--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O turismo ambiental é um excelente programa para a família e as crianças. Recebe o nome de aquarismo a criação de peixes, plantas e organismos aquáticos. Hoje, a Revista Bancorbrás vai viajar o Brasil mostrando os principais aquários do território nacional. Faça suas malas e embarque conosco.
Conheça o maior aquário do Sul brasileiro: o Oceanic Aquarium, em Santa Catarina, na cidade de Balneário Camboriú. O passeio é encantador, são mais de 1.500 animais abrigados ao longo de 32 recintos. O trajeto todo dura em média 2 horas, em um percurso elaborado para que o visitante conheça as espécies conforme o caminho da água, desde o degelo das montanhas, rios e lagos até desembocar nos mares – não deixe de conhecer os charmosos Shark e Shakira, o casal de tubarões-mangona.
E não são somente aquários, existem outros passeios disponíveis para a criançada: parques com temática jurássica, cinema 3D e exposição de automóveis raros. Aproveite a lojinha de souvenirs com o estilo local e, após o passeio, vá até a cafeteria.
O mais tradicional aquário do país está em atividade há 79 anos, é o mais antigo do país. O projeto, pioneiro na preservação do oceano e de animais marinhos, recebe aproximadamente meio milhão de pessoas por ano para conhecer os 32 tanques e as 120 diferentes espécies, de água doce e salgada. O aquário exerce um papel importante de preservação, resgate e recuperação de animais marinhos.
Aproveite o clima e conheça os diferentes museus da cidade santista. Um deles é o Museu da Pesca, um passeio ideal para divertir as crianças, pois existe um espaço que simula o interior de um navio, com esqueletos de animais para aumentar a imersão.
Após todas as excursão, é hora de matar a fome. Aproveite as delicias litorâneas da cidade santista. A meca santista é o prato típico da cidade, geralmente composto de farofa de banana, peixe meca, camarão e risoto de pupunha, uma deliciosa aventura gastronômica!
A cidade carioca é a casa do AquaRio, maior aquário marinho da América do Sul. Os 4,5 milhões de litros de águas salgadas se estendem em mais de 26 mil metros quadrados, com mais de 8 mil animais em 28 diferentes recintos. Além do mais, o AquaRio oferece uma experiencia única de mergulho nos tanques e visita aos bastidores.
O passeio não precisa acabar após visitar os aquários, o AquaRio oferece uma aconchegante cafeteria, uma loja oficial com diferentes tipos de produtos, museu de cera e o mar de espelhos – são nove ambientes disruptivos que retratam, por meio de reflexos, as belezas naturais.
Próximo ao Aquário Marinho do Rio, está situado o Cais do Valongo. O local foi declarado patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultural (UNESCO), devido à sua história. Ao longo do regime escravista, aproximadamente 4 milhões de escravos desembarcaram pelo Cais do Valongo, tornando o maior porto receptor de escravos do mundo.
Na capital paulista, está o primeiro aquário temático da América Latina, o Aquário de São Paulo. Inaugurado em 2006, são mais de 4 mil animais espalhados pelos 4 milhões de litros de água. As espécies são de diversos lugares do mundo: África, Indonésia, Austrália, Amazônia, Pantanal e Patagônia – aliás, não deixe de visitar o recinto dos ursos polares e a lagoa dos jacarés, com seus raros exemplares de jacaré albino. Caso sinta fome no meio do passeio, o aquário dispõe de um restaurante e duas deliciosas lanchonetes.
A menos de 10 minutos do aquário, está localizada a fazendinha Estação Natureza, fundada em 1995. Trata-se de um dos primeiros parques rurais pedagógicos do Brasil. A fazendinha é uma excelente oportunidade para experienciar o contato com a natureza e conhecer mais sobre permacultura. Lá também é possível acariciar e alimentar os animais. Além disso, a Estação Natureza aplica a equoterapia, método terapêutico que utiliza cavalos.
Conheça um dos principais atrativos urbanos da capital do ecoturismo, o Aquário de Bonito, em Mato Grosso do Sul. Explore os 32 aquários e as mais de 70 espécies, nos mais de 150 mil litros de água. O aquário de Bonito é a única exposição permanente de peixes de todo o estado.
O destino oferece muitas interações para o visitante, como acariciar os animais e alimentá-los. Além do mais, por ser situado no centro da cidade, é fácil sair do aquário e desbravar a encantadora cidade de Bonito. Um desses destinos é o Abismo Anhumas, uma enorme caverna recheada de estalactites que possibilitam o rapel e o mergulho no lago subterrâneo.
O município do Mato Grosso do Sul é conhecido como o paraíso das águas, o que explica a forte presença de peixes na gastronomia local, como pirapitanga, pacu e pintado. Visite o restaurante Juanita, lá eles oferecem uma gastronomia especial que traduz a cultura local.
Agora você já tem a faca e o queijo na mão! Entre em contato com a Bancorbrás Turismo e se organize para realizar seu sonho.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br