A beleza da Patagônia no verão - Revista Meu Clube Bancorbrás

A beleza da Patagônia no verão

A beleza da Patagônia no verão
Com temperaturas amenas e sol disponível por mais horas, a região é riquíssima em atividades ao ar livre e lagoas cristalinas
11 de fevereiro, 2025

A Patagônia fica na região localizada entre a Argentina e o Chile, sendo conhecida por ser predominantemente fria e com bastante umidade. Porém, muitas pessoas ainda não conhecem sua linda diversidade na temporada mais quente do ano. Viajar para a região no verão torna-se muito divertido ao ter lindas paisagens, vida selvagem e lagoas cristalinas.

Nessa época, o vento fica mais forte e as temperaturas variam entre 20°C e 5°C. Mesmo sendo considerada alta temporada, os melhores meses para visitar são nos meses entre novembro e março, porque o sol permanece por mais horas, permitindo mais passeios ao ar livre com amigos ou família. Continue a leitura e conheça alguns destinos incríveis da Patagônia para adicionar na sua lista de viagem.

Paisagem na Patagônia (Créditos WirestockFreepik)
Paisagem na Patagônia (Créditos: Wirestock/Freepik)

Atividades ao ar livre para aproveitar o verão

O verão na Patagônia é a estação perfeita para quem gosta de atividades ao ar livre. As trilhas ganham ainda mais encanto com a vegetação exuberante e os dias mais longos, permitindo caminhadas em locais como o Parque Nacional Los Glaciares, na Argentina, e Torres del Paine, no Chile. Para os mais aventureiros, o trekking é uma das experiências mais procuradas, oferecendo percursos desafiadores e paisagens impressionantes.

Além das trilhas, os lagos e rios da região são ideais para práticas aquáticas. O caiaque e o stand-up paddle permitem explorar cenários deslumbrantes de uma forma única. Em lagos como o Lago Argentino e o Lago General Carrera, é possível remar por montanhas nevadas e formações de gelo flutuantes, criando uma experiência inesquecível.

Desfrutando da Patagônia argentina

Para as pessoas que preferem um refúgio tranquilo, com lindas paisagens naturais, repletas de árvores e lagos, San Martín de Los Andes oferece essa tranquilidade. No local, se conectar com a natureza é muito fácil ao realizar trilhas ou praticar algum esporte aquático em suas lindas águas.

Outro destino interessante é o Lago Correntoso, que fica no Parque e Reserva Nacional Nahuel Huapi. A paisagem verde, o grande lago e o céu azul se unem ao criar uma beleza deslumbrante. Além disso, é possível realizar mergulhos com o auxílio de um guia. Para chegar lá, é preciso passar pela Ruta Nacional 40, considerada uma das estradas mais lindas do mundo.

Mas não é só a beleza natural que existe na Patagônia argentina, os animais também têm o seu momento de brilhar. Um bom roteiro para conhecer a fauna local seria visitar as várias reservas naturais e os 11 parques nacionais, nos quais encontrar bichos típicos é certeiro. Toda essa experiência vale muito a pena, mesmo com as longas travessias e estradas para chegar até lá.

Parque Nacional Nahuel Huapi na Patagônia Argentina (Créditos saiko3pFreepik)
Parque Nacional Nahuel Huapi na Patagônia Argentina (Créditos: saiko3p/Freepik)

A beleza da Patagônia chilena

Com montanhas, trilhas desafiadoras e lagos, turistas aventureiros irão amar o Parque Nacional Torres del Paine, considerado um dos mais bonitos do mundo. Diversas pessoas vão ao parque para fazer trilhas. Ademais, ao redor do parque existem vários hotéis, campings e refúgios.

Outro local muito interessante é a pequena cidade de Puertos Natales. Ela junta num só lugar o porto, as montanhas e várias espécies de aves. Sempre sendo convidativa aos aventureiros, é possível fazer desde trilhas e tours de caiaque até avistamento de animais aquáticos como baleias.

A culinária também deve ser desfrutada em sua viajem para a Patagônia, e Punta Arenas lhe promete isso. Por ali, o viajante consome ótimos frutos do mar em restaurantes e também pode provar de outras comidas típicas no Mercado Municipal. Mesmo sendo uma cidade pequena, quando falamos sobre passeios, ela se destaca pelos seus museus, a catedral e Plaza de Armas.

Parque Nacional Torres del Paine (Créditos larisa_voyageurFreepik)
Parque Nacional Torres del Paine (Créditos: larisa_voyageur/Freepik)

Vida selvagem e observação de animais

Durante o verão, a vida selvagem na Patagônia fica ainda mais ativa, tornando a região um paraíso para os amantes da natureza. Na Península Valdés, na Argentina, é possível avistar elefantes-marinhos, leões-marinhos e pinguins-de-magalhães, que se reúnem aos milhares na costa para a temporada de reprodução. Além disso, é comum observar guanacos, raposas e, com sorte, o majestoso puma em algumas das regiões da Patagônia chilena.

Os passeios de barco também são uma ótima oportunidade para conhecer de perto a fauna local. No Estreito de Magalhães e no Canal de Beagle, é possível ver golfinhos, orcas e até baleias-minke. Para os apaixonados por aves, a região abriga espécies icônicas como o condor-andino, proporcionando momentos inesquecíveis de observação.

Vida selvagem na Patagônia (Créditos vladimircechFreepik)
Vida selvagem na Patagônia (Créditos: vladimircech/Freepik)

Gostou desses destinos e quer saber mais? Leia sobre a nossa matéria Patagônia e planeje sua viagem dos sonhos com a Bancorbrás Turismo!

Tags:

Shopping Basket