5 destinos incríveis no Brasil

5 destinos incríveis no Brasil
Natureza, ecoturismo e lugares pouco visitados: confira 5 destinos inusitados que valem a pena entrar na lista de férias
13 de julho, 2023

Que tal fugir um pouco dos destinos mais badalados e render-se a lugares diferentes e sempre com cara de baixa temporada? A proposta pode ser muito mais surpreendente do que se imagina. E engana-se quem pensa que é necessário sair do país para embarcar nessa jornada. Aqui mesmo, no Brasil, o leque de opções é imenso, com lugares incomuns e incríveis na mesma medida.

Confira cinco destinos inusitados para se inspirar para as próximas férias.

Terra Ronca, Goiás

Distante 600 quilômetros de Goiânia e 400 de Brasília, o Parque Estadual de Terra Ronca é daqueles lugares que hipnotizam pela exuberante beleza. Trata-se, nada mais, nada menos, de um dos maiores complexos de cavernas da América Latina, reunindo um importantíssimo conjunto espeleológico. São cerca de 50 mil hectares de área praticamente inexplorada, em que podem ser admiradas cachoeiras, rios, trilhas e mais de 300 grutas. As principais são Angélica, São Bernardo, Terra Ronca I, Terra Ronca II, São Vicente e São Mateus.

shutterstock_2030778596 (1)

Presidente Figueiredo, Amazonas

Fugindo do circuito de praias, Presidente Figueiredo, no Amazonas, oferece a “terra das cachoeiras amazônicas”. São mais de 150 quedas d’água abertas para visitação, além de cavernas, grutas e corredeiras, tudo em meio à Floresta Amazônica, para um ecoturismo inesquecível. As cachoeiras do Santuário, Iracema, Pedra Furada, Mutum, Gruta da Judéia, a Caverna do Maroaga e a Lagoa Azul são algumas das atrações imperdíveis. Se a viagem for agendada para maio, a dica é participar da festa do Cupuaçu, a principal manifestação cultural do local. O evento dura, em média, 4 dias e é marcado por shows de música popular brasileira e culinária regional.

shutterstock_1720060822 (1)

Ilha do Cardoso, São Paulo

E que tal desligar-se do mundo em um cenário paradisíaco? Essa é a proposta para quem visita a Ilha do Cardoso, um oásis de natureza intocada ao extremo sul do estado de São Paulo, na cidade de Cananéia. Sem acesso por terra, só é possível chegar à ilha, onde não há sinal de celular, de barco. A tecnologia não faz falta, diante dos atrativos locais, como trilhas, cachoeiras e uma farta gastronomia caiçara. Destaque ainda para um habitante ilustre: o boto-cinza, espécie da região que, muitas vezes, chega a nadar próximo dos turistas. Quer garantir os melhores passeios? Não deixe de conhecer as praias de Marujá, Pereirinha e Cambriú e as trilhas da Cachoeira Grande, do Manguezal, do Morro das Almas e do Sambaqui.

shutterstock_1657827850 (1)

Baixio, Bahia

O pequeno vilarejo de Baixio, a pouco mais de 150 quilômetros de Salvador, é uma das pérolas escondidas da Bahia. É mais uma opção para quem busca ecoturismo, com muitas opções de atividades ecológicas. Lagoas paradisíacas com águas mornas e calmas para banho enriquecem ainda mais o roteiro. São muitas, formadas pelas nascentes da região. Não deixe de conhecer a Lagoa de Panela, Lagoa Verde, Lagoa Azul e Lagoa do Mamucabo e a Ponta de Inhambupe.

shutterstock_748311439 (1)

Aurora do Tocantins, Tocantins

Rios, cavernas, cachoeiras, dunas. O destino é Aurora do Tocantins, um paraíso que encanta visitantes ávidos por belezas naturais. E não são poucas. O Rio Azuis é um dos que chama atenção. Considerado o menor do Brasil pelo Guinness Book, com 147 metros de extensão, o azul não é só no nome. Suas águas são turquesa, contrastando com o verde da mata que o rodeia. Se a viagem é com a criançada, o local promete ser uma ótima pedida. Os banhos são calmos e rasos. Não deixe de visitar, também, a Cachoeira do Nilton, a Praia do Pequizeiro, o Balneário Municipal Douradas, o Escorrega do Betim, a Cachoeira do Sombra, a Praia Recanto do Puçá e o Morro da Rainha.

shutterstock_2231092971 (1)

Tags:

Encontro Maior Idade Bancorbrás: 19 anos realizando sonhos

Shopping Basket