Compassos frenéticos, explosão de cores e muita, muita alegria. O Carnaval é assim, uma celebração que é a cara da cultura brasileira. Para quem gosta de curtir, não faltam roteiros. Em comum, eles garantem agito para ninguém botar defeito. Do samba ao frevo, passando pelo axé e as clássicas marchinhas, a trilha sonora é pura animação.
Nos destinos mais tradicionais, é fácil se deslumbrar com a beleza e a grandiosidade da festa popular. E são muitos os que se maravilham. Segundo o Ministério do Turismo, o público estimado nos principais destinos carnavalescos durante o feriado, em 2023, foi de incríveis 45 milhões de pessoas.
Recife
Conhecida por ter um dos carnavais mais animados do país, a capital pernambucana é marcada por ritmos como o frevo e o maracatu, que ecoam pelas ruas históricas da cidade. O Galo da Madrugada, considerado o maior bloco carnavalesco do mundo, atrai multidões com seus trios elétricos e artistas renomados.
Além dos desfiles, Recife destaca-se pela programação cultural, com apresentações de grupos de maracatu, caboclinhos e outras manifestações artísticas que enaltecem a cultura local. Quer viver essa experiência? Não se esqueça de consultar a programação oficial com antecedência para não perder as principais atrações.
Olinda
Lá, o espetáculo é igualmente admirável. As ladeiras ganham vida com os ritmos populares e o desfile dos famosos bonecos de Olinda. Os blocos aparecem aos montes, a exemplo do “Eu Acho é Pouco”, “Hoje a Mangueira Entra”, “Mangue Beat”, “Enquanto Isso na Sala da Justiça”, “Encontro de Maracatus de Baque Solto” e “Bacalhau do Batata”.
Antes de sair para os desfiles, a dica é se informar sobre as rotas dos blocos que se pretende acompanhar. Isso ajuda a escolher os percursos que mais interessam. E engana-se quem pensa que a diversão em Olinda se limita ao dia. A vida noturna é animada por shows, trios elétricos e festas que se estendem até o amanhecer.
Rio de Janeiro
E como falar na maior festividade do Brasil sem associá-la à Cidade Maravilhosa? Mundialmente conhecido, o Carnaval carioca é extraordinário, com uma energia sem igual. O ponto alto são os desfiles das escolas de samba no Sambódromo, com seus enredos elaborados, carros alegóricos grandiosos e centenas de dançarinos e músicos.
Na rua, os blocos, dos mais variados estilos, atraem uma legião de carnavalescos com músicas animadas, fantasias extravagantes e muita descontração. Bailes glamorosos e festas exclusivas também fazem sucesso na capital fluminense.
No geral, as únicas regras são vestir-se com criatividade e não descuidar da hidratação e do protetor solar.
Salvador
Salvador é mais um destino que se veste de Carnaval. A terra do axé recebe milhares e milhares de visitantes todos anos e não decepciona. Os famosos trios elétricos, que surgiram na década de 50, são os protagonistas absolutos, percorrendo a cidade e arrastando foliões de todos os perfis.
Os circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho) são os principais. Quem não faz questão de correr atrás do trio e pode pagar um pouco mais caro, ocupa camarotes ao longo do circuito, que oferecem mais exclusividade, além de serviços VIP, shows privativos e vista privilegiada da folia. Vai optar por curtir na pipoca, sem abadá? A orientação é chegar cedo para garantir um bom lugar.
São Paulo
O Carnaval de São Paulo é um dos mais diversificados do país, não à toa sua fama aumenta a cada dia. Na Terra da Garoa, a festa consiste em um leque de atrações. No Sambódromo do Anhembi, o desfile das 33 escolas de samba reúne cerca de 30 mil pessoas. Os blocos de rua estão por toda a cidade. O Monobloco, um dos maiores, surpreende o público com seus 160 instrumentos de percussão. O Carnaval alternativo e independente tem festas e eventos que fogem um pouco do formato convencional.
Os bailes são outra marca registrada. Em clubes e salões tradicionais, o que se vê são fantasias elegantes, programações temáticas e a presença de personalidades, uma opção para quem gosta de sofisticação. Devido à popularidade, é comum que os participantes comprem ingressos antecipados para garantir seu lugar nos eventos mais disputados.
E haja fôlego. A curtição em Sampa já começa mesmo antes do feriado e segue até depois da Quarta-feira de Cinzas. Uma verdadeira maratona.
Belo Horizonte
No Sudeste, mineiros também entendem da arte do Carnaval. Concentrados no palco da Praça Estação, os foliões se divertem com os shows. Pelos bairros, bloquinhos como o “Quando Come se Lambuza” e “Calixto” animam o público, que também se aglomera nos parques.
Assim como as demais capitais, Belo Horizonte encanta com suas escolas de samba e com um detalhe que faz toda a diferença: é possível desfilar de graça. As fantasias são cedidas para quem quiser participar. O folião, porém, deve se comprometer a devolver a roupa após o evento.
Atenção aos pertences pessoais: utilize bolsas e mochilas com fechos seguros e evite levar objetos de valor.
Identificação e contato de emergência: caso haja separação do grupo ou necessidade de assistência, ter essas informações pode ser crucial.
Hidratação constante: leve água e evite o consumo excessivo de álcool.
Transporte seguro: evite aceitar caronas de estranhos e, se estiver dirigindo, esteja atento às condições do trânsito.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br