A rota da folia - Revista Meu Clube Bancorbrás

A rota da folia

A rota da folia
Carnaval agita cidades e reúne multidões
9 de fevereiro, 2024

Compassos frenéticos, explosão de cores e muita, muita alegria. O Carnaval é assim, uma celebração que é a cara da cultura brasileira. Para quem gosta de curtir, não faltam roteiros. Em comum, eles garantem agito para ninguém botar defeito. Do samba ao frevo, passando pelo axé e as clássicas marchinhas, a trilha sonora é pura animação.

Nos destinos mais tradicionais, é fácil se deslumbrar com a beleza e a grandiosidade da festa popular. E são muitos os que se maravilham. Segundo o Ministério do Turismo, o público estimado nos principais destinos carnavalescos durante o feriado, em 2023, foi de incríveis 45 milhões de pessoas.

 

Confira algumas das melhores cidades para aproveitar a folia:

Recife

Conhecida por ter um dos carnavais mais animados do país, a capital pernambucana é marcada por ritmos como o frevo e o maracatu, que ecoam pelas ruas históricas da cidade. O Galo da Madrugada, considerado o maior bloco carnavalesco do mundo, atrai multidões com seus trios elétricos e artistas renomados.

Além dos desfiles, Recife destaca-se pela programação cultural, com apresentações de grupos de maracatu, caboclinhos e outras manifestações artísticas que enaltecem a cultura local. Quer viver essa experiência? Não se esqueça de consultar a programação oficial com antecedência para não perder as principais atrações.

Carnaval agita cidades e reúne multidões

Olinda

Lá, o espetáculo é igualmente admirável. As ladeiras ganham vida com os ritmos populares e o desfile dos famosos bonecos de Olinda. Os blocos aparecem aos montes, a exemplo do “Eu Acho é Pouco”, “Hoje a Mangueira Entra”, “Mangue Beat”, “Enquanto Isso na Sala da Justiça”, “Encontro de Maracatus de Baque Solto” e “Bacalhau do Batata”.

Antes de sair para os desfiles, a dica é se informar sobre as rotas dos blocos que se pretende acompanhar. Isso ajuda a escolher os percursos que mais interessam. E engana-se quem pensa que a diversão em Olinda se limita ao dia. A vida noturna é animada por shows, trios elétricos e festas que se estendem até o amanhecer.

Carnaval agita cidades e reúne multidões

Rio de Janeiro

E como falar na maior festividade do Brasil sem associá-la à Cidade Maravilhosa? Mundialmente conhecido, o Carnaval carioca é extraordinário, com uma energia sem igual. O ponto alto são os desfiles das escolas de samba no Sambódromo, com seus enredos elaborados, carros alegóricos grandiosos e centenas de dançarinos e músicos.

Na rua, os blocos, dos mais variados estilos, atraem uma legião de carnavalescos com músicas animadas, fantasias extravagantes e muita descontração. Bailes glamorosos e festas exclusivas também fazem sucesso na capital fluminense.

No geral, as únicas regras são vestir-se com criatividade e não descuidar da hidratação e do protetor solar.

Carnaval agita cidades e reúne multidões

Salvador

Salvador é mais um destino que se veste de Carnaval. A terra do axé recebe milhares e milhares de visitantes todos anos e não decepciona. Os famosos trios elétricos, que surgiram na década de 50, são os protagonistas absolutos, percorrendo a cidade e arrastando foliões de todos os perfis.

Os circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho) são os principais. Quem não faz questão de correr atrás do trio e pode pagar um pouco mais caro, ocupa camarotes ao longo do circuito, que oferecem mais exclusividade, além de serviços VIP, shows privativos e vista privilegiada da folia. Vai optar por curtir na pipoca, sem abadá? A orientação é chegar cedo para garantir um bom lugar.

Carnaval agita cidades e reúne multidões

São Paulo

O Carnaval de São Paulo é um dos mais diversificados do país, não à toa sua fama aumenta a cada dia. Na Terra da Garoa, a festa consiste em um leque de atrações. No Sambódromo do Anhembi, o desfile das 33 escolas de samba reúne cerca de 30 mil pessoas. Os blocos de rua estão por toda a cidade. O Monobloco, um dos maiores, surpreende o público com seus 160 instrumentos de percussão. O Carnaval alternativo e independente tem festas e eventos que fogem um pouco do formato convencional.

Os bailes são outra marca registrada. Em clubes e salões tradicionais, o que se vê são fantasias elegantes, programações temáticas e a presença de personalidades, uma opção para quem gosta de sofisticação. Devido à popularidade, é comum que os participantes comprem ingressos antecipados para garantir seu lugar nos eventos mais disputados.

E haja fôlego. A curtição em Sampa já começa mesmo antes do feriado e segue até depois da Quarta-feira de Cinzas. Uma verdadeira maratona.

Carnaval agita cidades e reúne multidões

Belo Horizonte

No Sudeste, mineiros também entendem da arte do Carnaval. Concentrados no palco da Praça Estação, os foliões se divertem com os shows. Pelos bairros, bloquinhos como o “Quando Come se Lambuza” e “Calixtoanimam o público, que também se aglomera nos parques.

Assim como as demais capitais, Belo Horizonte encanta com suas escolas de samba e com um detalhe que faz toda a diferença: é possível desfilar de graça. As fantasias são cedidas para quem quiser participar. O folião, porém, deve se comprometer a devolver a roupa após o evento.

Carnaval agita cidades e reúne multidões

Vai curtir o Carnaval? Se ligue em algumas dicas importantes:

Atenção aos pertences pessoais: utilize bolsas e mochilas com fechos seguros e evite levar objetos de valor.

Identificação e contato de emergência: caso haja separação do grupo ou necessidade de assistência, ter essas informações pode ser crucial.

Hidratação constante: leve água e evite o consumo excessivo de álcool.

Transporte seguro: evite aceitar caronas de estranhos e, se estiver dirigindo, esteja atento às condições do trânsito.

Tags:

Shopping Basket