Clima ameno, tradições culturais e belezas naturais são o tripé que simboliza Domingos Martins. A cidade, localizada na região serrana do Espírito Santo, tem forte influência da cultura alemã. Confira alguns dos pontos turísticos que vão fazer você querer conhecer esse pequeno pedaço da Europa no interior do Brasil.
Comece pelo centro, onde está um dos principais cartões-postais de Domingos Martins. A Praça Arthur Gerhardt é cercada por belas construções históricas, incluindo a tradicional Igreja Luterana, uma das referências arquitetônicas da cidade. A praça possui um amplo espaço verde, no qual é possível fazer piqueniques, descansar em bancos e apreciar a vista das montanhas que a circundam. Ao centro está a estátua Monumento ao Colono Imigrante, de autoria do europeu Carlo Crepaz, que a esculpiu, em 1954, para homenagear os colonos alemães. Anualmente, o Sommerfest, festival que celebra a cultura alemã, acontece ali.
Permita-se passear sem ter hora para voltar: a Rua do Lazer é um verdadeiro encanto para quem visita à região. É onde se concentram os principais bares, restaurantes e lojas da cidade. Também é lá que fica a maioria dos parques, áreas naturais e museus, como o Museu Histórico da Colonização Alemã, que mantém um completo acervo, que conta a chegada dos imigrantes à cidade.
Distante cerca de 50 km de Domingos Martins, o parque foi reconhecido como o de terceiro melhor clima do mundo. Um dos seus truques é que as residências e os estabelecimentos utilizam telhados verdes ou ecotelhas em suas instalações.
O nome se dá devido à coloração proveniente dos líquens que florescem na pedra e à irradiação solar. A região tem fauna e flora riquíssimas, sendo possível encontrar macacos-prego, tucanos, arapongas e veados-catingueiros, além de animais ameaçados de extinção como o sagui-da-serra e a onça-pintada. A vegetação conta com espécies como orquídeas, bromélias, ingás e ipês. Chegar até o local é sinônimo de muita aventura, com passeios para todos os gostos. Entre eles, estão as trilhas que levam às piscinas naturais e o Mirante da Pedra Azul, grande destaque de lá. A rocha de 1.882 metros é um verdadeiro presente divino da mãe natureza. Para quem gosta de adrenalina, há atividades como rapel, escalada e trekking.
A charmosa estrada turística que circunda a Pedra Azul lembra muito a Serra Gaúcha. A rota se inicia na Casa do Turista. De um lado e do outro, é possível avistar restaurantes, cafés, hotéis e pousadas que dão encanto ao local. Uma dica imperdível é participar da Cavalgada Ecológica. O passeio é realizado em cavalos noruegueses da raça Fjord. E não precisa se preocupar, porque um guia acompanha os turistas ao longo de todo o percurso. Mas, claro, se não sentir segurança para montar em um cavalo, não tem problema. Só estar na área já vale a visita. Aproveite para tomar um café, comer um doce e se deliciar com a vista de uma das pedras mais belas do país, que rende muitas fotos e Reels.
E aí, curtiu as dicas? Salve com você e compartilhe com quem você acha que também vai gostar para aproveitar o que há de melhor na cidade capixaba.
0800 814 1516
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e
sábado, das 8h às 14h
atendimento.turismo@bancobras.com.br