Localizado na cidade de Capitólio, o Mirante dos Canyons fica a 280 km de Belo Horizonte. O acesso se dá de carro pela MG-050 e mais uma caminhada de fácil acesso. Todo o trajeto vale o esforço porque a vista é indescritível. Dos paredões, é possível ver um imenso lago com tom de verde-esmeralda, conhecido como “Mar de Minas”.
O visitante pode fazer um passeio de barco para explorar a área e tomar um delicioso banho de cachoeira. Duas famosas são a Diquadinha e a Cascata. A 10 km, encontra-se a Pedreira Lagoa Azul, cratera de mineração que abriga uma lagoa cristalina. Após essa aventura, a sugestão é saborear as delícias gastronômicas que têm como base pescados. Experimente as famosas tilápias e traíras sem espinhos (pratos imperdíveis) em um dos bares flutuantes ou no famoso Restaurante do Trevo.
A 300 km de Palmas, Jalapão tem como principal ponto turístico o Parque Estadual. Entre os destaques, está a Cachoeira da Velha. Com 100 metros de altura e uma queda d’água de 20 metros, não é indicada para banho, mas o visitante pode realizar rafting pelo Rio Novo e contemplar sua beleza. O cenário se torna mais cinematográfico quando se avista a Serra do Espírito Santo e as Dunas do Jalapão. Para ficar melhor, suba as famosas dunas e caminhe por elas, especialmente no pôr do sol. Para uma experiência completa, visite uma das comunidades quilombolas e conheça os artesanatos produzidos com capim dourado. Os fervedouros (piscinas naturais que não deixam a pessoa afundar) são paradas obrigatórias. Os mais famosos são Alecrim, Bela Vista e Buriti. Ah! Não saia de lá sem experimentar as comidas caseiras dos restaurantes que ficam nas entradas dos fervedouros.
Vila Velha é o município mais antigo do estado. Está a 5 km da capital Vitória. Suas praias são convidativas pela beleza e conservação. É o caso da Praia da Costa. Localizada em uma área nobre no bairro de mesmo nome, a estrutura urbanizada permite corridas e caminhadas. Ao longo de sua extensão, a praia muda de nome (Itapuã e Itaparica) e de “temperamento”, com águas mais agitadas. Quem passa pela Praia de Itapuã, consegue avistar as ilhas de Pituã e Itatiaia.
O acesso é fácil e conduzido por pescadores. Ambas as ilhas têm praias particulares que podem ser aproveitadas em família. Para ter uma vista incrível da cidade, suba o Morro do Moreno, muito procurado para a prática de esportes radicais. Não deixe de apreciar a moqueca capixaba. Ela é preparada de forma diferente da baiana, baseada em peixe-branco, tomates e coentro. Outro prato famoso é o camarão no coco verde.
Para quem tem fôlego, disposição e gosta de adrenalina, a sugestão é visitar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e realizar a Travessia Petrópolis-Teresópolis, que cruza o espaço em meio a uma cadeia de montanhas majestosas. O tempo médio de uma ponta a outra é de três dias, devido à sua extensão, e o percurso deve ser realizado com muita calma e disposição.
No trajeto, o visitante contempla pontos culminantes, a exemplo de Castelos do Açu, Pedra do Sino e Portais de Hércules. O parque também reserva passeios mais tranquilos e tão belos como o da travessia. Destaque para a Trilha Cartão-Postal, que dá acesso a um mirante com vista para o pico Dedo de Deus e outras montanhas. A Trilha Suspensa é indispensável e adaptada para cadeirantes. Refresque-se em uma cachoeira ou no poço Ceci & Peri. Restaurantes próximos ao parque oferecem desde comida caseira mineira à italiana, bem como cervejas artesanais.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br