Parque Estadual do Jalapão: o paraíso do ecoturismo

Parque Estadual do Jalapão: o paraíso do ecoturismo
Partiu Tocantins? Aventure-se em um dos destinos mais incríveis do Cerrado
13 de novembro, 2023

Se você está buscando o destino perfeito para ecoturismo, acabou de encontrar. O Parque Estadual do Jalapão entrega tudo o que um aventureiro procura: paisagens monumentais, natureza preservada, dunas, cachoeiras, fervedouros e trilhas que transformam a viagem em uma miniexpedição a esse paraíso do cerrado.

Localizado a 195 km de Palmas, o Jalapão é uma região de Tocantins que compreende vários municípios. O parque se estende por uma área de mais de 30 km², sendo uma das maiores áreas de mata preservada do país.

O local é ainda pouco preservado. A principal razão é a dificuldade de acesso. Boa parte do caminho até o parque é feito em estradas de terra, mas o que se encontra lá faz todo o esforço valer a pena.
Confira algumas das principais maravilhas do Parque Estadual do Jalapão.

Trilhas

Essa é a melhor maneira de vislumbrar todas as belezas naturais do Jalapão. Lá, não faltam opções para os amantes do trekking. Algumas das trilhas que você não pode perder são:

A da Serra Espírito Santo, que leva os turistas ao mirante, que é um dos principais pontos turísticos da região, onde é possível observar um pôr do sol sem igual. Outra imperdível é a da Serra da Catedral, uma trilha simples que vai até o topo do monte, com cerca de 180 metros de altura.

Quem procura uma aventura mais difícil, não pode deixar de conferir a trilha da Serra do Gorgulho, que passa por uma escadaria talhada na pedra vermelha destacando-se no meio da paisagem.

shutterstock_2012866373
Serra do Espírito Santo

Cachoeiras

Entre as trilhas dentro do parque, você pode parar e se deliciar em duas cachoeiras: a do Formiga e a da Velha.

A Cachoeira do Formiga oferece um cenário incrível. Sua água apresenta cor verde, com um ponto azul no fundo. Muito tranquila e rodeada por vegetação, a cachoeira é perfeita para se refrescar nos dias quentes do Cerrado.

A Cachoeira da Velha é a maior queda d’água do parque. Além de toda sua beleza, que pode ser visualizada por completo em uma plataforma, o lugar também permite outro tipo de contemplação, feita de uma maneira mais radical, em um rafting. O passeio permite descer alguns pontos usando um bote, que leva a vários pontos, e torna o passeio sensacional.

Mas é claro que a região não se resume apenas a duas cachoeiras. Fora do parque, mas ainda no Jalapão, os turistas têm uma infinidade de opções para aproveitar quedas d’água cristalinas e refrescantes. É o caso da Cachoeira da Roncadeira, que possui 70 metros de altura; a da Fumaça, que forma uma névoa refrescante; e a do Lajeado, com sua coloração avermelhada.

shutterstock_1384011647
Cachoeira do Formiga

Fervedouros

Os fervedouros são uma atração única do Jalapão. São poços cristalino nos quais a água brota com tanta força que impede qualquer banhista de afundar. São perfeitos para relaxar enquanto se fica boiando.

Os fervedouros ficam de fora do Parque Estadual, mas são muito próximos. A região conta com um total de 20 dessas piscinas naturais, mas apenas 8 estão abertas à visitação.

O principal fervedouro é o do Ceiça, primeiro a ser descoberto. O lugar é um cenário incrível, com uma piscina natural de água cristalina no meio das bananeiras.

Outro bastante famoso é o Fervedouro Bela Vista, que faz jus ao nome. Sua piscina natural tem 15 metros de diâmetro e a água é de um azul intenso.

shutterstock_1347925898
Fervedouro Bela Vista

Tags:

As incomparáveis ilhas caribenhas

Shopping Basket