantes que quiserem fazer as caminhadas devem agendar previamente, com no mínimo três dias.

Manual do bom viajante

Para garantir a segurança dos turistas e a preservação da área, existem regras para conhecer a Estância Favo de Mel. Veja abaixo:

  • Há limite de visitação e agendamentos.
  • É preciso estar acompanhado por um guia credenciado.
  • Não é permitido fazer barulhos altos porque incomoda as aves.
  • Cada indivíduo deve coletar seu lixo.
Montanhas da Serra do Roncador no Mato Grosso. (Créditos FreepikCarina Furlanetto)
Montanhas da Serra do Roncador no Mato Grosso. (Créditos: Freepik/Carina Furlanetto)

Como chegar ao Santuário das Araras

Pegue voos para os destinos que ficam próximos ao Mato Grosso, como Brasília, Cuiabá ou Goiânia. Após, viaje de ônibus ou alugue um carro para chegar à cidade Barra do Garças, que fica a 50 km da Estância. A cidade também dispõe de aplicativos de transporte. Se preferir, a própria localidade conta com motoristas para buscar no centro e te levar até lá.

Bancorbrás Turismo deseja que você crie uma forte conexão com o Santuário das Araras. Por isso, esperamos o seu contato para planejarmos a sua viagem!

Tags:

Shopping Basket