Festival de Parintins: alegria, tradição e muita festa

Festival de Parintins: alegria, tradição e muita festa
Uma festa que encanta turistas do mundo todo com suas cores e tradições.
17 de julho, 2023

O festival que marca a disputa entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido leva, todos os anos, milhares de pessoas à ilha de Parintins. Esta é uma grande oportunidade para acompanhar de perto a potência da cultura e das tradições do povo amazonense.

Se você está considerando fazer uma viagem para conhecer mais sobre as culturas regionais do nosso país, especialmente do Amazonas, você com certeza tem que incluir o Festival de Parintins na sua lista.

O Festival

A grande estrela da cidade, o Festival de Parintins, é uma espécie de “carnaval de arena”. Ele acontece todos os anos no Bumbódromo construído em 1988, uma arena de espetáculo que já ficou pequena para o tamanho da festa.

A história começou como uma adaptação amazonense do Bumba meu boi maranhense. O Boi-Bumbá, como é chamado localmente, acrescentou diversos elementos do folclore indígena à tradição do estado vizinho, tornando sua versão única.

Em 1913, o boi Garantido foi fundado e, na sequência, veio o boi Caprichoso. A festa acontecia na rua e não demorou muito para que começasse a disputa sobre qual deles fazia a festa mais bonita.

boi_arena_galeria-01-scaled (1)
Divulgação

O evento se inicia na última sexta-feira de junho e se estende até o domingo. Durante os três dias, os bois travam uma disputa muito parecida com a dos carnavais das escolas de samba do Rio de Janeiro: sai vencedor aquele que tiver acumulado mais pontos em categorias como melhor música, melhor ritual, melhor apresentador etc. Durante o festival, cada boi tem 2h30min para encantar os jurados.

Mas a festa não se resume somente a isso. O Bumbódromo também é palco para apresentação de inúmeros cantores que fazem enorme sucesso tanto no cenário regional como nacional.

A região inteira se dedica integralmente à festa e visitar o festival de Parintins será uma experiência única na vida de muitas pessoas.

boi_caprichoso_galeria-02-scaled (1)
Divulgação

A cidade

Localizada a 369 km de Manaus, a pequena cidade de Parintins tem pouco mais de 100 mil habitantes, mas este número chega a dobrar durante o festival.

A cidade é completamente dividida entre os torcedores do boi Caprichoso, representado pela cor azul, e os do boi Garantido, representado pela cor vermelha. A divisão entre eles é tão grande que, durante a época do festival, algumas marcas chegam a mudar suas cores para atenderem ambas as torcidas; por isso, não é incomum encontrar Coca-Cola azul em Parintins.

boi_caprichoso_galeria-07-scaled (1)
Divulgação.

O grande atrativo da cidade é, sem dúvidas, o festival. Mas a cidade também oferece outras opções de lazer aos turistas. Recomendamos muito os passeios de barco e uma caminhada pela orla do Rio Amazonas.

shutterstock_1570559146 (1)
Parintins, às margens do rio Amazonas

Outra atração de grande beleza arquitetônica e muita cultura é o Mercado Municipal, o lugar ideal para experimentar todas as delícias da culinária amazonense, como o tacacá e um bom peixe assado.

Não deixe visitar, também, o Píer dos Breves, um lugar paradisíaco situado às margens do Lago Macurany, que oferece, além do banho no lago, passeios de barco e várias opções de bares e restaurantes.

Tags:

As incomparáveis ilhas caribenhas

Shopping Basket